Indústria 4.0: “A jornada da transformação digital” pelas mãos da Nokia

5G, IoT e carros autônomos: Nokia mostra futuro da empresa na Futurecom 2017
5G, IoT e carros autônomos: Nokia mostra futuro da empresa na Futurecom 2017
bruno - Indústria 4.0: "A jornada da transformação digital" pelas mãos da Nokia
Renato Bueno, da Nokia, fala sobre o futuro da empresa com a tecnologia 5G

A Futurecom é o maior evento de telecomunicações, tecnologia da informação e internet da América Latina. Diversas empresas do setor estão com estandes na feira desde segunda-feira (2) até quarta-feira (5). A convite da Nokia, o Showmetech foi conferir de perto as novidades que a empresa vem planejando para o setor de Internet das Coisas, rede 5G de dados móveis e suas aplicações.

A rede 5G promete ser uma tecnologia disruptiva e que vai mudar a maneira como nos envolvemos com produtos do dia a dia. Não só essa evolução será muito maior do que do 3G para o 4G, é nela que teremos carros autônomos, cirurgias à distância via robô, entrega de produtos por drones… – basicamente, o futuro como imaginamos.

Renato Bueno, Customer Marketing da América Latina pela Nokia, contou que da mesma maneira que vivemos o “século de ouro” entre 1900 e 2000, a próxima revolução industrial, com a indústria 4.0, já começou e os efeitos, para o consumidor final, serão sentidos a partir de 2028.

As previsões são da Nokia Bells Lab, centro de pesquisa e desenvolvimento da companhia, que entende que são quatro os pilares que irão proporcionar essa revolução, identificadas também no século de ouro.

  • Setor de energias;
  • Setor de transportes;
  • Setor de saúde;
  • Setor de comunicação

O futuro está na comunicação

22290318 10208135711590595 564701863 n - Indústria 4.0: "A jornada da transformação digital" pelas mãos da Nokia
Demo dos carros autônomos com a tecnologia 5G (parceria entre Claro e Nokia)

Para dar início a essa revolução, o setor de comunicação será primordial, já que é ele que precisa estar 100% para as tecnologias funcionarem. Desde carros autônomos, cidades inteligentes, drones para entrega de produtos e comida, medicina à distância pela rede 5G, dentre as diversas outras possibilidades que irão aparecer com os anos.

Aproveitando para mostrar o que já é quase uma realidade, a Nokia demonstrou o uso de algumas dessas aplicações:

  • Next Generation TV: chegou a vez das operadoras de TV mudarem o jogo: parecido com o que a Apple TV faz nos Estados Unidos de mostrar diversos resultados para conteúdos em vídeo, a Nokia pretende trazer isso junto de uma TV à cabo com grade de horários misturado com on demand. O consumidor poderá assistir qualquer conteúdo anterior sem precisar gravá-lo e é só pesquisar por ele para começar a assistir.
  • Banda larga de ultra velocidade rumo ao 5G – antes do 5G, teremos a chegada do 4,5G. A tecnologia da Nokia já chega próximo de 1GBps e já começará a funcionar com as “aplicações do futuro”.
  • Serviços para data centers –  com o uso da realidade virtual, pode-se acompanhar a execução de tarefas dentro do centro de operações de um data center. Encontrar e reparar erros de maneira remota vai ficar ainda mais fácil.
nokia - Indústria 4.0: "A jornada da transformação digital" pelas mãos da Nokia

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via