5 maneiras de ingressar no ensino superior em 2021

Ingressar no ensino superior em 2021
O vestibular não é mais a única maneira de entrar na faculdade; veja como realizar o sonho de ingressar no ensino superior

Ingressar no ensino superior é o sonho de muitas pessoas, certo? Ajuda a realizar aspirações pessoais, conseguir um futuro melhor com melhores remunerações e ainda aumenta o conhecimento, afinal, sabedoria nunca é de menos. Durante o ano todo, o estudante se prepara para conseguir alcançar a vaga na faculdade e, no fim, precisa traçar uma estratégia para conseguir o tão sonhado diploma. 

Por isso, o Showmetech, em parceria com a Quero Educação, preparou uma lista com 5 formas que o estudante vai ter para ingressar no ensino superior, seja ele privado ou público. Assim, ele estará mais preparado para seguir os caminhos que a universidade pode proporcionar. Vamos lá?

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a maior porta de entrada para faculdades públicas do Brasil. Através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante consegue pleitear vagas em diversas faculdades públicas federais de todo o Brasil. 

Ingressar no ensino superior 2021
A nota do Enem pode ser usada para entrar em universidades públicas, privadas e até em universidades fora do país.

Desde o segundo semestre de 2020, o Sisu também oferta vagas para cursos na modalidade EaD, proporcionando ainda mais chances para os estudantes que sonham com o ensino superior. Com a nota do Enem 2020 (que foi realizado no início de 2021), o Sisu abre suas inscrições no mês de abril.

Ingressar no ensino superior via Prouni

Diferente do Sisu, que tem foco nas universidades públicas, o Prouni oferece bolsas de estudo em universidades privadas. Elas se dividem em duas modalidades:

  • Parciais, que concedem 50% de desconto;
  • Integrais, que saem com 100% de desconto.

A nota do Enem é um dos critérios utilizados para definir quem fica com a bolsa, junto de outros socioeconômicos, como renda per capita da residência. A primeira fase do Prouni de 2021 utilizou notas referentes ao Enem de 2019. Entretanto, é prevista uma nova edição do programa após os resultados do Enem 2020.

Vestibular Premiado

O Quero Bolsa, plataforma de bolsas de estudo e vagas no ensino superior, promove a 3ª edição do Vestibular Premiado, o maior vestibular unificado online do país, que vai dar bolsas de 100% (ou seja, valor integral da mensalidade) em cursos em diversas instituições de ensino superior. 

Nesta edição, o Quero Bolsa consolida a digitalização do seu vestibular, o PENEM, e espera ter mais de 200 mil inscritos, como diz o diretor de ensino superior da instituição:

O nosso objetivo é simplificar a vida do estudante que deseja ingressar na universidade, sobretudo em meio à pandemia e pelo adiamento do Enem. Com a segunda onda do Covid-19, acreditamos que essa será a solução para quem quer estudar em 2021. Dessa forma, o estudante se adapta à digitalização do vestibular, que já é uma realidade em diversas instituições do país, inclusive com o Enem Digital, e ainda pode se preparar para as nossas provas e para o Enem com uma equipe especializada, do cursinho online Kuadro.

Lucas Gomes, diretor de ensino superior do Quero Bolsa
Vestibular premiado quero bolsa
Participantes do Vestibular Premiado poderão concorrer às bolsas de estudo integrais nas universidades parceiras da Quero Bolsa.

Os mais bem colocados no Vestibular Premiado, que pode ser feito a qualquer horário até o próximo dia 29 de janeiro, ganharão bolsas integrais (100%) de graduações presenciais ou EaD. Os seguintes colocados ganharão vales de até R$500 para aplicar em qualquer bolsa do Quero Bolsa. O vestibular acontece entre os dias 10 e 29 de janeiro e as inscrições vão até o fim da data limite. 

Vestibulares de IES públicas

O Sisu não é a única forma de conseguir entrar em uma universidade pública. Diversas Instituições de Ensino Superior (IES) têm vestibulares próprios (como a Unesp e a Unicamp), que são realizados em alguns casos até no segundo semestre.

Para lhe ajudar, confira um calendário dos vestibulares públicos de 2021

Bolsas de estudo privadas

Por fim, diversas instituições de ensino têm oferecido bolsas de estudo de modo a atrair mais estudantes. Através de alguns sites, é possível encontrar oportunidades que não exigem comprovação de renda e nem nota do Enem. As vantagens podem chegar a até 75%, o que vai facilitar muito na hora de custear sua graduação. Isso pode contribuir bastante para que a graduação não seja um peso no bolso na hora de conseguir manter o trabalho.

Gostou da lista? Confira também uma lista que preparamos com 10 aplicativos para você estudar para o Enem.

Nós torcemos para que você consiga realizar o seu sonho de ingressar na universidade em 2021! Mas se as coisas não saírem como planejado, tenha orgulho da sua trajetória até aqui e tente outra vez, ok?! Não conseguir passar no vestibular não te faz menos capaz que ninguém. Tudo acontece no tempo certo. 

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário