iOS 14.5 traz atualização com mais segurança e novidades na Siri

Novo ios 14. 5 traz novidades para iphone e ipad
Transparência do rastreamento de apps, novos emojis, melhorias em bateria e 5G, novas vozes da Siri: confira as novidades da atualização do iOS 14.5

Em fase beta desde fevereiro, o iOS 14.5 traz muitas novidades, e hoje a Apple disponibiliza a versão final para os usuários de iPhone e iPad, que também recebe atualização para o iPadOS 14.5. Confira agora todas as novidades:

Segurança e privacidade

Transparência do Rastreamento de Apps

Como primeiro tópico, destacamos a importância que a Apple tem mostrado em seus produtos no que se refere à segurança. O recursoTransparência do Rastreamento de Apps mostra, para cada aplicativo disponível na App Store, todas as informações do usuário que serão compartilhadas com qualquer app durante seu uso.

Tt ios 14. 5
Tracking Transparency perguntando ao usuário se ele permite que algum aplicativo acesse suas informações. Reprodução: Apple

Ele será um “intermediário” entre você e os aplicativos, questionando certos acessos quando não estiver usando os aplicativos nativos, de terceiros ou em sites. Isso não os bloqueará, apenas solicitará a ciência e/ou permissão do usuário para o acesso das informações necessárias ao aplicativo para que ele funcione corretamente.

Desbloquear o iPhone com o Apple Watch

Iphone apple watch no ios 14. 5
No iOS 14.5 será possível desbloquear o iPhone através do Apple Watch. Reprodução: Apple

Todos estamos nos adaptando à realidade da pandemia, inclusive os smartphones. Com dificuldade em desbloquear aparelhos com o Face ID usando máscara, no iOS 14.5 é possível desbloquear o iPhone usando o Apple Watch. É possível realizar essa mudança nos Ajustes e você deve estar com o Apple Watch desbloqueado, então, quando for desbloquear o iPhone pelo Face ID, ao reconhecer a máscara, você sentirá duas leves vibrações no smart watch e o iPhone mostrará a mensagem “desbloqueando com o Apple Watch”, para que você utilize normalmente seu smartphone.

Pedindo socorro pela Siri

Uma nova função foi inclusa na Siri: solicitar ligações de emergência. Ao fazer a operação, aparecerá uma tela com uma contagem regressiva de 3 segundos para que, caso tenha sido por engano, possa cancelar o pedido. Daí a assistente de voz ligará para o número de emergência configurado.

Nova funcionalidade no ios 14. 5
Caso precise cancelar um pedido de socorro pela Siri. Reprodução: Macworld

Outra novidade é a adição de mais vozes à assistente de voz. Atualmente contando apenas com uma voz feminina, serão inclusas quatro vozes: duas varias variações femininas e duas masculinas. Vale lembrar que essa alteração será realizada apenas para quem possui suas configurações em inglês. Será que ouviremos novas vozes em português também?

Mídias

Música e Podcasts

O aplicativo Música teve pequenas mudanças em seu design, inclusive a possibilidade de arrastar as faixas para a direita ou esquerda, realizando ações como adicionar à biblioteca, baixar a faixa ou incluir na playlist atual. Também teremos mais menus no decorrer da tela e a função de compartilhar a letra das músicas nas redes sociais, como nos stories do Instagram.

Podcasts ios 14. 5
Nova interface no aplicativo Podcasts. Reprodução: Apple

Já o app Podcasts sofreu apenas leves mudanças visuais em seu ícone, que já não passava por atualizações há algum tempo. O Apple News — disponível apenas nos Estados Unidos, Austrália e Reino Unido — também teve essa mesma mudança.

Saúde

Fitness+ no AirPlay2

O serviço de assinatura da Apple voltado para exercícios, Fitness+, atualmente é exibido exclusivamente em iPhones, iPads e Apple TVs, e com a nova atualização do iOS será possível compartilhar a tela do aplicativo de seu iPhone ou iPad para qualquer dispositivo que comporte a tecnologia AirPlay 2, vista em vários aparelhos como smart TVs. Vale lembrar que este serviço de assinatura não está disponível no Brasil, por enquanto.

Outras novidades

Novos emojis

Ios 14. 5 traz atualização com mais segurança e novidades na siri. Transparência do rastreamento de apps, novos emojis, melhorias em bateria e 5g, novas vozes da siri: confira as novidades da atualização do ios 14. 5
Novos emojis e outros reformulados estão presentes na nova atualização do iOS. Reprodução: Apple

Foram introduzidos novos emojis no iOS 14.2, e agora veremos outros 200 novos na nova atualização do iOS 14.5. A maioria desses novos emojis são várias combinações de tonalidade de pele e gênero. Além disso, também haverá emojis inéditos como um coração pegando fogo ou o rosto relaxando, enquanto outros serão alterados — como a seringa, que ficará com o sangue menos assustador.

Alertas no Mapas

Maps no ios 14. 5
Aviso de acidente no aplicativo Mapas. Reprodução: Apple

Agora o aplicativo Mapas emitirá notificações sobre batidas no trânsito, perigos na estrada e pardais (que aferem a velocidade permitida na rodovia). Estes são recursos vistos em outros aplicativos para auxiliar viagens e que agora estarão inclusos no aplicativo nativo dos iPhones.

Novidades no Lembretes

Reminders ios 14. 5
Possibilidade de realizar filtros no aplicativo Lembrete. Reprodução: Apple

Finalmente chegou um recurso básico no aplicativo Lembretes que os usuários costumam sentir falta: organizar suas listas. Agora será possível ordenar por data de criação, prioridade e por título. Também será possível capturar a tela do aplicativo para salvar em suas imagens.

Bateria no iPhone 11

Quem possui um iPhone 11, iPhone 11 Pro ou iPhone 11 Pro Max, talvez perceba que, após o iOS 14.5, o sistema que informa a saúde da bateria passará por uma recalibração. Alguns dos usuários perceberam que as informações apresentadas estavam erradas, o que poderia causar dreno na bateria ou reduzir sua performance, imprevisivelmente. Você pode conferir mais informações nessa nota divulgada pela Apple.

5G em ambos os chips

Atualmente quem usa o modo dual-sim (dois chips) no iPhone 12, sabe que sua conexão é limitada ao 4G. Agora, com o iOS 14.5, caso seus chips comportem a tecnologia 5G, o iPhone poderá realizar essa melhor conexão.

iPad

Ios 14. 5 traz atualização com mais segurança e novidades na siri. Transparência do rastreamento de apps, novos emojis, melhorias em bateria e 5g, novas vozes da siri: confira as novidades da atualização do ios 14. 5
O iPad também leva sua parcela de novidades com a nova atualização. Reprodução: Apple

Geralmente há mudanças exclusivas para iPad, e no iPadOS 14.5 não é diferente. Agora quando você reinicia o aparelho na horizontal, a logo da Apple aparecerá nessa orientação, e o mais importante, a busca por emoji, que havia sido implementada apenas para iPhone no iOS 14, agora também está disponível para iPads.

Confira também tudo sobre a WWDC, próximo grande evento da Apple, que ocorrerá em junho deste ano.

Fonte: Apple, CNET, Forbes e Macworld.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário