Longe demais? Instagram passa a esconder imagens com Photoshop

Imagem destacada do post do Instagram
O Instagram começou o ano de 2020 escondendo as imagens editadas no Photoshop; medida visa combater a desinformação e fake news

Após inúmeras polêmicas envolvendo Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, fake news e segurança em suas redes sociais, o Instagram passou a ser mais rigoroso com o que visualizamos na plataforma. Em combate à desinformação, a rede social de fotos lançou um recurso que “esconde” imagens editadas com Photoshop.

O novo recurso do Instagram foi visto pelo fotógrafo Toby Harriman, de São Francisco, que estava percorrendo o feed na rede social, até que encontrou uma imagem com o aviso de “Informação falsa”.

Interesting seeing this pop up for the first time when scrolling the main Instagram feed. Looks like Instagram x…

Posted by Toby Harriman on Friday, January 10, 2020

Ao clicar na sobreposição que escondia a publicação, o fotógrafo descobriu que se tratava apenas de um homem em pé em uma “montanha de arco-íris”.

Print do Instagram do Toby Harriman (Reprodução: Toby Harriman)
Print do Instagram do Toby Harriman (Reprodução: Toby Harriman)
Imagem "escondida" pelo Instagram (Reprodução: Toby Harriman)
Imagem “escondida” pelo Instagram (Reprodução: Toby Harriman)

Fotógrafos não aprovam decisão do Instagram

Após a divulgação de Toby Harriman em seu Facebook, diversas pessoas e fotógrafos se perguntaram se o Instagram está indo longe demais ao censurar imagens editadas pelo Photoshop. Para quem não sabe, a manipulação de imagens é um tipo de fotografia, muito famosa por sinal, como a publicação censurada acima. O recurso pode prejudicar certas contas que utilizam da rede social como meio de trabalho.

Em uma resposta a um comentário, o fotógrafo admite que concorda com quase tudo do recurso, mas que espera ver como isso vai funcionar na prática pois pode afetar o trabalho de fotógrafos que trabalham com fotografias digitais.

“Interessante ver isso e curioso se for um pouco longe demais. Embora eu goste desse recurso por ajudar as pessoas a associarem melhor o real do ‘photoshopado’, eu também tenho um enorme respeito pela arte digital e não quero ter que clicar em barreiras para vê-la”. 

Termina Harriman

Resposta da empresa

O Instagram comentou que o recurso de esconder fotos editadas no Photoshop usa “uma combinação de feedback de nossa comunidade e tecnologia” para identificar quais fotos serão passadas para verificadores independentes. Se esses verificadores de fatos determinarem que uma foto seja falsa, ela ficará escondida atrás de uma mensagem de aviso antes que alguém possa vê-la.

Além disso, estas imagens “falsas” serão excluídas da aba Explorar e não aparecerá em hashtags.

Rede social em prol da informação correta e segurança dos usuários

2019 foi um ano em que o Instagram passou por grandes reformulações para atender aos “padrões de saúde e segurança dos usuários”. Em setembro, por exemplo, a rede social proibiu postagens com produtos de dietas e cirurgia estética. O objetivo é promover mudanças benéficas e que não tirem da plataforma a sua ideia principal, que é ser um lugar positivo para todos os usuários.

Veja o que mudou no Instagram após essa medida:

Já meses antes, a maior mudança do Instagram foi a remoção do número de likes (curtidas, em português) de todas as postagens. A medida, adotada em julho de 2019 ano no Brasil, teve como um dos seus objetivos também remover a pressão sobre o usuário.

E você? Aprova a nova medida do Instagram de censurar as imagens editadas do Photoshop? Deixe nos comentários a sua opinião.

Fonte: Peta Pixel

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário:

Assine nossa Newsletter