iOS 13: confira todas as novidades que chegam para o iPhone

Foto destacada iOS 13
A Apple promete melhorias em todo o sistema, novos recursos de segurança de dados, visual renovado e mais agilidade com o iOS 13

Anunciada pela Apple em 3 de junho, durante a WWDC 2019 (Worldwide Developer Conference), a nova versão do sistema operacional iOS, o iOS 13, recebeu uma grande reformulação em sua interface e recursos, trazendo diversas funcionalidades tão esperadas pelos usuários de iPhone, como o Modo Noturno.

A primeira grande novidade que marca a chegada do iOS 13 é a separação do sistema operacional dos iPads. Ou seja, agora o SO principal será exclusivo para iPhones e iPod Touch, deixando os tablets da empresa com um sistema próprio, chamado iPadOS. Mesmo tendo como base o iOS, os iPads receberão novas funções e uma tela inicial totalmente personalizada, projetada para aproveitar o tamanho do display.

No momento, os usuários a partir da versão iPhone 8 já podem testar a segunda versão beta do iOS 13, com correção de bugs, instabilidades e otimização do sistema. Segundo o calendário divulgado pela Apple, a versão final do sistema operacional deve ser liberada em meados de setembro.

Calendário de lançamento do iOS 13

03/06/2019Beta 1 do iOS 13 lançado (na WWDC 2019)
17/06/2019Beta 2 do iOS 13 liberado para desenvolvedores
24/06/2019Beta 1 público do iOS 13 liberado para usuários
03/07/2019Beta 3 do iOS 13 liberado para desenvolvedores
Incluindo novas funcionalidades
08/07/2019Beta 2 do iOS 13 liberado para usuários
Começo de
setembro
Beta final para desenvolvedores
Meados de
setembro
Lançamento oficial do SO
(provavelmente com os novos iPhones)

O iOS 13 promete bastante desempenho, estabilidade e recursos extras bastante bem-vindos. Confira abaixo todas as novidades que vieram com o novo SO:

Melhorias de desempenho e otimização

Introduzidas com o iOS 12, a Apple manteve as otimizações no sistema e melhorias no desempenho geral do aparelho. Com isso, os iPhones contemplados com a versão iOS 13 em setembro ficarão muito mais rápidos e com um sistema ainda mais leve.

Segundo a empresa, o novo SO ficou 30% mais rápido que a versão anterior, possuindo uma abertura de aplicativos 2x mais rápida, velocidade em downloads 50% maior e pacotes de atualização 60% menores. O Face ID, desbloqueio facial apresentado nos iPhones mais recentes, ficou 30% mais veloz.

Face ID ficou mais rápido

Modo Escuro

Aos entusiastas do Modo Escuro, a Apple disponibilizou de novo nativo o recurso em todo o sistema. Isso significa que todas as opções, aplicativos do sistema, papéis de parede e apps agora possuem uma versão clara e escura, podendo ser ativada direto da Central de Controle ou ser programado para ativar automaticamente à noite, como o Night Shift. Com a adição, os desenvolvedores também poderão incluir o Modo Escuro em seus aplicativos, assim smartphones e todos os aplicativos mais importantes ficam com a mesma tonalidade.

Interface do novo modo escuro do iOS 13
Interface do novo modo escuro do iOS 13

O Modo Escuro substitui as cores tradicionais do sistema por tons mais escuros, como preto e cinza, o que ajuda a diminuir a emissão de luz azul do smartphone, prejudicial à visão – e, convenhamos, deixa mais estiloso. No iOS 13, a função funciona de forma diferente do Android, pois todo o sistema será baseado em cores que se destacam no escuro e mínimo de detalhes, para dar a sensação de profundidade, mesmo com a ausência de sombras.

Sign in with Apple e segurança

Sign with Apple e Segurança

O debate e a preocupação sobre segurança de dados e informação tem se popularizado, não ficando restrito aos mais entendidos da área. Pensanso nisso, as empresas vêm desenvolvendo recursos para o público geral. Com o sign in with Apple no iOS 13, será possível facilitar o registro em aplicativos e personalizar permissões – o usuário seleciona o que vai compartilhar com a empresa.

Também será permitido criar um e-mail apenas para essa conta, barrando o acesso do desenvolvedor ao e-mail real do usuário. Se o usuário notar que o desenvolvedor está enviando newsletters e informações em excesso, dá para desativar com o recurso. O e-mail é protegido pela própria Apple, ou seja, ele não conseguirá bular essa segurança.

A Apple tem investido na imagem de uma empresa que se preocupa com a privacidade e a segurança dos seus usuários. Além do sign with Apple, outros recursos focados em privacidade foram acrescentados ao iOS 13, como o Find My, que combina o Find My iPhone e o Find My Friends. Ele terá um recurso de permitir o usuário a localizar o iPhone mesmo offline, usando Bluetooth e outros dispositivos iOS mais próximos.

Novo app Find My permite localizar o smartphone mesmo estando offline
Novo app Find My permite localizar o smartphone mesmo estando offline

Em relação ao compartilhamento de localização, os usuários terão essa opção somente uma vez. Funciona assim: o usuário pode escolher compartilhar a localização apenas uma vez com o aplicativo. Caso seja requisitado novamente, terá que ser permitido.

Fotos e Câmera

Um dos principais diferenciais para os usuários são os recursos de fotografia e câmera, que sempre recebem updates interessantes. Para o iOS 13, foi preparado um novo modo de fotografia chama Hi-key, que coloca fundos brancos nas fotos. Ele complementa a opção “estúdio fotográfico” com fundo escuro que já existia.

Novas ferramentas permitem muito mais liberdade para edição de fotos e vídeos. Todas as ferramentas de edição de fotos agora podem ser usadas para editar vídeos, como por exemplo, girar o filme, definir o quadro e aplicar o aprimoramento automático.

Com o iOS 13 agora será possível usar os mesmo editores de fotos, para editar vídeos
Com o iOS 13 agora será possível usar os mesmo editores de fotos, para editar vídeos

O Modo Retrato também ganhou novos recursos. Agora é possível alterar virtualmente o posicionamento da luz do rosto fotografado e adicionar efeitos monocromáticos com o Mono de alta tonalidade.

E os álbuns ganharam uma nova visualização, que separa seus melhores momentos e divide em coleções por dia, mês e ano. O modo all photos mostra todas fotos, o days seleciona automaticamente as que ele reconhecer como melhores, o months organiza por momentos e eventos, e years mostra uma seleção com apenas as melhores fotos do ano. A visualização das fotos ficou mais inteligentes, mostrando melhores recortes e formatos.

Maps otimizado

O aplicativo Google Maps no iPhone foi melhorado e agora exibe uma cobertura mais ampla de vias. Como foi anunciado durante a keynote na WWDC 2019, por enquanto somente os usuários de alguns estados dos Estados Unidos se beneficiarão com estas novidades do Google Maps, com a promessa de até o final do ano atender todo o país. Em outros países, entretanto, a cobertura mais ampla começará a partir de 2020.

O Google Maps no novo iOS 13 recebeu uma cobertura mais ampla e detalhará melhor as rodovias
O Google Maps no novo iOS 13 recebeu uma cobertura mais ampla e detalhará melhor as rodovias

Look Around

Outro aplicativos relacionado a localidade que chegará aos iPhones com iOS 13 é o Look Around (Olhe ao redor, em tradução livre). O app é bastante semelhante ao Street View, do Google, que dá uma visão tridimensional de uma cidade. Ao selecionar uma cidade o Look Around vai mostrar imagens reais da região em 3D. Além disso, novos recursos do Maps incluem o Collections (Coleções, em tradução livre) onde os usuários poderão compartilhar seus locais favoritos com os amigos, e também o Favorites (Favoritos), em tradução livre), para salvar rotas dos lugares mais frequentados – como sua casa ou trabalho.

Look around, novo recurso do Maps no iOS 13, é semelhante ao Street view do Google
Look around, novo recurso do Maps no iOS 13, é semelhante ao Street view do Google

Memojis, mensagens e teclado

O recurso Memoji se transformou em um pacote personalizado de adesivos direto no teclado. Ele poderá ser usado no iMessages, Mail e em outros aplicativos. O pacote de Memojis pode ser personalizado com as novas opções de cabelo, acessórios, maquiagem e piercings. Agora é o usuário quem decide como os contatos vão ver nome, foto ou Memoji ao enviar mensagens.

Novo pacote de Memoji
Novo pacote de Memoji (Imagem: MacRumors)

Por falar em mensagens, o app iMessages terá total integração com o Lembretes, que foi totalmente reformulado e ganhou diversos recursos bastante interessantes. O design recebeu uma nova cara, possuindo uma barra de ferramentas que será possível adicionar detalhes sobre algum evento ou nota. Devido à integração com o iMessages, ele também poderá marcar uma pessoa no Lembretes, para que seja exibido assim que a mensagem for enviada.

Deslizar no teclado

A digitação foi um dos itens muito importantes citados durante a Keynote na WWDC 2019. Além dos memojis migrando ao teclado, agora os usuários poderão usar o QuickPath, que permite digitar deslizando o dedo de uma letra para outra. É um recurso bastante esperado pelos donos de iPhones.

iOS 13: confira todas as novidades que chegam para o iPhone 3

Otimização no uso de dados

Com toda a correria do dia a dia, o uso de dados se torna cada vez mais necessário para ficar conectado o dia todo. No iOS 13, os iPhones receberão o novo modo Low Data Mode (Modo de menos dados, em tradução livre), que faz com que aplicativos reduzam o uso de dados móveis.

Não há muito mistério por aqui. O recurso, ao ativado, desabilita a atualização de apps em segundo plano, como também adia processos irrelevantes – para o momento – para poupar internet e também a bateria.

Novas funcionalidades ao Apple HomePod

Os HomePods ficaram mais inteligentes, reconhecendo mais de 100 mil estações de rádio ao redor do mundo
Os HomePods ficaram mais inteligentes, reconhecendo mais de 100 mil estações de rádio ao redor do mundo

A Apple não esqueceu da família que usa o sistema iOS para comandar a casa. O Apple HomePod, sistema de áudio inteligente similar ao Amazon Echo, ganhou novos recursos com o novo sistema operacional que facilitam a interação com o iPhone e ambientes da casa. Agora ficou mais fácil de transferir músicas do iPhone para o HomePod, sendo necessário apenas aproximar os dois dispositivos para realizar a transferência – antes, era preciso acionar a Siri e solicitar o processo.

Outra novidade diz respeito ao Live Radio, que permite a reprodução de mais de 100 mil estações de rádio ao redor do mundo com apenas um comando à Siri. E o melhor: o HomePod conseguirá fazer o reconhecimento de voz dos membros da família e gravar suas preferências.

Novidades para AirPods

iOS 13: confira todas as novidades que chegam para o iPhone 4

Principal gadget de áudio da empresa, os AirPods ganharam uma nova função de enviar áudio para até dois dispositivos. A Siri no gardget também ficará mais inteligente, fazendo a leitura das mensagens tanto do iMessages quanto de apps de terceiros compatíveis. A novidade chega também para os novos PowerBeats Pro, fones de ouvido esportivos da empresa.

E por falar em Siri, ela ficou ainda mais inteligente e “humana”. Com o app Atalhos do iOS 13, o usuário conseguirá criar formas poderosas de fazer a Siri interagir com seus apps. Ela vai identificar o padrão de utilização e sugerir automatizações, além de usar o AirPods para comandos de voz – e tudo isso com uma voz menos robotizada.

CarPlay reformulado

O CarPlay no iOS 13 recebeu novas funções e interação com a Siri para impedir o máximo de desatenção na hora de dirigir. Há um novo painel para músicas, e a Siri poderá auxiliar em aplicativos de áudio e de navegação – até de terceiros.

CarPlay foi reformulado e terá suporte à Siri
CarPlay foi reformulado e terá suporte à Siri

Realidade aumentada mais interativa

Conforme as atualizações vão saindo, elas precisam se adaptar às novas tecnologias que estão surgindo. No iOS 13, os iPhone terão um novo pacote de realidade aumentada muito mais sofisticado, por meio da nova geração do ARKit. A nova versão lidará melhor com elementos visuais em 3D, capazes de aumentar a interação com o usuário. O elemento-chave do ARKit 3 é o People Occlusion, que usa a câmera do celular para reconhecer o ambiente, o objeto principal (a pessoa) e o que está ao seu redor.

