Intel expande processadores Core i de 10ª geração com nova série Comet Lake

Close dos chips de 10ª geração da Intel
Diferente da série Ice Lake, os processadores Intel Core de 10ª geração Comet Lake são focados em produtividade e desempenho em multitarefas sem comprometer a autonomia

A Intel anunciou hoje (21) a expansão da família de processadores Core i de 10ª geração com a nova série Comet Lake. Os novos processadores são feitos sob medida para entregar produtividade e desempenho para cargas de trabalho de alta demanda e multitarefas para laptops leves e finos (como os 2 em 1) sem comprometer a duração da bateria. Diferente dos chips apresentados anteriormente , os Ice Lake. A nova série Comet Lake traz arquitetura de 14 nm voltados a produtividade e cargas de trabalho, ao contrário dos 10 nm e foco em inteligência artificial da outra linha.

Imagem destacada da 10ª geração de processadores da Intel
Os processadores “Comet Lake” trazem desempenho de peso para laptops e 2 em 1 ultraleves

O Comet Lake é a primeira série a contar com 6 núcleos e conexão avançada mediante o Wi-Fi 6 (Gig+) e as portas Thunderbolt 3. Possui um ganho de dois dígitos em relação a geração anterior e permite aos usuários ajustar o desempenho, carga e funcionalidades para atender necessidades específicas de trabalho.

Intel Adaptix proporciona desempenho aprimorado

Os novos processadores Comet Lake vêm equipados com a tecnologia Intel Adaptix, um kit de ferramentas de software que permite aos desenvolvedores ajustar o sistema para obter desempenho máximo e ajudar os usuários finais a personalizar o desempenho de overclocking. O kit de ferramentas utiliza um algoritmo de machine learning para se adaptar a necessidade do usuário.

Intel Adaptix na 10ª geração Comet Lake
Os novos processadores aumentam o número de projetos otimizados com tecnologia Intel Adaptix, apoiando o modo de espera moderno para respostas mais rápidas e diferentes assistentes de voz embutidos nos PCs.

Uma dessas ferramentas é o Intel Dynamic Tuning Technology, que acrescenta uma nova capacidade de machine learning para adaptar de forma inteligente as configurações de energia, baseando-se no uso e na temperatura. Os fabricantes podem ajustar seus sistemas e ter um salto de 8 a 12% de desempenho, utilizando desses algoritmos para preverem cargas de trabalho e adaptar automaticamente a potência do processador para maximizar o resfriamento e obter o melhor desempenho possível.

O dobro de desempenho em conexão

Os processadores da família Comet Lake, assim como a recém-anunciada Ice Lake, possuem suporte para conexões muito rápidas. O Wi-Fi 6 (Gig+) traz segurança WPA3 ainda maior, garantindo a tranquilidade dos usuários, além de permitir downloads mais velozes por ser 3x mais rápido.

Arte da 10ª geração de processadores da Intel
A 10ª geração de processadores Intel Core possuem desempenho inédito e otimizadas por carga de trabalho

Já as portas Thunderbolt 3 são capazes de fornecer energia, velocidades de download de 40 GB/s e capaz de se conectar a milhares de docks, monitores e periféricos com apenas um cabo.

Modelos iniciais da 10ª geração Intel Comet Lake

Série U

Número do processadorCores de IA / ThreadsCache
Core i7-10710U6/1212 MB
Core i7-10510U4/88 MB
Core i5-10210U4/86 MB
Core i3-10110U2/84 MB

Série Y

Número do processadorCores de IA / ThreadsCache
Core i7-10510Y4/88
Core i5-10310Y4/86
Core i5-10210Y4/86
Core i3-10110Y2/44

Disponibilidade do Comet Lake

Os processadores Comet Lake marcam a chegada da 10ª geração de processadores e e serão disponibilizados aos fabricantes de PCs no final de 2019.

A partir do segundo semestre, os usuários podem procurar pelo selo “Engineered for Advanced Mobility” (traduzido para “construído para mobilidade avançada”) nas lojas online e físicas para obter os melhores sistemas baseados na 10ª geração nos principais fabricantes de PCs.

Especificações gerais da 10ª geração Intel: Ice Lake

ProcessadoresCore i3, i5, i7
EnergiaAté 25W para desempenho máximo (Série U)
Até 4.5W para 4-core e designs (Série Y)
Cores / ThreadsAté 6C/12T
Tamanho do Cache LLAté 12 MB de Intel Smart Cache
Frequência Max TurboAté 4.9GHz
Frequência de gráficosAté 1.5Ghz
ConexõesIntel Wi-Fi 6 (Gig+)
Thunderbolt 3
Suporte de MemóriaLPDDR4 / LPDDR3

Deixe nos comentários o que você achou dos novos processadores da décima geração. Será uma evolução significativa em relação aos da nona geração?

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta