Airlines starlink

Internet da Starlink chegará em breve a veículos, trens e aviões

Avatar of dácio augusto
A internet da Starlink, uma iniciativa de telecomunicações da SpaceX, ganhou o aval da FCC, dos EUA, para instalação de antenas em veículos em movimento

A internet da Starlink, serviço de conexão via satélite da SpaceX, pode estar mais próxima de chegar a aviões, carros e trens. Nesta semana, a Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, em inglês) concedeu autorização para a empresa utilizar a sua rede em veículos em movimento.

Internet da starlink
Exemplo de antena para utilização da internet da Starlink. (Foto: Reprodução/Starlink)

A novela da autorização da Starlink para uso em veículos em movimento começou em março deste ano, embora essa função tenha sido anunciada desde a introdução do projeto, em 2015, mas só recentemente a empresa começou a ter as vias de fato de executar essa promessa.

Segundo a proposta apresentada para o órgão regulador estadunidense em março, a internet da Starlink nos veículos em movimento é utilizável a partir de uma antena de uso pessoal (ou user terminal, como chamado oficialmente pela empresa) para permitir a captura do sinal dos satélites da iniciativa. 

Na utilização disponível antes da aprovação para veículos móveis, a antena da Starlink deveria ficar fixa em um lugar, mas agora, com a aprovação, os dispositivos necessários para acesso da conexão poderão estar fixos em objetos que se movimentem – permitindo assim, por exemplo, que usuários em aviões tenham acesso à rede.

É importante frisar, porém, que a autorização para essa utilização foi concedida tanto para a Starlink quanto para a Kepler Communications – começando a abrir espaço para um futuro em que esse tipo de comunicação de internet se torne mais comum, e também conte com diversas opções no mercado. 

Além disso, antes mesmo da aprovação da FCC a Starlink já estava fechando contratos com empresas de transporte para o fornecimento de internet móvel para veículos, como no caso da Hawaiian Airlines, divulgado em abril deste ano. A previsão é que a partir de 2023 as aeronaves da companhia comecem a contar com as antenas em suas estruturas, permitindo acesso a conexão fornecida pela iniciativa de Elon Musk.

Elon musk em evento nos eua
A SpaceX, responsável pela internet da Starlink, é mais uma empresa de Elon Musk. (Foto: Reprodução/Internet)

A Starlink é uma iniciativa de comunicações digitais da SpaceX, empresa de Elon Musk focada em exploração espacial. O plano da iniciativa é de, a partir de uma grande gama de satélites lançados na órbita terrestre, locais mais afastados, como fazendas e interiores do mundo, possam ter acesso a conexões de alta velocidade.

O projeto, desde então, vem entrando em ação e em parcerias com governos diversos – inclusive, em 2022, sendo o principal motivo da visita do bilionário ao Brasil, para discutir a aplicação do serviço para conectar escolas da área rural do país.

Ao mesmo tempo, a iniciativa também conta com polêmicas, com diversos especialistas do estudo espacial alertando sobre como as constelações artificiais feitas por satélites da Starlink podem afetar imensamente a visibilidade das estrelas e do céu noturno, por exemplo. 

Veja também

Ficou curioso com a Starlink? Veja como assinar ela no Brasil.

Fonte: The Verge, HoursTV

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados