Intel lança linha de SSD 660P no Brasil com foco em custo-benefício

Intel lança linha de SSD 660P no Brasil com foco em custo-benefício 3
A Intel divulgou oficialmente a nova linha SSD 660P, que promote trazer bastante espaço com altas velocidades e preço acessível

A Intel divulgou oficialmente a sua nova linha de Driver de Estado Solido (SSD) PCI Express, o SSD 660P. Essa série de SSD tem como foco em custo x benefício, mantendo a alta performance, garantindo alta capacidade de armazenamento e o mesmo tamanho, graças a tecnologia 3D QLC.

Intel SSD 660P
Nova linha de SSD 660P da Intel tem foco em custo-benefício

Perfomance sem pesar no bolso

Falando em desempenho, o SSD 660P vem no formato M.2 e com tecnologia NVMe e PCIe 3.0, garantindo maior velocidade em comparação ao SSD SATA pois pode sair das limitações que a tecnologia SATA impõe. Um ponto positivo na nova 660P é que os modelos dessa linha tem um sistema automatizado que transforma partes não usadas da memória QLC em SLC, para que possa ser usado como Cache, aumentando ainda mais o desempenho.

A Intel pretende atingir a maior parte do público consumidor com esse produto que, para eles, podem ser tanto de usuários casuais quanto usuários de escritório até alcançando público Gamer não profissional. A Intel tem ainda a linha de SSD 760P, que é voltada para um público mais HardUser, como jogadores semi profissionais e profissionais, e pessoas que trabalham com aplicações que exigem bastante carregamento das aplicações e armazenamento ágil.

SSD 660P Intel M.2 com tecnologia 3D NAND QLC
Um olhar mais próximo da placa M.2 Intel 660P com tecnologia QLC.

Memórias QLC

As memórias NAND Flash, que são o tipo utilizado nos SSD, tem várias formas de funcionamento, de acordo com a sua construção e tecnologia utilizada. Atualmente existem quatro tipos de litografia que são utilizadas:

  • As memórias SLC, que significa Single-Level Cell, e pode alocar 1 bit por célula.
  • As memórias MLC, que significa Multi-Level Cell, e pode alocar até 2 bits por célula.
  • As memórias TLC, que significa Triple-Level Cell, e pode alocar até 3 bits por célula.
  • As memórias QLC, que significa Multi-Level Cell, e pode alocar até 4 bits por célula.

Quanto mais bits por célula, maior a capacidade de armazenamento que uma memória pode ter, mantendo o mesmo tamanho. E é por isso que esses novos modelos de SSD 660P conseguem trazer alta quantidade de armazenamento, mantendo um tamanho compacto e preço competitivo.

A empresa vê um grande crescimento no mercado de SSD PCIe, e um estudo feito pela própria Intel informou que até 2021 mais de 80% do mercado de armazenamento seja de SSD, por isso o entusiasmo em trazer ao Brasil um produto com tecnologias inovadoras por um custo menos elevado. A Intel não revelou o preço do SSD 660P, mas já está disponível para compra em algumas lojas e seu preço é cerca de R$ 600 na versão com 512 GB de armazenamento.

Especificações técnicas Intel SSD 660p Series

Intel SSD 660P
ModeloIntel® SSD 660p Series
Capacidade (GB)512, 1024 (1TB), 2048 (2TB)
Memória NAND Flash64-Camadas, QLC, Intel® 3D NAND
BandaLeitura Sequencial: Até 1800MB/s, Escrita Sequencial: Até 1800MB/s
InterfacePCIe 3.0×4, NVMe
Formato, altura e peso80mm M.2 2280, S3, <10 gramas
Consumo de EnergiaAtivo: 100mW, Ocioso: 40mW
Temperatura em Operação0° C até 70° C
GarantiaGarantia de 5 anos

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail