Comprovado: Inteligência Artificial é sexy, e muito comercial

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IA não é apenas tendência de futuro; agora é tendência de moda: veja a nova campanha da fragrância Y, da Yves Saint Laurent e entenda

Inteligência Artificial é sexy. Seja na voz de Scarlett Johansson ou uma andróide assassina (referências: filmes Ela e Ex Machina). Mas mais que sexy, Alexandre Robicquet, pesquisador de IA da Stanford University, é retratado como um herói na nova campanha publicitária da grife francesa Yves Saint Laurent. Antes de você levantar as mãos e dizer que obviamente um cara bonitão desses estrelaria tal campanha, repare: o tema central é a ocupação dele. Veja abaixo o fashion film e entenda:

Podemos ver Alexandre escrevendo código, se estressando – igual a gente faz todo dia, mas com muito mais charme – e finalmente sendo ovacionado por uma plateia ao apresentar seu trabalho. Na vida real, Robicquet trabalha logo abaixo do fundador da Google X, Sebastian Thurun, e um de seus projetos incluem utilizar IA para detectar sinais de câncer, em estágios iniciais.

Derek zoolander ridiculously good looking
Como Derek Zoolander já dizia “há mais na vida do que ser muito, muito, ridiculamente atraente.”

Nao é a primeira vez que um modelo é elencado por seus dotes intelectuais; Pietro Boselli – que hoje ostenta 2M de seguidores em seu Instagram – veio à tona quando seus alunos da University College of London fizeram um post que se tornou viral, o rotulando como o professor de matemática mais sexy do mundo.

Hype, tendências, e controvérsias

Será mera coincidência que vimos um tema (retro) futurístico há poucas semanas em outra grande campanha de moda, na surra de vintage sci-fi da Gucci? Não, não. A moda imita a vida, e sempre à frente – evidenciando as mais fortes tendências sociais. IA vem ganhando muito espaço na mídia, tanto negativamente quanto positivamente. Vimos até os tech rockstars Elon Musk e Mark Zuckerberg baterem boca sobre o tema.

Plot twist: os geeks se tornam as crianças populares da escola

Estrelar em campanhas de perfume são um dos ápices na carreira de um modelo. Você está vendendo sua essência para o mundo. Pois mais uma vez estamos vendo uma valorização, um hype, no universo tech. Foi a vez da YSL – que já foi tida como uma das mais proeminentes do mundo – de se valer do tema; a campanha da fragrância batizada de Y tem como slogan “Everything starts with a why“, não apenas referenciando o nome da fragrância e da inicial da grife, mas também a premissa da nossa atual era:

Dentro do nosso avanço histórico, superamos “o quê” (sobreviver), viemos entendendo o “como” (estilo de vida), e agora nos perguntamos afinal – porquê? Qual o significado da vida? Indo além; o que define uma vida, e fechando a questão: o quão próximos podemos chegar a simular uma?

Ysl y ad campaign
Enquanto aguardamos conclusões e todo o potencial da IA, vamos usá-la também para vender fragrâncias.
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