Conecte-se conosco

Tutoriais

Tutorial: faça sua impressora funcionar na nuvem para imprimir do celular

Além de smartphones (Android e iOS), recurso também funciona em PCs (Linux, Windows e Mac), Chromebooks, tablets e qualquer dispositivo conectado à internet.

Você sabia que é possível imprimir de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo conectado à internet? Basta utilizar o Google Cloud Print, tecnologia que conecta você a suas impressoras na web. O serviço do Google permite disponibilizar suas impressoras de casa e do trabalho para quem você quiser, possibilitando imprimir documentos a partir do seu celular (Android ou iOS), tablet, Chromebook, PC e qualquer outro dispositivo conectado à internet.

Aprenda neste tutorial como configurar sua impressora para que ela funcione na nuvem e imprima documentos a partir do Google Cloud Print. Mas antes disso, você precisa saber que existem no mercado impressoras prontas para funcionar na nuvem e por terem essa capacidade facilitam bastante a conexão com o serviço do Google. Estas impressoras são chamadas de “Google Cloud Print Ready” e geralmente trazem um selo, como o demonstrado abaixo, na caixa do produto:

A multifuncional HP Deskjet Ink Advantage 3776, apresentada aqui, é um exemplo de impressora pronta para a nuvem e sua configuração para o Google Cloud Print é muito simples. Confira abaixo:

Conectar uma impressora pronta para a nuvem

1. Para configurar sua impressora no serviço, ligue-a.

2. Em um computador abra o Chrome Chrome.

3. Em uma nova guia, acesse chrome://devices

Você encontrará sua impressora listada em “Meus dispositivos“.

Google Cloud Print dispositivos

4. Clique em “Adicionar Impressora“.

Google Cloud Print dispositivos

Nesse momento você irá vincular sua impressora ao seu Gmail, caso esteja logado em sua conta do Google no Chrome o processo é imediato.

5. Desmarque as opções que não são impressoras, como “Microsoft print to PDF“, deixando somente sua impressora selecionada e clique no botão azul “Adicionar impressora(s)“.

6. Pronto, suas impressora já está configurada no Google Cloud Print.

  1. Para adicionar uma impressora através de um dispositivo Android vá em Configurações.
  2. Em “Sistema”, selecione Impressão depois Cloud Print.
  3. Clique em Mais.
  4. Selecione Adicionar impressora.

Dica: Consulte aqui a lista completa de impressoras compatíveis com o Google Cloud Print.

Conectar uma impressora tradicional

O procedimento para adicionar uma impressora tradicional é praticamente o mesmo com a diferença que só pode ser feito em um PC (Windows ou Mac).

  1. Antes de mais nada, você vai precisar do Google Chrome instalado em seu PC.
  2. Para ativar o Google Cloud Print: abra o navegador.
  3. Em uma nova guia, abra chrome://devices, basta copiar este comando ou digitar e pressionar enter.
  4. Você verá uma lista de dispositivos já registrados no Google Cloud Print e de novos dispositivos disponíveis na rede. Em “Impressoras tradicionais”, clique em Adicionar impressoras.
  5. Você verá uma confirmação de que o serviço foi ativado.
  6. Pronto: sua impressora está configurada.

Para saber mais, clique em gerenciar impressoras e veja quais impressoras estão conectadas ao Google Cloud Print em sua conta.

Pronto! Agora você pode enviar documentos a partir de qualquer dispositivo e em qualquer lugar para sua impressora. Ah, confira aqui a lista completa de aplicativos que podem ser usados com  o serviço.

Gostou da nossa dica? Comente.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Tutoriais

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir