O que fazer se sua conta do Instagram for hackeada

1534359491423
Algumas medidas simples podem tornar praticamente impossível que hackers invadam sua conta do Instagram! Saiba o que fazer
Anúncio
O que fazer se sua conta do Instagram for hackeada

O Instagram tem aprimorado seu sistema de segurança ao longo dos anos, implementando recursos que protegem os usuários da desinformação, fake news e hackers. Entretanto, volta e meia a rede social passa por períodos turbulentos, e as pessoas ficam desprotegidas e sem saber o que fazer para protegerem suas contas dos invasores.

Pensando nisso, para ajudar você a proteger sua conta no Instagram, continue e leitura e confira algumas dicas para aumentar a segurança do app.

Como saber que a conta do Instagram foi roubada

Quando alguém tenta mudar o e-mail ou a senha da sua conta, o Instagram te notifica por e-mail. No entanto, muitos cibercriminosos invadem sua conta de modo mais sorrateiro.

Para saber se alguém mexeu em seu perfil, você deve olhar as atividades do Instagram, como os Stories, posts, comentários e mensagens diretas, para ver se houve mudanças ou atualizações que você não ficou sabendo.

Outra forma de saber é verificando a atividade de login. Lá, você verá as últimas vezes onde o Instagram foi logado e a própria rede social perguntará se foi você ou não. Saiba como encontrar a opção abaixo:

Para Android

Para smartphones Android, acesse: Menu (três pontinhos) > Configurações > Segurança > Atividade de login.

Passo a passo pra verificar a atividade do login

Para iPhone

Para realizar o procedimento no iPhone, acesse: Menu (três traços) > Configurações > Segurança > Atividade de login.

Passo a passo iPhone

Minha conta foi hackeada. E agora?

Caso você tenha perdido sua conta por terem mudado a senha, o nome e o número de telefone, você pode entrar em contato com o suporte do Instagram. Para isso, abra o aplicativo no smartphone, vá em “Esqueceu seus dados de login? Obtenha ajuda para entrar”.

Logo após, preencha os dados com a conta que foi hackeada e toque na opção “Preciso de mais ajuda”; informe a conta de e-mail que estava vinculada ao perfil, marque a opção “Minha conta foi invadida” e “Enviar Solicitação”.

Você receberá um e-mail com algumas instruções para que seja possível recuperar o login. O Instagram pedirá várias informações complementares para assegurar de que seu pedido é, de fato, real.

Senha complexa é fundamental

Especialistas em seguranças na internet dizem que quanto mais a senha for rica e aleatória, melhor. Muitos tendem a pensar em uma senha fácil de memorizar, como a data de aniversário de alguém, a profissão, ou uma combinação de números.

Como exploramos mais a fundo em um artigo próprio, há pessoas que colocam o nome do animal de estimação, o filme favorito ou até dados da residência. Isso é perigoso e te deixa sem nenhuma proteção.

O próprio Instagram recomenda que haja uma combinação de seis caracteres envolvendo números, letras e sinais de pontuação. No entanto, dezesseis caracteres incluindo tudo isso e letras maiúsculas e minúsculas dará uma senha realmente forte a você.

O que fazer se sua conta do Instagram for hackeada
Muitas pessoas utilizam senhas extremamente fáceis, sendo um “prato cheio” para os hackers.

Exemplos de senhas fracas: “gerentecomercial”, “12071955”

Exemplo de senha forte: “Se%#$%1987fOTiRaMi”

Autenticação em dois fatores

Já exploramos detalhadamente como funciona a autenticação em dois fatores do Instagram em um artigo próprio. Hoje em dia, praticamente todas as aplicações e redes sociais utilizam este sistema, que é relativamente simples de ativar, porém muito eficaz em proteger sua conta.

Resumidamente, a verificação em duas etapas coloca uma camada de proteção extra, onde uma combinação de números é enviada por SMS ou aplicativos de terceiros e você só pode acessar sua conta ao digitá-la.

Segurança no e-mail também é importante

Aquele que tem acesso ao seu e-mail poderá acessar mais facilmente qualquer outro aspecto da sua vida, considerando que as informações como esquecimento de senha, por exemplo, vão para ele.

Portanto, as dicas dadas anteriormente também valem para o seu e-mail e, de preferência, que a senha seja diferente do Instagram. Os provedores geralmente possuem sistemas e dicas que bloqueiam tentativas de login indesejadas. Siga-as!

Desfaça o login em computadores compartilhados

Por distração ou negligência, muitos esquecem de remover o login de suas contas em computadores
Por distração ou negligência, muitos esquecem de remover o login de suas contas em computadores

Por mais óbvio que pareça, muitos esquecem o Instagram logado na casa de um amigo ou até mesmo em uma lan house, deixando a conta extremamente vulnerável.

Para sair da rede social no smartphone (Android ou iPhone), abra o “Menu” e clique em “Sair”. Caso você esteja logado em mais de um local simultaneamente, o aplicativo perguntará se você quer sair de todas as sessões.

Já no Desktop, acesse a página do Instagram; clique no ícone do seu perfil no canto superior direito; aperte na engrenagem; e depois em “Sair”.

Deslogar do Instagram do Desktop

Dicas gerais

Algumas velhas recomendações nunca são demais para proteger sua conta, incluindo:

  • Não oferecer sua senha para ninguém, a menos que seja uma pessoa de extrema confiança;
  • Não clicar em links desconhecidos na Internet, especialmente aqueles que pedem acesso aos dados de suas redes sociais;
  • Evitar que aplicativos de terceiro tenham acesso a sua conta no Instagram. Para gerenciá-los, acesse sua conta através do desktop, clique em configurações e depois vá em “Aplicativos e sites. Aqui você encontrará uma lista de aplicativos que você autorizou para acessar o perfil e suas informações. Ao encontrar algo que você ache estranho e “diferente”, clique em “Revogar Acesso”.

E você? Protege bem sua conta do Instagram? Deixe sua opinião nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter