iOS 12 começa a ser liberado! Saiba como atualizar e quais cuidados tomar

iOS 12 update 990x557 - iOS 12 começa a ser liberado! Saiba como atualizar e quais cuidados tomar
A mais nova versão do iOS já vai começar a ser liberada. Saiba quais sãos os aparelhos compatíveis, como fazer a atualização e quais cuidados tomar antes do processo

A mais nova atualização do sistema operacional da Apple para iPhone e iPad já está prestes a ser liberada para o público geral. O iOS 12 começará a ser disponibilizado ainda hoje, permitindo assim que os usuários possam desfrutar das suas vantagens que incluem mais estabilidade e novidades, além de prometer deixar os aparelhos mais antigos como o iPhone 5S e o iPhone 6 mais rápidos.

Embora muitas pessoas já tenham experimentado o novo iOS através da versão beta pública, outra grande parte dos usuários estava aguardando a liberação oficial do sistema e a atualização completa. Confira quais são os aparelhos que são compatíveis com essa atualização, o que fazer antes de atualizar e como realizar o processo com segurança.

Aparelhos compatíveis

ios 12 compatible devices 610x390 - iOS 12 começa a ser liberado! Saiba como atualizar e quais cuidados tomar
iPhones e iPads compatíveis com o novo iOS

A atualização para o iOS 12 é gratuita e poderá ser feita em qualquer dispositivo que rode o iOS 11, ou seja, pelo iPhone 5S e qualquer outro iPhone que tenha sido lançado após ele. Inclusive a empresa prometeu que nesses aparelhos mais antigos, o que inclui também o iPhone 6s, a nova versão do sistema operacional irá funcionar de forma ainda mais rápida e mais coesa, garantindo assim que os aplicativos sejam abertos com mais agilidade, inclusive a câmera, que poder ser aberto 70% mais rápido do que antes.

A lista completa inclui:

  • iPhone 5S
  • iPhone 6
  • iPhone 6 Plus
  • iPhone 6s
  • iPhone 6s Plus
  • iPhone SE
  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone X

Lembrando que os mais novos aparelhos, iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR, revelados na semana passada, já serão vendidos rodando a nova versão do sistema de fábrica a partir do dia 21 de setembro nos mercados selecionados. Infelizmente o Brasil não está na lista e ainda não sabemos quando eles vão chegar por aqui oficialmente.

Já em relação aos iPads, a lista fica a seguinte:

  • iPad Mini 2
  • iPad Mini 3
  • iPad Mini 4
  • iPad Air
  • iPad Air 2
  • iPad 6ª geração
  • iPad 5ª geração
  • iPad Pro com tela de 12.9 polegadas da 1ª geração
  • iPad Pro com tela de 12.9 polegadas da 2ª geração
  • iPad Pro com tela de  9.7 polegadas
  • iPad Pro com tela de  10.5 polegadas

O iPod Touch da 6ª geração também é compatível com o novo sistema operacional.

Cuidados antes de fazer a atualização para o iOS 12

backup iphone ipad to icloud 610x339 - iOS 12 começa a ser liberado! Saiba como atualizar e quais cuidados tomar
iCloud também pode ser utilizado para fazer o backup

Antes de começar a atualizar o dispositivo para o iOS 12, é importante fazer um backup dos dados e documentos no smartphone, por precaução. Isso pode ser feito através do próprio iTunes ou se preferir, utilizando a iCloud caso tenha uma conta com espaço suficiente.

Outro detalhe importante é saber que a atualização para o novo iOS tem 2.77GB, então pode ser que seja necessário apagar alguns aplicativos ou arquivos para liberar mais memória no iPhone ou iPad antes de iniciar o processo. Uma dica é fazer o backup das fotos no iCloud e apaga-las do aparelho.

Como fazer a atualização

ew 720x389 - iOS 12 começa a ser liberado! Saiba como atualizar e quais cuidados tomar
Saiba como fazer a atualização em seu iPhone ou iPad

O processo de instalação mais utilizado é o já conhecido OTA, ou seja over-the-air, que é feito através de uma rede Wi-Fi. Para iniciar a atualização basta ir em Configurações > Geral > Atualização de Software. O próprio sistema vai fazer uma busca por atualizações disponíveis e se a nova versão já estiver disponível para aquele aparelho, ela irá aparecer. O aparelho irá pedir permissão para fazer download e instalar.

Esse processo necessita de uma rede de Wi-Fi e que o aparelho esteja ao menos com 50% de carga ou mais, para não correr o risco de desligar no meio do processo por falta de energia. Algumas vezes a própria fabricante já envia para o usuário uma mensagem falando sobre a nova atualização, sem precisar forçar a busca por ela, nesse caso basta clicar em aceitar para fazer o download e instalar.

Outro método de instalação é através do iTunes. Para isso é necessário conectar o iPhone ou o iPad em um computador que seja Mac ou Windows e acessar o iTunes. Com isso, basta clicar no símbolo do iPhone ou iPad, apertar para procurar por atualizações do software e fazer o download.

O que esperar do iOS 12?

CR Electronics Inline WWDC ios12 screentime 0618 720x330 - iOS 12 começa a ser liberado! Saiba como atualizar e quais cuidados tomar
Novo recurso mostra quanto tempo o usuário passou em cada aplicativo

A mais nova versão do sistema traz uma porção de melhorias e de novidades para os usuários do sistema operacional da Apple. Uma das novidades mais comentadas é o recurso que oferece ao usuário um relatório do tempo que ele passa utilizando o seu iPhone, destacando o uso de aplicativos de forma separada e até oferecendo um limite de uso diário para cada um deles.

Outra novidade interessante é a chegada dos Memojis, que são mais avançados do que os Animojis. É possível criar um boneco com as características do usuário e utilizá-los em conversas como gifs personalizados, fotos, ou até mesmo em meio a uma conferência. Os personagens também se movem a medida que o usuário se move, imitando seus gestos e movimentos da fala.

O aplicativo de fotos da Apple também ganha uma renovada com recursos de inteligência artificial para reconhecer lugares, pessoas e agrupar as fotos a partir desse reconhecimento, tornando o uso mais fácil e pessoal.

Está ansioso (a) com a chegada do novo iOS?

iOS 12 update - iOS 12 começa a ser liberado! Saiba como atualizar e quais cuidados tomar

Receba Notícias por E-mail:

Share via