IFA 2018: confira tudo o que foi apresentando pela Samsung

maxresdefault 6 - IFA 2018: confira tudo o que foi apresentando pela Samsung
Além de anunciar lançamentos, a empresa investe para melhorar a vida dos usuários

Samsung antecipou quais produtos serão apresentados na IFA 2018, que acontece em Berlim, na Alemanha. Em uma coletiva exclusiva para jornalistas, a intenção da empresa sul-coreana foi dar maior ênfase aos produtos antes mesmo da IFA 2018 começar. Entre os destaques estão a nova tela QLED 8K, e dois novos monitores;  um deles o primeiro da empresa com Intel Thunderbolt 3. Outros itens que serão destaque  são a The Wall, The Frame e o recém anunciado Galaxy Watch. 

Dois monitores apresentados na IFA 2018

Samsung anunciou produtos que ninguém esperava, dois novos monitores de tela curva: CJ79 CJ89. O CJ79 é o primeiro modelo de tela QLED curva que possui a tecnologia Thunderbolt 3, conexão que permite velocidade de processamento de até 40 Gigabits por segundo, sendo oito vezes mais rápido que o USB 3.0. Além disso, cada porta no monitor recarrega dispositivos de 85 watts.

Samsung Thunderbolt™ 3 QLED Curved Monitor 3 - IFA 2018: confira tudo o que foi apresentando pela Samsung
CJ79 foi projetado para o ambiente de trabalho

CJ79 possui compatibilidade com mac OS Windows, o que permitir trabalhar vários projetos simultaneamente, graças a função picture-in-picture. tela QLED  curva ultra larga possui resolução 3440 x 1440 e uma proporção de 21:9 (34 polegadas), e assim como o  UE590 você pode redimensionar uma janela em  qualquer canto da tela para conseguir trabalhar como se tivesse com dois monitores. Segundo a própria Samsung, a resolução não será afetada, e a imagem será a nítida.

Com a promessa de ser a tela curva mais fina do mundo e projetada para ser próxima do campo de visão humano, o modelo possui uma curvatura de 1500 R. Com isso,  a imersão é possível devido a possibilidade de alterar a altura e inclinação, permitindo uma imagem mais confortável.

Samsung Thunderbolt™ 3 QLED Curved Monitor 2 - IFA 2018: confira tudo o que foi apresentando pela Samsung
A curvatura acompanha o campo de visão humana.

A tela não deixa a desejar, e incorpora a tecnologia Quantum Dot que permite detalhes mais brilhantes e realistas em uma espectro de cores de 125 sRGB, e o painel VA proporciona um melhor contraste ( 3000: 1 ), superando os monitores convencionais e amplificando os detalhes. Na prática, isso significa que os tons de preto são mais profundos e os brancos mais claros.

Os alto-falantes também fazem a diferença e estão presentes neste modelo e, por isso, basta selecionar uma música ou apenas se conectar para entrar em uma conferência sem precisar ter preocupações com dispositivos de áudio externos. Os gamers não foram deixados de lado, e se você possui as placas de vídeo da AMD pode desfrutar ao máximo seus jogos, já que o CJ79 possui compatibilidade com o FreeSync e uma taxa de resposta de 1 Ms. Apesar de não ser feito especificamente para isso, você não vai se decepcionar na hora de jogar.

CJ89: 43 polegadas para o aumento da produtividade

A Samsung também anunciou o CJ89, este modelo  possui tela curva. Com 43 polegadas, resolução de 3840 x 1200 e proporção 32:10, o modelo super ultra-wide também foi projetado para oferecer um maior ambiente de trabalho.

CJ89 43 inch Curved Monitor 1 - IFA 2018: confira tudo o que foi apresentando pela Samsung
O CJ89 é uma ótima tela tanto para trabalho, quanto para entretenimento.

O CJ89 também conta com um switch KVM embutido para controlar duas CPUs ao mesmo tempo, além de três portas USB (uma 3.0 e duas 2.0) e alto-falantes estéreo embutidos para que você não tenha que se preocupar com caixas externas de som. Os monitores estão disponíveis para compra na Europa, e em breve  serão comercializado em todo o mundo. Mas, infelimente, não há previsão de preço para o mercado brasileiro.

Q900R, a TV 8K da Samsung

Durante a CES 2018, a LG anunciou a primeira TV 8K, saindo na frente das concorrentes.  No mesmo evento, a Samsung apresentou a Q9s. Após erguer um mural na Alemanha como citado na matéria sobre o que esperar da IFA 2018, a Samsung finalmente anunciou as vendas das TVs 8K, mas com um desing muito diferente do que foi apresentado no CES 2018. Com o nome de Q900R, a empresa coreana “ignorou” o lançamento da CES 2018 e informou que um modelo QLED com 8K real estará disponível no mercado em setembro, nos tamanhos 65 ”, 75”, 82 ”e 85”.

 

Samsung QLED 8K TV 04 e1535632474279 - IFA 2018: confira tudo o que foi apresentando pela Samsung
A tela usa o upscaling para tornar imagens 4K em 8K.

8K: mais pixels para uma maior resolução

Uma tela com resolução 8K possui quatro vezes mais pixels comparado  a uma 4K (e 16x mais pixels do que uma tela Full HD), produzindo uma imagem incomparável. O monitor também suporta a tecnologia HDR10 e atinge 4000 NITs ( representa intensidade luminosa, quanto mais NITs, mais a imagem é nítida e clara), o que tornará  as cenas HDR impressionantes.

A nova TV também possui Direct Full Array Elite, isso significa que as luzes LED estão presentes atrás do painel, e não na borda tela, como acontece nos modelos mais antigos. Com isso, as cores ficam mais claras, porque o contraste e controle de luz foram aprimorados, entregando imagens mais nítidas.

Samsung QLED 8K TV 01 e1535632604483 - IFA 2018: confira tudo o que foi apresentando pela Samsung
Tenha acesso ao máximo de cores possível.

Samsung destacou que a Q900R pode reproduzir 100% do volume de cor DCI-P3, espaço comum de cores utilizado para produções cinematográficas. A TV ainda se conecta através de um único cabo: o One Invisible Connection, que vem de fábrica e possui 5 metros de extensão.

O novo modelo da Samsung também reconhece quais dispositivos estão conectados via cabo ótico, como caixas de som, e alterna automaticamente para entregar uma experiência de imagem e áudio otimizada.

Como o upscalling vai ajudar conteúdo 8K?

Quando o assunto é 8k todos fazemos a mesma pergunta: como comercializar uma tela com essa tecnologia, se não há nenhum conteúdo com essa resolução? Apesar de não existir produtoras especializadas em 8K, a rede de televisão japonesa NHK trabalha em um projeto desde 2014, e conseguiu implantar em 2016; uma qualidade de imagem impressionante que será transmitida especialmente para as TVs da nova geração até as Olimpíadas de Tokio em 2020.

Samsung QLED 8K TV 04 1 e1535633252331 - IFA 2018: confira tudo o que foi apresentando pela Samsung
O upscaling vai ajudar a melhorar a imagem.

Para a transmição em 8k é necessário o upscaling que melhora imagem usando como base a baixa resolução, mas adicionando detalhes através de algoritmos. A partir disso, as bordas das televisões ficam mais limpas(modificando os canto das imagens para que nenhum pixel fique distorcido), além de criar detalhes para deixar a imagem mais nítida. A única falha do upscaling é trabalhar aspectos específicos da imagem, como melhorar apenas o contraste ou tons de preto ou branco, deixando um tom de artificialidade na iamgem final.

É nesse ponto que a inteligência artificial entra: ampliando os recursos de upscaling da imagem com o deep-learning (aprendizado baseado em um conjunto de algoritmos). A IA aprende e aprimora a qualidade analisando milhões de imagens em baixa e alta resolução e, a partir disso, é capaz de combinar as duas resoluções entregando a imagem mais próxima  da perfeição.

Samsung QLED 8K TV 03 1 e1535633657734 - IFA 2018: confira tudo o que foi apresentando pela Samsung
A inteligência artificial vai ser um dos ápices desse modelo.

Ao fazer isso, as melhorias na imagem não ficam apenas em um ponto, como bordas ou ruídos. Ainda é necessário ver como isso vai funcionar na vida real, já que na teoria parece ser uma ótima ideia. Como objetivo de transformar cada pixel de 4K em quatro pixels de 8K, a técnica deve produzir excelentes resultados. Esse trabalho da inteligência artificial nas TVs pode ser comparado ao reconhecimento facial que, mesmo desfocado, identifica o usuários.

Mas quanto a Q900R pode custar?

O preço deste modelo ainda não foi divulgadomas uma TV QLED  custa cerca de R$ 16.000 no Brasil. Mesmo com o preço exorbitante, os novos modelos ainda podem ter valores mais acessíveis comparados aos modelos OLED da LG.

Como informado acima, a televisão está prevista para outubro deste ano, sem previsão de quando vai chegar ao Brasil. Do ponto de vista tecnológico, é um ótimo investimento, pois a experiênciapode proporcionar uma imersão de cinema.

Visão no futuro

A Samsung anunciou também que fez investimentos em vários laboratórios tecnológicos em todo o mundo, o último deles foi em Cambridge, no Reino Unido. Cerca de 1.000 pesquisadores trabalham para a Samsung projetando e desenvolvendo IA focada principalmente no usuário. A empresa acredita que a vida dos usuários pode ser mais inteligente, útil e personalizada com as novas tecnologias.

 A Samsung, em última pesquisa de mercado, descobriu que as pessoas querem transformar o modo como ficam em casa. E com base nisso, a empresa desenvolveu algumas soluções de IA e IoT. O refrigerador Family Hub foi citado como um dos exemplos que podem facilitar a vida de toda uma família. A empresa também desenvolveu um  asssistente pessoal nomeado de Bixby, o “atendimento” pode ser personalizado para cada pessoa, auxiliando o usuário a saber tudo que acontece na residência.

frame 1 - IFA 2018: confira tudo o que foi apresentando pela Samsung
A empresa quer proporcionar qualidade de vida através da tecnologia.

The Wall e The Frame

The Wall é uma tela Micro LED modular que foi apresentada durante a CES 2018, e será lançada no mercado europeu. Com um painel de 146 polegadas, a tela pode ser considerada um Cinema Screen. Mas não necessariamente você precisa usá-la com todos os módulos (telas). Por enquanto não há data de lançamento desse modelo no Brasil.

frame 2 - IFA 2018: confira tudo o que foi apresentando pela Samsung
Agora a The Frame pode exibir mais obras de arte.

Um novo modelo da linha The Frame chegou para dar mais opções na hora da compra: agora essa linha possui uma  tela de 49 polegadas. As novidades também continuam na adição de novas obras de arte para a tela, e agora mais de 850 artes podem ser encontradas na The Frame’s Art Store. Graças á nova parceria, é possível que você veja na sala de sua casa obras de arte de museus de várias partes da Europa.

Novas soundbars estão chegando

Com o recém anunciado Galaxy Home, a Samsung mostrou que não quer deixar de lado o mercado de áudio. Com isso em mente, foram apresentadas ao mundo duas novas soundbars: HW-N950 HW-N850, ambas lançadas pela empresa coreana em parceria com a Harman Kardon.

frame 3 - IFA 2018: confira tudo o que foi apresentando pela Samsung
Na imagem está a soundbar HW-J355.

As duas suportam Dolby Atmos e DTS e, com isso,entregam áudios imersivos para quem pretende fazer  maratonas de seriados ou de jogos. Ainda não há informações sobre uma possível data de lançamento ou preço destes novos produtos, mas tudo indica que não chegaram ao consumidor final tão cedo.

Linha Galaxy não deixada de lado

Apesar de não divulgar nenhuma novidade para mercado de dispositivos móveis, a Samsung aproveitou a passagem na IFA 2018 para divulgar seus recentes produtos. O Galaxy Note 9 já teve seu lançamento no Brasil, e foi o primeiro (provavelmente o único ) smartphone mostrado pela empresa na feira tecnológica.

16153125442009 t1200x480 - IFA 2018: confira tudo o que foi apresentando pela Samsung
O Galaxy Note deve ser o único smartphone da empresa coreana apresentado na IFA 2018

Outro dispositivo que apareceu na conferência da Samsung  foi o Galaxy Watch, anunciado no mesmo dia em que o último aparelho da linha Note . Desenvolvido para ajudar o usuário a manter uma vida saudável, o aparelho possui uma bateria que pode durar mais de 80 horas (de acordo com o uso). O Samsung Galaxy Watch também está disponível no Brasil.

Samsung está focada na inteligência artificial e na qualidade de vida

Na conferência que precede a IFA 2018, foi possível perceber que a Samsung está focada no futuro, mas também em permitir uma melhor qualidade de vida para os usuários da marca. Muitos lançamentos foram anunciados, e não estamos nem no primeiro dia de feira.

IFA 2018 Samsung Press Conference 2 - IFA 2018: confira tudo o que foi apresentando pela Samsung
Na foto está HS Kim, Presidente da Samsung Consumer Electronics e da Samsung Research.

Há chances de serem apresentados novos produtos que não foram divulgados aos jornalistas em seu estande montado para o público, mas a possibilidade de um novo smartphone aparecer é praticamente zero. Entretanto, a empresa não lança apenas celulares, e muitas tecnologias serão divulgadas durante os seis dias da feira realizada na Alemanha.

Com qual novidade você ficou mais empolgado? Conte pra gente nos cometários!

Fonte: Samsung Newsroom

maxresdefault 6 - IFA 2018: confira tudo o que foi apresentando pela Samsung

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via