Devo instalar antivírus no Android?

Antivírus Android
Entenda por que você não precisa de um antivírus para a segurança do seu dispositivo Android em nosso artigo!

antivirus para celular 720x377 - Devo instalar antivírus no Android?

Por mais absurdo que possa parecer, isso é um fato: você não precisa instalar um antivírus no seu smartphone Android. Talvez compense pelas funções agregadas que ele possa oferecer, mas no aspecto da segurança em si, não é tão essencial como o uso no PC, por exemplo.

Confira abaixo os motivos para não “esquentar a cabeça” com um antivírus de terceiros em seu aparelho.

Leia também

Golpe do WhatsApp que simula liberação do 14º salário já afetou mais de 320 mil brasileiros

A aposta nas lojas oficiais e sua patrulha constante

spyware - Devo instalar antivírus no Android?

Em primeiro lugar, queremos deixar bem claro que a recomendação da não utilização de um antivírus em seu smarphone Android não tem nenhuma relação com uma possível “falta de vírus” para essa plataforma.

Pelo contrário! É cada vez mais comum a disseminação de pragas virtuais para dispositivos móveis, principalmente as que visam o Android, que de forma esmagadora é o sistema móvel mais utilizado, com 85% de participação de mercado, de acordo com dados da IDC.

Segundo a Kaspersky, os casos de ransomware, o malware da moda, voltado para dispositivos móveis, triplicou no primeiro trimestre de 2017. Então, o que não falta são ameaças para os nosso queridos smartphones.

Leia também

Ransomwares: entenda o que são e como se proteger dos ataques

A questão de não precisar baixar um app de antivírus dos mais variados fabricantes, como Avast, AVG, Avira, entre tantos outros, é o fato das lojas oficiais de aplicativos já serem bastante seguras e monitorarem os apps disponíveis.

Por isso que uma das dicas mais básicas de segurança é: baixe somente aplicativos das lojas oficiais. Quando citamos lojas oficiais, estamos nos referindo, por exemplo, a Play Store, no caso do Android, ou a App Store, caso você seja usuário da Apple.

play 1 - Devo instalar antivírus no Android?

É evidente que nada é 100% seguro. Então, sim, pode acontecer de vírus se infiltrarem em lojas oficiais se passando por apps legítimos. Mas, na grande maioria dos casos, o problema é resolvido rapidamente e os aplicativos são eliminados antes do estrago tomar proporções gigantescas.

No caso do Android, a partir de maio deste ano, a necessidade de baixar um antivírus de terceiros para cuidar da parte da segurança reduziu ainda mais. Eles apresentaram, durante a conferência I/O 2017, o Play Protect, uma solução nativa que integra sistema e a loja de apps.

google 2 720x405 - Devo instalar antivírus no Android?

O Play Protect, além de ser um software de segurança nativo do Android, que já está disponível para todos os usuários que possuem instalada a versão 11 do  Google Play Services, é um sinalizador na Play Store para os apps que já foram verificados por esse guardião do Google. Isso significa que quando você vê a legenda “Verificado por Play Protect” quando vai baixar algum aplicativo na loja, ele já foi escaneado e está seguro.

play 720x423 - Devo instalar antivírus no Android?

A falsificação dos antivírus

Além de você não precisar necessariamente de um antivírus de terceiros para manter seu dispositivo Android seguro, os cibercriminosos usam essa alcunha de “antivírus” para camuflar ameaças. Como disse acima, baixar apps somente nas lojas oficiais não traz uma garantia irrevogável de segurança, embora seja o mais aconselhável. Um estudo recente mostra que dos 655 aplicativos de antivírus presentes na Play Store, cerca de 131 trazem algum spyware (vírus espião) escondido.

Então, além de não ser necessário baixar um antivírus para o seu dispositivo Android, caso você opte por baixar um, tenha bastante cuidado com a opção que você irá escolher. Aposte nos apps de nomes consagrados, como Avast, AVG, Avira, DFNDR Security, da PSafe, Kaspersky Mobile Antivirus, da Kaspersky Lab, McAfee Segurança de Celular, da McAfee LLC, Malwarebytes e Mobile Security & Antivirus da ESET.

Antivirus e suas funções bônus

eset - Devo instalar antivírus no Android?

Se, no passado, os antivírus focavam somente na questão da segurança, hoje, eles se tornaram verdadeiros gerenciadores dos dispositivos. Acredito que muitas pessoas que utilizam um software desse tipo no smartphone Android acabam usando mais as funções que prometem melhorar a performance do aparelho do que a sua “função raiz“, ou seja, o scanner para encontrar possíveis ameaças.

Cada empresa trabalha de uma forma para tentar cativar o cliente e incentivar o download do app. O DFNDR Security, da PSafe, por exemplo, além de monitorar o carregamento da bateria para evitar sobrecarga, ainda traz funções como resfriamento da CPU, verificador de velocidade da rede, otimização para jogos, entre outras coisas.

Mantenha o foco em outros pontos

smart 720x380 - Devo instalar antivírus no Android?

Não confie cegamente que o monitoramento do Google irá te livrar das ameaças. Você tem um papel fundamental na segurança do seu dispositivo.

Utilizar um antivírus hoje em dia não é tão importante, mas outras regrinhas são essenciais, como: não baixar apps desconhecidos, sem antes uma consulta prévia do que se trata; não sair clicando em tudo que você lê, ainda mais com essa onda atual de ransomware; e manter sistema e apps sempre atualizados.

Entre apps e potenciais brechas do sistema, é bem provável que os cibercriminosos irão mirar nas brechas do sistema operacional. Então o melhor cenário (infelizmente nem sempre é possível) é ter um dispositivo com a versão mais atual do sistema Android.

app 720x480 - Devo instalar antivírus no Android?

Concluindo, embora o monitoramento do Google não seja totalmente garantido, ele já é o melhor que você pode esperar dentro do sistema Android. Noutras palavras, ainda não existe aplicativo antivírus melhor do que o próprio sistema (e da loja Google Play).

Mas, lembre que você tem um papel fundamental na segurança do seu dispositivo. Por isso, evite baixar apps desconhecidos (aqueles instalados via APK ou fora das lojas oficiais) e, ao navegar na internet, não saia clicando em tudo sem critério.

Por fim, destacamos que é muito importante, ou melhor, essencial, manter o sistema e apps sempre atualizados. Essa é a melhor camada de segurança que você pode fornecer ao seu dispositivo, contra as mais variadas ameaças presentes na internet.

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via