ARKit 3 no Iphone
Desenvolvedores terão ainda mais possibilidades de criarem apps e jogos em realidade aumentada

Durante a Keynote, o exemplo exibido foi um “ambiente” criado baseado em Minecraft. O que antes eram apenas elementos 3D posicionados a frente do objeto, com a nova versão do ARKit, os elementos ficam situados ao redor do objeto, dando ainda mais a sensação do “real”. Os desenvolvedores poderão usar o ARKit 3 para desenvolverem apps e jogos em realidade aumentada, mas também pode ser aproveitada para o universo cinematográfico.

Safari mais completo

O Safari, navegador padrão dos dispositivos Apple, ficou mais completo com a nova versão do iOS. Agora é possível enviar um link direto para apps ou mensageiros em diferentes formatos, e também possui um gerenciador de downloads que funciona mesmo em segundo plano. Ainda, o navegador ficou mais seguro, avisando quando o usuário usar uma senha fraca.

Safari ficou mais completo no iOS 13
Safari ficou mais completo no iOS 13 (Imagem: MacRumors)

Cuidados com a saúde

Houve melhorias no aplicativo Saúde. Ele agora está mais organizado e possui maior integração com quem tem o Apple Watch, dando dicas de atividades físicas e detalhes sobre perda de calorias. O app ganhou funções internas mais úteis também, como uma busca melhorada e gráficos mais interativos.

Houve melhorias internas e externos no app Saúde
Houve melhorias internas e externos no app Saúde

Preocupação com gestantes

Dentro do Saúde, também há uma nova função diretamente para gestantes. O novo calendário menstrual ajuda a entender melhor o ciclo e dá uma ideia mais clara sobre saúde em geral.

A Apple inseriu dentro do Saúde uma função para gestantes
A Apple inseriu dentro do Saúde uma função para gestantes

Mais recursos que chegam com o novo iOS 13

  • Novas ferramentas de formatação: o usuário poderá escrever e-mails com visual profissional de qualquer lugar direto no iPhone usando opções de formatação como estilo, tamanho e cor da fonte, alinhamento, recuo e listas numeradas ou com marcadores;
  • Rolagem por barra: agora será possível visualizar páginas maiores apenas segurando a barra de rolagem e deslizando-a para baixo;
  • Podcasts: houve melhorias também no app Podcasts, que está mais inteligente. Após realizar a pesquisa de temas, o app devolve projetos relacionados;
  • Bloqueio de notas no Contatos: apps de terceiros não poderão mais acessar o campo “Notas” em seus contatos. A mudança visa dar mais segurança aos usuários, pois pode haver armazenamento de informações;
  • Aplicativos de eBooks: agora o app de leitura online da Apple terá uma função de Metas, que mostra o quanto a pessoa leu a cada dia;
  • Maior limite de velocidade de download: o limite da velocidade de download para baixar aplicativos pesados aumentou para 200 MB;
  • Suporte para controles de PlayStation 4 e Xbox One: não houve informações sobre se o suporte será limitado apenas ao Apple Arcade ou se será disponibilizado para outros jogos da App Store, mas sabemos que será compatíveis com os novos iPhone.

Compatibilidades

O iOS 13 será compatível com todos os iPhones a partir do 6s e o iPod touch de 7ª geração. Usuários de iPhone 6 não poderão mais atualizar seus smartphones. Seu antecessor, o iOS 12, foi o que mais otimizou a vida útil dos aparelhos mais antigos, e o que introduziu o recurso de relatório de tempo de uso do iPhone, mostrando cada aplicativo separadamente e com a possibilidade de estipular um limite de uso diário para cada um deles.

O novo sistema operacional refina o que foi bem recebido pelos usuários com o iOS 12 e atualiza os iPhone com recursos atuais que estão sendo muito usados nos smartphones.

Aparelhos que receberão o novo iOS 13

Quem não quer esperar até o segundo semestre para conhecer o novo sistema operacional, pode testar a versão beta no Programa de Software Beta da Apple e enviar sua opinião para a empresa.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail