Pessoa segurando galaxy watch4

InCor usa Galaxy Watch4 em pesquisa com pacientes cardiopatas

Avatar of victor pacheco
O InCor trabalhará com a Samsung no desenvolvimento de uma plataforma para acompanhamento de saúde de pacientes durante o pré e pós-operatório

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor) anunciou que a Samsung é sua mais nova parceira no campo da saúde. Os especialistas irão se juntar para realizar o monitoramento pré e pós-operatório de pacientes que precisaram passar por cirurgias cardíacas.

Além de fornecer unidades do Galaxy Watch4, a equipe da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung Brasil irá trabalhar com especialistas de saúde no desenvolvimento de uma superplataforma que permitirá o acompanhamento remoto e desenvolvimento de relatórios. Entenda os detalhes desta parceria agora mesmo.

InCor trabalha com Samsung

Não é de hoje que os relógios inteligentes estão sendo utilizados para acompanhamento de saúde e entrega de informações em tempo real, certo? No caso de uma possível alteração no corpo humano, os contatos de segurança até podem ser alertados para evitar um possível problema.

A Samsung fechou uma parceria com o InCor para que esta análise seja ainda mais apurada, e durante 14 meses, trabalhará com especialistas de saúde ao entregar modelos de relógios inteligentes para pacientes cardiopatas.

Paciente do incor  utilizando um galaxy watch4
Relógios inteligentes são utilizados para médicos terem melhor acompanhamento de pacientes (Foto: Reprodução/Internet)

Será possível realizar um acompanhamento antes e depois de uma cirurgia cardiovascular para saber como o organismo está se adequando às mudanças realizadas e claro, seja feita alguma alteração no tratamento. O maior foco desta parceria é realizar o acompanhamento remoto, já que as informações poderão ser consultadas pelos médicos sempre que necessário.

Pacientes cardiopatas utilizando relógio inteligente da samsung
Empresa fornecerá relógios e ajudará criação de plataforma de telemonitoramento assistido (Foto: Reprodução/Internet)

Equipado com o Wear OS do Google, o Galaxy Watch4 foi lançado com dois modelos em agosto do ano passado, com a promessa de ser uma ferramenta que pode ser utilizada tanto para monitoramento de saúde quanto para entretenimento. Estes são os sensores:

  • Acelerômetro;
  • Barômetro;
  • Giroscópio;
  • Geomagnético;
  • Iluminação;
  • Sensor BioActive (Óptico de Frequência Cardíaca + Elétrico + Análise de Bioimpedância).

De acordo com o que já falamos em nosso review especial sobre o relógio inteligente, os usuários podem ter acesso a dados sobre a pressão arterial de seu corpo, assim como a saturação do oxigênio e claro, conferir informações sobre batimentos cardíacos. Com estes dados, os médicos poderão realizar um acompanhamento apurado de pacientes cardiopatas sem a necessidade de uma visita semanal ao consultório.

O telemonitoramento assistido com o Galaxy Watch4

A Samsung Brasil irá se unir aos profissionais do InCor para a criação de uma grande plataforma em que os dados dos pacientes poderão ser vistos em tempo real e com a maior precisão possível. A iniciativa é derivada de uma parceria com uma equipe do serviço de informática, com o apoio de equipe de inovação e de um time clínico do Instituto.

Galaxy watch4 enviando informações para o aplicativo samsung health
Dados poderão ser visualizados em plataforma especial (Foto: Reprodução/Internet)

Enquanto a empresa atua na coleta de dados, os especialistas farão toda a análise destes dados para que o acompanhamento seja feito com a maior assertividade possível. Não foram divulgadas quantas pessoas farão parte da primeira análise — que será finalizada em agosto de 2023 — mas os envolvidos esperam que, caso os resultados sejam positivos, a mesma iniciativa possa ser utilizada no SUS para que cada vez mais pessoas tenham uma maior qualidade de vida.

Estamos dando um passo inovador na medicina, que, esperamos, contribuirá expressivamente para a entrega de valor em saúde para o paciente, melhorando significativamente sua experiência no atendimento

Dr. Fabio Jatene, diretor da Divisão de Cirurgia Cardiovascular

O que achou da nova parceria? Você acredita que outras áreas da saúde podem aproveitar os benefícios de relógios inteligentes? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

No final do ano passado, o Showmetech conversou com a Samsung sobre o futuro dos wearables, não deixe de conferir!

Fontes: Newsroom l Instituto do Coração

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
13
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados