IFA 2017: próxima grande atualização do Windows 10 chega em outubro

IFA 2017: próxima grande atualização do Windows chega em outubro; Fall Creators Update; Microsoft
Chamada de 'Fall Creators Update', a atualização será gratuita, trazendo suporte à realidade mista, recursos de produtividade e muito mais
IFA 2017: próxima grande atualização do Windows 10 chega em outubro; Fall Creators Update; Microsoft
Os grandes investimentos nas realidades mistas serão percebidos pelos usuários

A Microsoft aproveitou o primeiro dia da IFA 2017, a maior feira tecnológica da Europa, para anunciar que a próxima ‘grande atualização’ do Windows 10, chamada de Fall Creators Update, chegará gratuitamente aos usuários do sistema a partir de 17 de outubro, em pouco mais de um mês.

Apresentado anteriormente, na conferência Build 2017, da própria Microsoft, o update virá cheia de novos recursos, focados principalmente em produtividade e segurança.

A novidade também marca o segundo ciclo de atualizações anuais do Windows 10, que visam modernizar o sistema gradualmente.

A atualização Creators 

No que tange especificamente ao Fall Creators Update, pode se dizer que ele trará vários ‘recursos de mídia’ para o Windows 10: além melhorias no aplicativo de fotos, o sistema integrará o Windows Mixed Reality, uma suíte inteiramente dedicada às realidades mistas (MR) – que são, por sua vez, uma versão avançada da já conhecida ‘realidade aumentada’.

A experiência mais imersiva permitirá que o usuário interaja com diversos conteúdos (jogos, projetos 3D, filmes e softwares) de uma maneira completamente nova.

Outros importantes incrementos de segurança também se farão presentes na atualização, bem como todos os recursos que foram prometidos na Build 2017 e que ainda não chegaram aos usuários. Noutras palavras: a atualização também trará o Microsoft Graph, mudanças de aspecto visual e mais novidades para os desenvolvedores.

E não dá pra esquecer que é a partir dessa atualização que o Windows suportará o rastreamento ocular (eye-tracking), permitindo que usuários com problemas motores, por exemplo, naveguem pela interface apenas movimentando os olhos.

Novas diretrizes

IFA 2017: próxima grande atualização do Windows 10 chega em outubro; Fall Creators Update; Microsoft

Com este novo modelo de atualização, a ideia da Microsoft é adicionar grandes recursos, corrigir bugs e remodelar aspectos visuais do Windows 10 apenas uma vez a cada ano; tudo isso sem ter de, necessariamente, partir para um novo produto – sem a necessidade de um ‘Windows 11’, digamos.

Em suma, a estratégia faz parte de uma nova diretriz adotada para o sistema operacional, que deixa de ser um simples produto da Microsoft e passa a ser uma verdadeira vitrine de tudo o que ela oferece – ao disponibilizar as atualizações gratuitamente, por exemplo, a empresa convida os usuários para conferir as novas funções do Office, da linha Xbox e dos demais softwares.

Isso também evita arcar com as custas de um grande lançamento; smart move, Microsoft.

Mas e você, tá ansioso pelo Fall Creators Update? É válido lembrar que, embora esteja prevista para chegar em 17/10, a atualização, muito provavelmente, será feita de forma gradual. Ou seja: não se desespere caso você não receba as novidades de imediato, ok?

 

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta