IBM produz computador do tamanho de um grão de sal

IBM produz computador do tamanho de um grão de sal
Com somente 1 mm² e custando 10 centavos para a fabricação, o minúsculo PC alcançará um papel importante para a sociedade nos próximos 5 anos

A IBM deve anunciar hoje (19) na conferência Think 2018 um computador com cerca de 1 mm². Porém, com seu potencial de PC x86 de 1990, não será possível para rodar o Microsoft Word. Seu objetivo não é rodar o Windows, mas sim servir para autenticação, por exemplo.

Cinco inovações para cinco anos

Custando apenas 10 centavos para a produção, o pequeno computador faz parte do projeto 5 in 5 da IBM, com o slogan “cinco inovações que irão impulsionar mudanças em nossas vidas em cinco anos”. O conceito do mini PC é de “âncora criptográfica”. Como isso vai funcionar?

O computador de 1 mm² será incorporado a algum objeto, e, aliado com a tecnologia blockchain, poderá servir como autenticador. Com um aparelho verificador, será notado que somente os aparelhos originais possuem o pequeno computador.

Blockchain – Conheça outros usos para a tecnologia

O verdadeiro objetivo do chip é combater a fraude. Não é raro alguém receber um produto falso e talvez nem saber que foi enganado. O caso de empresas pode ser ainda mais complicado, pois as compras envolvem milhares ou milhões de dólares. É necessário segurança sobre o que está se adquirindo.

Um exemplo imaginado é de saúde pública. Esses computadores poderiam ser introduzidos em capsulas de remédio da malária. Isso iria servir para saber se a população está tomando a medicação correta ou falsificada. É um uso muito importante.

A IBM comenta: “Essas tecnologias pavimentam o caminho para novas soluções que abordam a segurança alimentar, a autenticidade de componentes fabricados, produtos geneticamente modificados ou identificação de objetos falsificados e proveniência de bens de luxo”.

naom 5aaf9dd38f479 - IBM produz computador do tamanho de um grão de sal

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via