Robô lunar da hyundai

Hyundai e Kia estão construindo um robô para a Lua

Avatar of victor pacheco
A Hyundai deseja permitir que seu robô lunar chegue onde a humanidade nunca chegou e está fechando diversas parcerias para isso dar certo

A Hyundai concluiu a aquisição da Boston Dynamics em junho de 2021 e desde então, diversas novidades foram anunciadas para o mercado de robótica. Mas agora, em parceria com a Kia, que também subsidiária da empresa, foi anunciado um projeto de robô lunar que deve ajudar na exploração de nosso satélite natural.

Além disso, no começo de julho de 2022, uma experiência que mostra como uma “vida livre de carbono” aconteceria na prática foi anunciada pela empresa. O espaço, que levou o nome de Habitat One, parece ter saído de um filme ou série de ficção científica. Entenda os detalhes agora mesmo.

Propósito do robô para a Lua

Foi divulgado muito pouco sobre a ideia que será colocada agora em agosto de 2022, mas o principal propósito das duas empresas neste momento é conseguir fazer uma melhor exploração lunar com o apoio de robôs que possuem autonomia para andar e força para pegar materiais, da mesma forma que um astronauta humano faria. Confira este esboço artístico que imagina a ideia:

Robô lunar da hyundai
Robô faria exploração na Lua, mas controle seria feito da Terra (Foto: Divulgação)

Outro grande desafio da Hyundai em criar opções de robô lunar é fazer o uso de materiais que sejam resistentes à atmosfera de nosso satélite natural. A empresa deseja desenvolver soluções de mobilidade para a exploração lunar e há como esperar que estas criações cheguem em partes da Lua que nunca foram alcançadas pelos humanos.

Durante a CES 2022, uma ideia de visualizar o que está no espaço por meio do metaverso também foi apresentada pela Hyundai. Será possível que pessoas da Terra vejam o mesmo que o robô, que estaria em Marte. Confira o exemplo no vídeo abaixo:

O robô Boston Dynamics Spot seria o escolhido para esta tarefa e vale lembrar que a empresa já conta com projetos que se movimentam da mesma forma que nós, seres humanos. A ideia já é utilizada em fábricas, o que evita erros e também dá espaço para conseguirmos cuidar de demandas mais complexas enquanto os robôs fazem o trabalho manual.

Parcerias da Hyundai para exploração lunar

Além da Kia, que ajudará na criação das tecnologias e estrutura do robô lunar, a Hyundai fechou uma parceria com instituições privadas e governamentais, mas não foram citados nomes envolvidos. O grande propósito do projeto é unir a força de desenvolvimento da empresa e conhecimento de especialistas de todo o mundo.

É importante lembrar que nos últimos anos, as idas e exploração no espaço estão ficando cada vez mais comuns. Em 2021 por exemplo, a palavra “turismo espacial” começou a ser bastante comentada e tivemos a primeira ida de Jeff Bezzos ao espaço, assim como cinco cidadãos comuns, após passarem por um treinamento da NASA, foram ao espaço para visualizarem a Terra de cima, por meio da missão Inspiration4.

Habitat One: uma nova forma de sobrevivência

A Hyundai apresentou uma nova exposição para exemplificar como seria feita a sobrevivência de seres humanos no futuro. Disponível para visita no Hyundai Motorstudio Busan entre 07 de julho de 2022 a 08 de janeiro de 2023, que fica localizado na Coreia do Sul, a novidade foi criada com o apoio os estúdios BARE e ecoLogicStudio, ambos do país no qual a exposição foi montada.

A ideia do estúdio BARE levou o nome de Air of Blooms e na prática, permitirá que seres humanos descansem em vias públicas sem a perda de oxigênio. Com sede em Seul, a BARE é conhecida na indústria justamente por desenvolver projetos que estimulam a interação da arquitetura com o meio ambiente. Assim que a presença humana é detectada, o projeto se monta de forma automática como uma verdadeira forma de abrigo.

Os especialistas, deram o nome “Air(e)s” para as unidades robóticas que contam com inteligência artificial, além de cúpulas de ar, painéis de bateria solar, sensores de detecção de movimento e criação de ambientes de mídia.

Air of blooms disponível na exposição habitat one
Abrigo permitirá que humanos descansem com total segurança (Foto: Divulgação)

Já o ecoLogicStudio foi responsável pela criação da Tree One. Como o nome indica, este é um projeto que possui o formato e propósito de uma árvore; ou seja, consegue gerar oxigênio puro. Os profissionais conseguiram desenvolver uma tecnologia que metaboliza e armazena as moléculas de carbono enquanto é feita a liberação de ar puro para todos que estão no local.

Árvore 3d tree one, disponível na exposição habitat one
Árvore consegue gerar oxigênio puro e pode ser a salvação em capitais movimentadas (Foto: Divulgação)

Com uma estrutura completamente feita em 3D, a Tree One “incorpora um novo tipo de vida tecnológica, projetada por inteligência artificial e cultivada biodigitalmente.”, ressaltou a Hyundai em um comunicado para a impressa. A mesma exposição também permite que os participantes vivam experiências interativas, como a colheita de algas de fotobiorreatores reais e visita nos projetos para a exploração completa.

Através da exposição ‘Habitat One’, convidamos as pessoas a embarcarem em uma jornada para explorar e compartilhar novas possibilidades de vida sustentável em um futuro próximo. De acordo com nossa visão de marca de ‘Progress for Humanity‘, continuaremos nosso compromisso de alcançar a neutralidade de carbono até 2045, assim como nos comprometemos a tomar medidas responsáveis ​​para criar um futuro melhor para a humanidade e próximas gerações.

Sungwon Jee, vice-presidente e diretor da divisão de experiência de marca da Hyundai Motor

O que você achou das iniciativas da empresa para o nosso futuro? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira nossa matéria especial sobre a evolução humana, que parece ter desacelerado nos últimos anos.

Fontes: Slash Gear l Hyundai

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados