Instagram Shop é a nova forma de se fazer compras dentro do Instagram

Instagram Shop é a nova forma de se fazer compras dentro do Instagram
Nova função Instagram Shop oferece curadoria de novos produtos e tendências e permite a compra pelo próprio Instagram

Na última quinta-feira (16) o Instagram lançou oficialmente o Instagram Shop, uma nova função que oferecerá para os usuários da rede social uma nova forma de encontrar e comprar produtos pela própria rede.

Junto com a nova função, o Instagram também está introduzindo em sua plataforma o Facebook Pay, que permitirá que os usuários não precisem sair do ambiente da rede social nem mesmo para fazer o pagamento de suas compras.

Revelado em novembro do ano passado, o Facebook Pay é uma plataforma de pagamentos do próprio Facebook, que permite aos usuários cadastrar os dados de um cartão (tanto de crédito quanto de débito) para que ele possa executar pagamentos diretamente pelas redes sociais ou serviços de mensagem gerenciados pelo Facebook.

Além de efetuar pagamentos diretos para as lojas, o Facebook Pay também permite que os usuários façam transferências monetárias entre si, enviando o dinheiro para a conta de qualquer contato e debitando o valor transferido no cartão de débito cadastrado, como se fosse uma compra feita na opção débito. A vantagem desta operação é que, ao contrário do que acontece na transferência entre contas bancárias, a pessoa que está enviando o dinheiro não precisa pagar nenhuma taxa.

facebook pay instagram shop
Plataforma Facebook Pay permitirá que os usuários efetuem a compra de produtos que viram no Instagram sem precisar sair da rede social (Imagem: Instagram)

Aqui no Brasil, o Facebook Pay é a função que está por trás de todas as operações monetárias que podem ser feitas através do WhatsApp, mas que foram suspensas pelo Banco Central e pelo Cade até que haja regulamentação específica.

O que muda com o Instagram Shop

O Instagram já possuía dentro da plataforma um recurso para marcar os produtos sendo vendidos nas publicações, levando a um catálogo do vendedor. Entretanto, para efetuar uma compra, o usuário era levado para o site do vendedor fora da plataforma. Com o Instagram Shop, será possível fazer a compra dentro da plataforma, sem sair do app (ou do site).

Por enquanto, o serviço poderá ser encontrado dentro da aba explorar, mas o Facebook já avisou que até o fim do ano será introduzido uma aba exclusiva para ela na parte inferior do app, tornando muito mais rápido o acesso do usuário para a função.

A ideia do Instagram Shop é servir como uma grande vitrine para que os usuários não apenas tenham contato com as novidades das lojas que seguem na rede social, mas que também possam encontrar mais facilmente quais são as novas tendências do mercado.

instagram shop
No Instagram Shop você poderá encontrar recomendações baseadas nos seus interesses ver quais são as últimas tendências da rede social (Imagem: Instagram)

Além disso, o Instagram Shop também irá oferecer recomendações personalizadas para os usuários, oferecendo uma série de produtos de criadores que a pessoa pode nem conhecer mas que possui um catálogo que ele pode achar interessante. Este espaço também mostrará uma coleção especial de produtos curados pela @shop (o canal especializado em compras oficial do Instagram), que fará uma curadoria das novas tendências que tem feito sucesso na rede social.

Já para os lojistas, o Instagram Shop permitirá que se façam lançamentos exclusivos pela plataforma — um formato bem interessante para grifes que, desde o início da pandemia de COVID-19, têm tido problemas em mostrar ao público suas novas coleções — além de permitir que elas ofereçam seus produtos para venda diretamente pelo próprio Instagram caso já estejam cadastradas no Facebook Pay.

Por enquanto, o Instagram Shop está disponível apenas nos Estados Unidos, mas a nova função deverá se expandir aos poucos para o resto do mundo nas próximas semanas. 

Fonte: Instagram

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter