Apple apresenta iOS 14 com widgets na tela inicial e nova interface

ios 14 destaque
iOS 14 também traz Biblioteca de Apps e App Clips, um novo jeito de acessar aplicativos. Versão beta chega em julho para modelos a partir do iPhone 6S
Anúncio
Apple apresenta iOS 14 com widgets na tela inicial e nova interface

A Apple mostrou pela primeira vez o novo iOS 14 nesta segunda-feira (22), durante a WWDC 2020 (Worldwide Developers Conference), a conferência mundial para desenvolvedores parceiros da empresa. O evento, cuja edição deste ano é totalmente virtual, acontece até sexta-feira (26).

O novo sistema operacional do iPhone traz uma interface remodelada com uma série de novos recursos. Entre as novidades, as que mais chamaram atenção foram as relacionadas ao novo conceito de tela inicial, que traz widgets e uma Biblioteca de Apps para reorganizar os aplicativos. De acordo com a empresa, a versão beta do novo sistema operacional deve chegar ao público em julho para modelos a partir do iPhone 6S.

Outras novidades anunciadas pela Apple no novo sistema operacional para iPhone foram o novo design da assistente virtual Siri, um novo aplicativo de tradução, novos recursos para o aplicativo de mensagens padrão da Apple e para personalizar memojis e os App Clips, um novo jeito de acessar aplicativos.

Ícone do iOS 14
iOS 14 traz interface remodelada

Para Craig Federighi, vice presidente sênior de Engenharia de Software da Apple, o novo design da tela inicial, combinado com a nova Biblioteca de Aplicativos e os App Clips tornam o iPhone ainda mais funcional e fácil de usar.

Nova tela inicial, Biblioteca de Apps e widgets do iOS 14

Vamos começar pela Biblioteca de Aplicativos (App Library), que organiza os apps em grupos e listas de maneira automática. Graças a essa nova tela, agora é possível ocultar algumas páginas de ícones de apps na tela inicial “principal” do usuário. É um recurso parecido com o que o Android oferece, mas com uma capacidade maior de agrupamento de aplicativos. A primeira categoria, por exemplo, traz sugestões com apps que você mais usa.

App Library iOS 14
A Biblioteca de Aplicativos agrupa automaticamente os apps no iPhone

Já os novos widgets representam a maior mudança da tela inicial do iOS em anos. Eles possuem variações de tamanhos e contam com uma combinação beleza e informações no design. E agora podem ser fixados, também, na tela inicial de maneira integrada aos outros aplicativos.

Widgets na nova interface do iOS 14
Widgets poderão ser adicionados à tela inicial no iOS 14

Para adicioná-los à tela inicial, o iOS 14 oferece até uma biblioteca de widgets, onde os usuários podem selecionar e customizar de acordo com temas e necessidade, como trabalho, viagem, entretenimento etc. O novo sistema operacional oferece até uma área que mostra, de maneira automática, os widgets e apps relevantes de acordo com a hora do dia, local e atividade do iPhone.

PiP iOS 14
Agora você poderá continuar assistindo vídeos enquanto usa outros aplicativos

Ainda falando sobre aplicativos, uma boa notícia para usuários acostumados a fazer multitask no iPhone é que o iOS 14 agora conta com Picture-in-Picture para vídeos. Esse é outro recurso similar ao que o Android já oferece. Após abrir um vídeo, você poderá colocá-lo no canto da tela e em cima de outros apps. Dá até para esconder o vídeo e ouvir apenas o áudio.

Novo design da Siri

A assistente virtual da Apple está mais discreta e funcional no iOS 14. A experiência de uso da Siri foi redesenhada, com a assistente pessoal atendendo você sem sair da tela que você está visualizando.

Siri gravando audio no iOS 14
Siri vai ser capaz de gravar e enviar mensagens de áudio no iOS 14

Além disso, vai ser possível pedir que a Siri grave mensagens de áudio e as envie para seus amigos e familiares. Essa função de ditados, integrada à assistente virtual, dispensa a conexão com a internet.

App Clips

Esse recurso tem o objetivo de oferecer uma nova forma de se acessar aplicativos que você não tem instalado no iPhone. Os App Clips do iOS 14 funcionam de forma parecida ao QR Code ou tag NFC (inclusive tem suporte para essas tecnologias), porque o usuário aponta o smartphone para o código e aparece na tela um card com sugestão de aplicativo que oferece um serviço relacionado àquela situação. Tudo isso é processado no iPhone, sem que nada seja enviado para a nuvem, o que garante a sua privacidade.

Exemplo de um App Clip sendo usado no iOS 14

A novidade, também, é que por meio dos App Clips você consegue acessar partes do aplicativos, sem que você precise instalar a “versão completa” deles. Além disso, o recurso tem suporte para o serviço “Iniciar sessão com a Apple”, ou seja, você não precisa criar contas para usar os aplicativos e pode acessá-los sempre que quiser na Biblioteca. Os App Clips também funcionam de forma integrada ao Apple Pay.

Novo aplicativo de tradução

Esse aplicativo já vai vir integrado ao iOS 14. Assim como o Google Tradutor, o objetivo do app é facilitar a vida de quem precisa traduzir palavras e frases, seja para trabalho ou conversas cotidianas com estrangeiros. Ele funciona mesmo sem conexão com a internet e permite que você tenha conversas em tempo real, em diferentes idiomas.

wwdc 2020 ios 14
Siri como tradutor simultâneo é um dos novos recursos mais interessantes do iOS 14

Na interface do aplicativo, vai ser possível digitar o texto ou ditá-lo. No lançamento, o app será capaz de traduzir o termo ou frase inseridos para até 11 idiomas: inglês, chinês, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, coreano, árabe, português e russo.

Novos recursos do app Mensagens

Uma das novidades no app de mensagens padrão da Apple no iOS 14 é que agora dá para fixar conversas importantes, para que elas sejam vistas no topo do app. É o mesmo recurso que já existe no WhatsApp

App de mensagens no iOS 14
Vai ser possível fazer threads de conversas dentro de grupos

Outro recurso novo são os grupos. Agora dá para responder mensagens específicas do grupo, construindo um “fio” dentro da própria conversa, e marcar pessoas para direcionar as mensagens a ela. O topo do grupo traz um pequeno display com fotos das pessoas mais ativas, além de permitir que você crie uma identidade visual única para o seu grupo.

Os memojis também foram atualizados, trazendo mais recursos para personalizar os avatares. Entre eles estão novos cortes de cabelo e acessórios. Agora dá até para colocar máscaras neles. Isso foi inspirado, claro, nos atuais tempos de pandemia do novo coronavírus.

Memojis do iOS 14
Memojis terão novas opções de customização

Novos recursos para apps de navegação

Trazendo mais detalhes e navegação aprimorada, o aplicativo Maps evoluiu um pouco mais esse ano para integrar o iOS 14. A interface foi melhorada e a Apple também desenvolveu recursos avançados para preservar sua privacidade.

Agora o aplicativo vai contar, também, com rotas e recursos para ciclistas e proprietários de carros elétricos. Para quem possui esse tipo de veículo, o Maps vai indicar, na rota, os melhores caminhos com estações de carregamento compatíveis, considerando também fatores como elevação e clima, e monitorar a carga do carro. Para este recurso, a Apple anunciou que está trabalhando com as marcas BMW e Ford, mas não especificou em quais modelos.

Já em relação ao recurso para os ciclistas, ele será disponibilizado, a princípio, para as seguintes cidades: Nova York, Los Angeles, São Francisco, Xangai e Pequim. O aplicativo vai mostrar, nas rotas, quais trechos possuem inclinação (e escadas) e quais ruas estão com tráfego mais carregado.

Print do app Maps do iOS 14
Maps vai mostrar inclinações e escadas em rotas para ciclistas

A Apple também anunciou novidades para o CarPlay, que vai trazer opções de wallpaper e novas categorias para aplicativos. Entre elas estão aplicativos para estacionar, indicar estações de carregamento para carros elétricos e entrega de comida. De acordo com a empresa, o CarPlay está disponível em 80% dos carros novos no mundo todo.

CarPlay
CarPlay agora conta com informações de estacionamento, estações de carregamento de veículos elétricos e aplicativos de delivery

Outra novidade é a Apple CarKey, criou uma versão digital de chave de carro, que funciona com tecnologia de proximidade NFC. Assim, dá até para compartilhar cópias da chave via iMessage e bloquear o uso de forma remota, caso o seu iPhone seja perdido ou roubado. A função já estará disponível para novos modelos da Série 5 da BMW e para iOS 13.

Apple CarKey iOS 14 WWDC 2020
O CarKey dispensa o uso de chaves físicas para abrir e ligar o carro

O iOS 14 está disponível para desenvolvedores a partir de hoje (22), com lançamento da versão beta para usuários em julho de 2020, e lançamento da versão final possivelmente entre setembro e outubro, próximo do lançamento dos novos iPhone 12.

Gostou das novidades no iOS 14? Qual delas você mais espera, e o que ficou de fora nesta versão? Escreva pra gente nos comentários!

Fontes: Apple.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter