IFA 2017: Huawei lança processador Kirin 970 com foco em inteligência artificial

IFA 2017: o melhor que aconteceu na feira
A Huawei lançou novo processador para smartphones que pretende usar recursos de inteligência artificial

A Huawei anunciou durante coletiva na IFA 2017 o novo processador que irá equipar os aparelhos top de linha da marca. O Kirin 970 é uma aposta da empresa na Inteligência Artificial (IA) para enfrentar as gigantes Samsung e Apple, que utilizam processadores Exynos e Snapdragon da Qualcomm.

O novo processador da Huawei traz o que a empresa chamou de Unidade Neural de Processamento (NPU – Neural Processing Unit), ao invés de uma Unidade Central de Processamento. Essa unidade reúne em um só lugar tudo o que seria necessário tipicamente em processadores separados, fazendo com que ocupe menos espaço e aumente a interação entre recurso os smartphone.

IFA 2017: Huawei lança processador Kirin 970 com foco em inteligência artificial
Novo processador só estará disponível no novo Mate 10, em outubro

Confirmando o que já havia vazado, o Kirin 970 tem uma CPU de 8 núcleos e uma GPU de 12 núcleos de nova geração. O SoC (sistema-em-um-chip) foi construído usando um processo avançado de 10nm, o chipset tem 5,5 bilhões de transistores por centímetro quadrado. Segundo a Huawei, o novo Kirin 970, comparado com um processador quad-core, pode oferecer até 25 vezes mais de desempenho e 50 vezes mais eficiência.

O Kirin 970 pode executar as mesmas tarefas de inteligência artificial mais rapidamente e com muito menos energia. Por isso, a Huawei está abrindo o Kirin 970 para os desenvolvedores criem aplicações que envolvam IA.

O novo sistema de processadores tornarão mais eficazes o pós processamento de imagens, com adaptação automática a objetos mesmo em ambientes com pouca luz. Em um teste de reconhecimento de imagem de referência, o Kirin 970 processou 2.000 imagens por minuto, que foi mais rápido que os disponíveis no mercado.

Disponível no novo Mate 10

IFA 2017: Huawei lança processador Kirin 970 com foco em inteligência artificial

O primeiro aparelho a usar o Kirin 970 será o Huawei Mate 10, que será lançado, segundo o site Android Police, no dia 16 de outubro. Richard Yu, executivo-chefe do negócio de consumo da Huawei, recusou-se a dar mais detalhes sobre os novos recursos, mas rumores indicam que os smartphone tenham tela de 6 polegadas sem bordas.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail