iOS vs. Android: Ainda faz diferença entre qual escolher?

iOS vs. Android: Ainda faz diferença entre qual escolher? 4
Renovamos um velho debate para questionar se hoje quem fica por cima no mercado de sistemas móveis é a Apple ou a Google.

Se você colocar um iPhone X ao lado de um Galaxy Note 8 é bem provável pensar que há não muito a escolher entre iOS e Android. Afinal de contas, os sistemas operacionais oferecem os mesmos aplicativos, nos mesmos tipos de grades, com abordagens semelhantes para notificações e configurações rápidas. Nessa altura do campeonato, você provavelmente está feliz com sua escolha entre a maçã ou robozinho. Então, existe realmente algum motivo para mudar? Sim, e são quatro razões, para sermos específicos.

Privacidade

Nos últimos dois anos, a Apple tem se empenhado em falar sobre as vantagens de privacidade do usuário relacionadas ao iOS. Menos de seus dados são enviados para a nuvem, mais deles são armazenados com segurança no seu dispositivo, e a Apple não quer coletar tantos dados sobre você em primeiro lugar, segundo a própria empresa.

Você pode ler a política de privacidade da Apple na íntegra aqui. Muitos dos dados que são enviados de volta à Apple, incluindo consultas de pesquisa e locais de mapa, são agregados e anonimizados, embora nem todos. Se você estiver usando o Find My iPhone, por exemplo, a Apple precisa saber quem você é e onde seu telefone está, para ajudar você a se reunir.

iOS Vs. Android: Ainda faz diferença entre qual escolher?

Isso é oficialmente chamado de Privacidade Diferencial, em que os dados que a Apple coleta sobre seus usuários ficam embaralhados, por isso não podem identificar as pessoas individualmente. Isso significa que “vemos padrões gerais, e não específicos, que podem ser rastreados até você” nas próprias palavras da Apple.

O Google, por outro lado, gosta de fornecer o máximo de informações pessoais que puder para criar serviços muito mais pessoais, e vê detalhes sobre você – você pode ler sua política de privacidade aqui (e não se esqueça da política da Samsung, ou LG, ou qualquer empresa que fizer o seu telefone).

iOS vs. Android: Ainda faz diferença entre qual escolher? 5

É claro que a questão de quantos dados são coletados – dados que podem ser vinculados a você pessoalmente – é um pouco diferente de como esses dados são usados. O Google diz que está usando todas as informações coletadas de maneira responsável e útil, algo que você pode ou não ter confiança.

“Coletamos informações para fornecer melhores serviços a todos os nossos usuários – desde descobrir coisas básicas, como a linguagem que você fala, até coisas mais complexas, como quais anúncios você considera mais úteis, as pessoas mais importantes para você on-line ou Vídeos do YouTube que você pode gostar ”, diz o Google em sua política de privacidade.

Não há dúvidas de que a Apple está menos interessada em criar perfis para seus usuários e veicular anúncios para eles e mais interessada ??em defender a privacidade do usuário. O Google admite que coleta mais dados, mas promete tomar cuidado com isso. Por isso, depende do quanto você confia nessas gigantes empresas de tecnologia para saber se você se sente mais à vontade usando iOS ou Android em seu telefone.

Compatibilidade

Já conhecemos a abordagem da Apple: ela pode apoiar o iTunes para Windows e o Apple Music para Android, mas realmente quer que seus usuários executem hardware e software da Apple e nada mais. O HomePod é apenas o exemplo mais recente disso, sem suporte para o Spotify (a menos que você use o Airplay) ou o Android.

Sempre foi incrível o fato de o iOS ser fantástico se você gosta do modo de fazer das coisas da Apple, porque você não tem muita escolha. Não há inicializadores para modificar o SO, por exemplo, embora a personalização seja um problema diferente que não iremos nos aprofundar aqui.

iOS vs. Android: Ainda faz diferença entre qual escolher? 6

O que queremos falar neste artigo é sobre os “ecossistemas digitais”, em vez de iOS e Android especificamente: comece a investir na Apple, com seus HomePods, Apple TVs e iCloud, e acredite, a facilidade de tudo torna muito difícil para o usuário sair desse mundo. Por outro lado, você pode se inscrever no Google para receber seu e-mail, seu armazenamento na nuvem e suas fotos, e você pode alternar entre plataformas com mais facilidade, seja o macOS, o Windows e o Chrome OS, ou o iOS e o Android.

Compare o processo de alternar do Android para o iOS com uma conta do Google, que basicamente envolve o download e a assinatura em alguns aplicativos do Google, com o processo de ir em outra direção com uma conta da Apple – você pode configurar seus e-mails e agendas Android, mas não há suporte para o iCloud, ou Apple Photos, ou seus filmes do iTunes.

iOS vs. Android: Ainda faz diferença entre qual escolher? 7

Dito isso, a onipresença e a popularidade dos iPhones significam que outros fabricantes têm de oferecer suporte a eles, então sua escolha de dispositivos compatíveis acaba sendo maior. Escolha o iOS e você pode escolher um dispositivo Apple Watch ou Android Wear para o seu próximo smartwatch ou transmitir conteúdo para uma Apple TV ou um Chromecast ou enviar áudio para um HomePod ou um Amazon Echo.

Como já dissemos, trata-se mais dos aplicativos e serviços da Apple e do Google, e não especificamente do iOS e Android, mas se você estiver no iOS e pensar que há uma chance de um dia pular a cerca para o Android, é uma boa ideia usar o Google para seus aplicativos e serviços, ou simplesmente escolha opções neutras como Netflix e Spotify, que não se importam com o sistema operacional móvel que você está usando.

Segurança

Assim como na disputa entre macOS vs Windows, as perspectivas de segurança para iOS vs Android são muito favoráveis ??à Apple: há mais malwares voltados para dispositivos Android, uma vez que ele é acessado com mais frequência e as atualizações de segurança são mais lentas na implementação.

Os iPhones não são invulneráveis ??a tentativas de invasão, mas estão muito mais restritos e você não precisa se preocupar muito com a segurança. Isso significa que os aplicativos às vezes são restritos no que podem fazer, mas o benefício é que os aplicativos mal-intencionados não podem controlar o seu dispositivo com tanta facilidade.

iOS vs. Android: Ainda faz diferença entre qual escolher? 8

Assim como o Windows, o Android não é um caso de “perda total” quando se trata de segurança. Compre de um fornecedor respeitável, mantenha-se fiel à Google Play Store, use um pouco de bom senso e provavelmente você ficará sem preocupações, mas é justo dizer que você precisa estar um pouco mais atento.

Os números não são bons para os usuários do Android – os criadores de malware têm mais probabilidade de segmentar o sistema operacional do Google, pois há menos loops para percorrer, mais dispositivos para atacar e mais dispositivos executando versões desatualizadas do software, possivelmente oferecendo essas vulnerabilidades de segurança que os hackers amam tanto.

iOS vs. Android: Ainda faz diferença entre qual escolher? 9

Uma boa notícia é que os aplicativos agora são verificados automaticamente no app Play Store no Google, com atividades suspeitas sinalizadas e interrompidas. No final de 2016, o Google afirmou que 0,05% dos dispositivos Android que usam exclusivamente aplicativos do Google Play tinham aplicativos potencialmente prejudiciais.

O Android está melhorando, mas o iOS continua na frente. As aplicações escritas para iOS devem ser especificamente aprovadas e aprovadas pela Apple, tornando muito difícil controlar um dispositivo Apple. Os bugs de segurança ainda aparecem e precisam ser eliminados no iOS, mas geralmente são resolvidos rapidamente.

Apps

Para melhor ou para pior, os aplicativos para Android ainda têm a vantagem sobre os aplicativos iOS quando se trata de quão fundo eles podem colocar suas garras no sistema operacional móvel. É a razão pela qual você não pode alterar seu aplicativo de SMS padrão em um iPhone ou gravar uma chamada no próprio telefone ou abrir um link de um email em algo diferente do Safari ou alterar o tema de ícone e papel de parede.

iOS vs. Android: Ainda faz diferença entre qual escolher? 10

Os aplicativos para Android podem ter acesso a esse tipo de informação (quais aplicativos você está usando e por quanto tempo), enquanto o iOS não pode. Outro exemplo de aplicativos banidos do iOS são aqueles que medem análises detalhadas da sua conexão Wi-Fi, ou aquelas como o Tasker, que automatizam várias funções de baixo nível do sistema operacional.

iOS vs. Android: Ainda faz diferença entre qual escolher? 11

Quase todos os aplicativos agora aparecem no Android e no iOS, mas é verdade que os aplicativos e jogos mais recentes são lançados primeiro no iOS: o Alto’s Odyssey é um exemplo atual que, no dia 22 de fevereiro chegou no iOS e continua sem data confirmada para um lançamento do Android. Os primeiros lançamentos do Android também acontecem, mas eles tendem a ser para aplicativos menores de desenvolvedores independentes.

iOS ou Android: a decisão ainda é sua

Então, a próxima vez que você chegar a uma encruzilhada na vida do seu smartphone, talvez valha a pena considerar como é a vida do outro lado do muro dos sistemas operacionais móveis – ainda há diferenças importantes na maneira como o Android e o iOS funcionam, e importantes o suficiente para fazer a mudança ou reforçar sua preferência pelo o que já possui e conhece.

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • A maçã podre, respeita sua privacidade? Kkk, nenhuma empresa respeita, da gigante da tecnologia a perquenas empresas, são tudo iguais, só aguem sem conhecimento pode afirmar que o iOS é seguro, você acha que as empresas vai dizer que te monitora 24 horas por dia?, claro que não, elas vão mentir igual faz a maçã.

    O importante é, que não deve não terme.

Receba Notícias por E-mail:

Quer receber notícias no seu e-mail?
Holler Box
Share via