Nova atualização do iOS 14.3 melhora iPhones; confira o que muda

Modelos de iphone 12
Do ProRAW ao Apple Fitness+, veja como funcionam as novidades que chegam a iPhones e iPads com a atualização iOS 14.3 e iPadOS 14.3

A Apple lançou a atualização do iOS 14.3 para iPhones (e iPadOS 14.3) nesta semana. Mas o que essa atualização traz de novidade? Resumidamente, o update ativa uma série de recursos nos dispositivos da Apple que haviam sido mostrados em eventos de lançamento do iOS 14 e dos modelos de iPhone 12.

O iOS 14.3 (finalmente) traz o formato de imagem ProRAW para o iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max, libera o Apple Fitness+ (serviço de assinatura que é basicamente um streaming de ginástica) e oferece suporte aos novos fones de ouvido AirPods Max. Além disso, a atualização arruma alguns bugs e apresenta informações sobre privacidade na App Store.

É importante ressaltar que esse update é compatível com os modelos a partir do iPhone 6S.

Melhorias da atualização iOS 14.3

Vou detalhar abaixo o que a atualização iOS 14.3 traz de novidade para os iPhones:

Apple ProRAW

Infográfico sobre edição de fotos no iphone 12 pro
ProRAW traz opções avançadas de edição de fotos

Durante o lançamento dos modelos de iPhone 12, a Apple dedicou alguns minutos para falar sobre o novo formato de imagem ProRAW, que chegaria ao iPhone 12 Pro e Pro Max até o final de 2020. A atualização iOS 14.3 cumpre essa promessa.

O ProRAW é um formato que combina os recursos de fotografia computacional da Apple com a versatilidade do formato RAW para a edição de fotos. Esse recurso é mais voltado para quem tem noções intermediárias e avançadas de fotografia, já que o formato RAW é usado por aspirantes a fotógrafo e fotógrafos profissionais.

A vantagem desse formato é que os dados da imagem são armazenados sem nenhum tipo de processamento, o que aumenta exponencialmente o nível de detalhes que você consegue editar nas fotos em programas como o Lightroom, da Adobe, e o próprio aplicativo Fotos, que já vem instalado de fábrica nos iPhones.

Na prática, o novo formato combina essa versatilidade com o Deep Fusion (tecnologia que utiliza aprendizado de máquina para remover ruídos e melhorar o nível de detalhamento) e o Smart HDR (recurso que melhora a iluminação e cores da imagem), que são os recursos de fotografia computacional presentes no iPhone 12 Pro e Pro Max. Para ativar esse novo formato, vá em: Ajustes > Câmera > Formatos > ativar Apple ProRAW.

Apple Fitness+

Imagem do apple fitness plus, que chega a iphones na atualização ios 14. 3
Apple Fitness+ chega a iPhones e iPads com iOS 14.3 e iPadsOS 14.3

A atualização iOS 14.3 faz com que o Fitness+, aplicativo e serviço de assinatura que é uma espécie de streaming de ginástica da Apple, chegue a iPhones e iPads. A empresa anunciou esse app em setembro, junto ao lançamento do Apple One (plataforma que reúne os serviços de assinatura da empresa).

Esse Fitness+ oferece treinos guiados de yoga, ciclismo, corrida, exercícios de força e resistência, entre outros tipos de atividades físicas. A plataforma também usa um mecanismo de recomendação personalizado, que considera os exercícios concluídos anteriormente pelo usuário e sugere de forma inteligente novas opções que correspondem aos exercícios que os usuários selecionam com mais frequência, ou algo novo para equilibrar à rotina.

O aplicativo funciona de maneira integrada aos dispositivos e outros serviços da marca, desde iPhones até Apple TV e Apple Music. No caso do Apple Watch, dá para selecionar treinos no smartphone/tablet e acompanhar estatísticas de ritmo cardíaco e calorias queimadas no smartwatch. Todo o progresso e treinos realizados também aparecem no app Saúde do iOS e iPadOS.

O Fitness+ está disponível apenas nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Pelo menos, por ora.

Privacidade e correção de bugs

Ilustração sobre privacidade de aplicativos, uma das melhorias do ios 14. 3
iOS 14.3 traz nova seção de privacidade na App Store

No quesito privacidade, a melhoria da atualização iOS 14.3 está numa nova seção de informações na App Store que inclui um resumo, fornecido pelo desenvolvedor, sobre as práticas de privacidade do aplicativo.

Essas novas práticas de privacidade da loja de aplicativos vão trazer um sumário listando todas as permissões necessárias e requeridas por cada app, incluindo os pré-instalados de fábrica nos iPhones e iPads. Você consegue acessar esse sumário na seção “Privacidade do app” na App Store.

Ainda de acordo com a Apple, a função de segurança “Rótulos”, que informa os usuários sobre as práticas de coleta de dados de cada aplicativo antes de baixá-lo, também vai funcionar para apps da própria empresa. Ou seja, eles também serão submetidos a esses alertas de privacidade.

Nessa função, as autorizações dos aplicativos são divididas em três categorias: dados utilizados para rastrear você, dados vinculados a você e dados não vinculados a você. E a Apple vai exigir esses rótulos dos desenvolvedores sempre que eles enviarem atualizações dos seus respectivos aplicativos à App Store.

Outra novidade da atualização iOS 14.3 está na correção de um bug do aplicativo Atalhos, que atrasava em dois segundos a inicialização de apps com ícones personalizados. A Apple também informou que o update inclui outros recursos e correções de erros para iPhones e iPads.

Para atualizar o iOS do seu iPhone, vá em: Ajustes > Geral > Atualização de Software > Baixar e Instalar.

Fontes: Apple, CNET, Mac World e The Verge (ProRAW e privacidade)


Curtiu essa atualização iOS 14.3? Então dê uma olhada nessa lista de dicas e truques para iPhone 12 (e iPhones com iOS 14)!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário