Para computadores finos e leves, Intel lança a 11ª geração de processadores

A 11ª geração de processadores da Intel promete dar mais velocidade e agilidade aos usuários
Ao todo, são nove configurações de processadores, que devem estar disponíveis em mais de 150 modelos de notebooks e ultrabooks de várias marcas
Anúncio
Para computadores finos e leves, Intel lança a 11ª geração de processadores

Em um evento virtual nesta quarta-feira, 02, a Intel anunciou o lançamento da 11ª geração de processadores da linha Core, voltados para dispositivos finos e leves. Disponível em 9 versões (i3, i5 e i7), os novos processadores tiveram atualização da placa gráfica e agora contam com ferramentas da inteligência artificial para melhorar a performance e auxiliar ainda mais o usuário.

Também chamados de “Tiger Lake”, entre tantas inovações apresentadas, o destaque do evento foi para velocidade dos novos equipamentos. Segundo Boyd Phelps, vice-presidente de Engenharia da Intel, a nova geração de processadores da marca chega a ter desempenho 4x superior ao de marcas concorrentes.

Usando computadores equipados com um dos hardwares da nova geração, os usuários poderão ter maior produtividade durante o uso, pois a velocidade dele diminuiu o tempo de várias tarefas, principalmente para os usuários que produzem conteúdo. Para quem utiliza em escritórios, a melhora da velocidade pode ser sentida durante o uso de aplicativos como os do pacote Office.

Placa gráfica Intel iRIS Graphics

A Intel atualizou a placa gráfica dos processadores para a iRIS x Graphics
A iRIS x Graphics é a nova placa gráfica da marca e vai promover um desempenho bastante superior aos produtos concorrentes

Os Tiger Lake também tiveram um aperfeiçoamento em suas placas gráficas. Na prática, com a iRIS x Graphics, os usuários terão melhora no uso para entretenimento, pois o desempenho é melhor que o de 90% dos notebooks ultrafinos existentes. Também foram adicionados silícios à placa, que proporcionam maior desempenho gráfico durante os jogos, por exemplo.

“Melhor experiência de jogo ultra-portátil, taxas de quadros até 2x mais altas em jogos como Gears Tactics e PUBG que finalmente podem ser reproduzidos a 1080p em dispositivos ultrafinos e leves.”

Gregory Bryant, vice presidente executivo da Intel.

A Intel promete entregar o dobro de atuação que os modelos de processadores anteriores já entregavam. A capacidade de transmissão, segundo ela, é também 2 vezes maior que a de processadores concorrentes. Com isso, a empresa aposta que é possível ter uma boa jogatina, mesmo em um dispositivo sensível, como os notebooks ultrafinos.

Para edição de vídeos, a Intel afirma que os usuários poderão ter uma performance 2x mais rápida, enquanto a edição de fotos pode chegar a ser 2,7x mais ágil. A placa gráfica também suporta um monitor 8K ou até 4 monitores 4K simultâneos.

Inteligência Artificial

O suporte para inteligência artificial trará diversas melhorias para os novos computadores equipados com os Tiger Laker. Conforme o uso das máquinas, a IA consegue guardar os comandos fazendo-os serem mais rápidos nas próximas execuções.

Além disso, esses computadores contarão com uma tecnologia que impede ruídos durante uma videoconferência, além de promover desfoque de fundo acelerado em vídeos com super-resolução.

“Seu dispositivo pode usar IA para identificar sua voz ou as vozes dos participantes da teleconferência para que você possa manter o foco.”

Ksenia Chistyakova, engenheira de marketing de produto para IA e Mídia

Novos padrões de conexões

Para computadores finos e leves, Intel lança a 11ª geração de processadores
Esse novo tipo de conexão vai dar um salto de qualidade nos produtos equipados com os processadores

Outra novidade é o suporte para Wi-Fi 6. Esse novo padrão de conexão, mais rápido e seguro, promete mudar a forma como nos entretemos online. Os novos processadores darão suporte a conexões superiores a 9GHz de velocidade, enquanto os atuais, da versão 5, suportam menos de 4GHz

A 11ª geração também vem com suporte para o Thunderbolt 4, um padrão próprio de conectividade, revelado em julho pela Intel. Este é uma evolução do anterior Thunderbolt 3 e traz uma nova configuração para transferência de dados, com velocidade de até 40Gbps em uma única porta.

É por esta tecnologia, que chega a ser 4x mais rápida que o USB 3.0, que os novos processadores suportam as conexões com monitores de alta resolução, através de um único cabo. Os hardwares permitirão até quatro portas para conexões externas e uma gama de possibilidade de periféricos.

Plataforma Intel Evo

A marca, que já é conhecida por seus ecossistemas, agora lança o selo “Intel Evo” para notebooks baseados em uma nova estrutura totalmente adaptada à 11ª geração de processadores.

A marca destacou alguns diferenciais que os produtos certificados terão, como: acionamento rápido do computador, em cerca de 1 segundo; bateria com carregamento rápido, em 30 minutos; maior duração da carga; e bom desempenho mesmo quando o computador não estiver conectado à tomada.

Este e outros destaques da categoria, você pode conferir na matéria que fizemos sobre o novo selo e o Projeto Athenas, outra novidade da marca.

“Foram necessários milhares de engenheiros em todo o mundo trabalhando juntos para redesenhar fundamentalmente nosso processo para criar essa nova tecnologia.”

Boyd Phelps, vice-presidente de Engenharia da Intel

Phelps também comentou sobre as marcas que já estão trabalhando produtos com as novos processadores da Intel: Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo e Samsung. Essa última, inclusive, já está trabalhando modelos com modem 5G. Ao todo, serão mais de 150 designs de computadores que contarão com esses novos processadores.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter