Iphone com ios 15. 2

iOS 15.2 é lançado com Privacy Report, Legado Digital e mais

Avatar of victor pacheco
Nova versão do sistema inclui melhorias na privacidade e segurança, já podendo ser instalada em iPhones e iPads

Quando a nova versão do sistema operacional da Apple foi lançada em setembro deste ano, algumas funções acabaram não sendo disponibilizadas, mas isso passa a ser passado com o iOS 15.2. Depois de passar por todos os testes,a empresa da maçã lançou a atualização que, no total, conta com 16 melhorias.

Os grandes destaques ficam por conta do App Privacy Report (que foi lançado no Brasil como Relatório de Privacidade de apps) e Legado Digital, que irão deixar a experiência do uso do sistema da Apple ainda mais seguro e intuitivo. Também há novidade no uso dos aparelhos por crianças. Veja detalhes agora mesmo e como realizar a instalação.

Novidades estão finalmente disponíveis

O iOS 15.2 pode ser considerado um lançamento da Apple para disponibilizar todas as novidades anunciadas na WWDC deste ano, uma vez que boa uma parte delas não ficaram prontas à tempo para serem lançadas nas versões 15 e 15.1. Além de realizar a correção de diversos bugs, a empresa está permitindo que seus usuários tenham acesso à dados sobre sua privacidade de uma forma mais assertiva.

Logo do ios 15. 2
IOS 15.2 já pode ser instalado em diversos aparelhos Apple
(Foto: Apple)

O lançamento do iOS 15.2 também marca o lançamento do novo plano da Apple Music, que pode ter um uso ainda maior da Siri. Outras novidades incluem uma maior segurança na hora de crianças estarem utilizando o iMessage. Se a versão 15.1 do iOS trouxe novidades no Share Play e melhorias na câmera, agora é hora de aprimorar sua privacidade e outros pontos que não podem ser deixados de lado.

App Privacy Report e outros recursos de segurança

App privacy report da apple disponível ios 15. 2
Será possível saber ao que os aplicativos possuem acesso ao aplicativo
(Foto: Apple)

Você sempre se questionou sobre as informações que os aplicativos possuem sobre você? O principal propósito do App Privacy Report é responder esta pergunta, com dados mostrados em tempo real. Logo depois de ativar, será possível saber a quantidade de internet que está sendo utilizada, assim como ter conhecimento sobre acesso ao seu armazenamento e até mesmo sensores. Os sites que estes sites se conectam também serão exibidos a partir disso. É possível ativar o Relatório de Privacidade de Apps por meio deste caminho:

  1. Configurações;
  2. Privacidade;
  3. Relatório de privacidade de Apps;
  4. Ativar Relatório de Privacidade de Apps.

Você conhece ou é pai ou parente de uma criança que usa iPhone? Um dos novos recursos do iOS 15.2 são focados exatamente para estes pequenos usuários. Assim que o sistema perceber que uma imagem com nudez foi enviada pelo iMessage para uma criança, a mesma nem mesmo será carregada. O responsável também poderá ser informado sobre o envio indevido e claro, conferir o que está acontecendo. Este é um recurso que precisa ser ativado pelos pais.

Nova funcionalidade do ios 15. 2
Nova funcionalidade do iOS 15.2 evita que crianças vejam fotos com nudez
(Foto: Apple)

Ainda falando sobre a privacidade e maior segurança, agora é possível solicitar uma chamada de emergência em pouco tempo e de uma forma ainda mais assertiva. Já disponível no iPhone há um tempo, você pode fazer a programação para que ao pressionar e segurar os botões de volume, o resgate seja chamado imediatamente. Se antes era necessário manter seus dedos nos botões durante 5 segundos, isso sobe para 8 segundos. A Apple colocou esta novidade para evitar possíveis chamadas indesejadas. Até porque, ninguém pressiona os botões laterais de um celular durante tanto tempo, certo?

Buscar Meu iPhone disponível mesmo com pouca bateria

Os recursos de localização de smartphones são realmente ótimos e podem ser a salvação para que você não precise realizar o investimento em um novo aparelho, mas só é possível fazer isso quando o celular está com bateria, certo? Não se você estiver utilizando o iOS 15.2. Permitindo que uma pequena parcela de energia seja salva, é possível rastrear seu telefone em até 5 horas depois que ele desligou devido à pouca bateria.

Legado Digital do iCloud

Como uma novidade focada em fazer que parentes tenham acesso ao seu celular mesmo depois de sua morte, a solução de Legado Digital do iCloud permite que você cadastre um contato de confiança que pode acessar e desbloquear o iPhone ou iPad mesmo depois de seu falecimento.

Legado digital do ios 15. 2
Legado digital permite que dados e aparelho possa ser acessado por contato de segurança.
(Foto: Apple)

Será possível fazer isso por meio de um código especial que será enviado para o contato de segurança que você salvou no Legado Digital, assim como a certidão de óbito será solicitada. O iPhone ou iPad será desbloqueado logo depois que a confirmação for realizada. Você pode realizar o cadastro da pessoa que terá acesso aos seus dados ao seguir estes passos: Configurações > Perfil > Senha e segurança > Contato herdado. O Digital Legacy está disponível apenas no iOS 15.2.

Assinatura Voice do Apple Music

Anunciado junto com o lançamento dos novos MacBooks, o novo plano do do serviço de reprodução musical da Apple está finalmente disponível. Além de ser mais barato do que os planos tradicionais, custando apenas US$ 4,99 (R$ 28,11) por mês, é possível ter um melhor uso do Apple Music com a assistente pessoal que está presente na vida de diversos usuários de iPhone. Mas no momento, apenas usuários dos EUA podem realizar a assinatura desta opção.

Novo plano da apple music lançado com ios 15. 2
Custando a metade do preço da mensalidade dos EUA, novo plano da Apple Music é focado em uso da Siri.
(Foto: Apple)

Você pode pedir por exemplo para que a Siri toque música em diversos dispositivos, como HomePod mini, AirPods, iPhone e até mesmo quando estiver utilizando o Apple CarPlay. Tudo será exibido sem anúncios, mas você sempre precisará pedir para que a assistente pessoal comece a tocar uma música. É possível utilizar os botões de pausa e reprodução no aplicativo do Apple Music, mas você não tem acesso às letras e áudio espacial nesta opção.

Fechando o assunto de música, agora também é possível pesquisar por uma música em uma playlist da Apple Music. Não será mais necessário que você role a tela para encontrar aquele som ideal para a atividade que está fazendo no momento.

Mais novidades no iOS 15.2

Você é assinante do serviço de nuvem da Apple? Caso seja, agora é possível ocultar seu e-mail na hora de realizar um envio pelo aplicativo oficial da empresa. Para isso, basta clicar no endereço remetente e depois clicar em “Esconder meu e-mail”. Será utilizado um endereço gerado automaticamente pelo sistema.

Funçção de esconder e-mail na apple
Você pode esconder seu e-mail na hora de conversar com algum desconhecido.
(Foto: Apple)

O Modo Macro também pode ser desativado caso você não deseje realizar o uso, por meio de um ícone de flor que aparece na tela. Se você não gosta tanto dessa funcionalidade, então é hora de finalmente desativar isso (quem sabe para sempre). A Apple também permite que você edite etiquetas (também chamada de Tags) no iOS 15.2, o mesmo valendo para a exclusão.

Modo macro do iphone
Modo Macro do iPhone pode ser desativado com nova atualização. (Foto: PhoneArena)

Devido a um possível acidente ou problema, pode ser necessário realizar a troca de uma peça e nem sempre sabemos se isso é original ou falsificado, certo? Com o iOS 15.2, uma mensagem que identifica se a nova peça (ou atual) foi realmente fabricada pela fabricante do iPhone será exibida.

Selo de peça genuína da apple
Sistema agora identifica se peça é original ou falsificada.
(Foto: Apple)

Caso não tenha sido fabricada pela empresa, será exibida uma mensagem de “Peça Desconhecida”. A Siri também foi aprimorada e recebeu uma atualização que irá aprimorar a navegação de pais e filhos na internet, onde você pode usar a internet com uma maior segurança.

Fechando as novidades, agora será possível alugar ou comprar filmes por meio da App Store, sem a necessidade de abrir o iTunes apenas para isso. Outra novidade ficou por conta do Apple CarPlay, que agora exibe faixas de conversão, canteiros centrais, ciclovias e faixas de pedestres sempre que você estiver utilizando o Apple Maps.

O aplicativo de informações sobre o mercado monetário também recebeu uma pequena atualização. O Stocks agora exibe a moeda de um perfil, também sendo possível verificar o histórico do perfil selecionado com o passar dos anos.

Correções de bugs

O que seriam das atualizações se os bugs não fossem corrigidos? O iOS 15.2 também trouxe a solução de alguns problemas que estavam sendo relatados pelos usuários. Ao realizar a atualização do novo sistema operacional da Apple, você verá a correção dos seguintes erros:

  • A Siri pode não responder enquanto o VoiceOver está em execução e o iPhone está bloqueado;
  • As fotos ProRAW podem parecer superexpostas quando visualizadas em aplicativos de edição de fotos de terceiros;
  • Imagens do HomeKit que incluem uma porta de garagem podem não ser executadas a partir do Apple CarPlay quando o seu iPhone está bloqueado;
  • O CarPlay pode não atualizar as informações de reprodução em tempo real para determinados aplicativos;
  • Os aplicativos de streaming de vídeo podem não carregar conteúdo nos modelos do iPhone 13.
  • Os eventos da agenda podem aparecer no dia errado para usuários do Microsoft Exchange.

Quais aparelhos são compatíveis com o iOS 15.2?

A nova versão do sistema operacional já está disponível para boa parte de dispositivos Apple. Como você pode imaginar, uma atualização para iPads também foi disponibilizada a partir de hoje. Para saber se você já pode realizar o download da nova versão do sistema operacional, basta seguir este caminho: Ajustes > Geral > Atualização de Software. A empresa garante que donos dos modelos abaixo podem passar a usar o iOS 15.2:

  • iPhone 13;
  • iPhone 13 Pro;
  • iPhone 13 Pro Max;
  • iPhone 13 mini;
  • iPhones 12 e iPhone 12 Pro;
  • iPhone 12 Pro Max;
  • iPhone 12 mini;
  • iPhones 11 Pro Max, 11 Pro, XS Max e XS;
  • iPhones 11 e XR;
  • iPhone X;
  • iPhones 8 e 7;
  • iPhone 8 Plus e 7 Plus;
  • iPhone SE (2ª geração);
  • iPhone SE;
  • iPhone 6s;
  • iPhone 6s Plus;
  • iPod touch (7ª geração);
  • iPad mini (6ª geração);
  • iPad de 10,2 polegadas (9ª geração);
  • iPads Pro de 11 polegadas (3ª geração) e de 12,9? (5ª geração);
  • iPad Air (4ª geração);
  • iPad de 10,2 polegadas (8ª geração);
  • iPads Pro de 11 polegadas (1ª e 2ª gerações) e de 12,9? (3ª e 4ª gerações);
  • iPads Pro de 10,5 polegadas (1ª geração) e de 12,9? (2ª geração);
  • iPads (5ª e 6ª gerações);
  • iPads mini (5ª geração) e Air (3ª geração);
  • iPad de 10,2 polegadas (7ª geração);
  • iPads mini 4 e Air 2;
  • iPad Pro de 9,7 polegadas (1ª geração);
  • iPad Pro de 12,9 polegadas(1ª geração).

O que achou das novidades do iOS 15.2? Já realizou a atualização? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira quais foram os melhores aplicativos da App Store de 2021:

Fontes: PC Mag, The Verge e Life Hacker

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados