MagSafe do iPhone 12 pode interferir em marcapassos

Iphone 12 pode intereferir em marcapasso
Página de suporte da Apple confirma que o iPhone 12 pode interferir em marcapassos, em virtude do recurso que utiliza ímãs para acoplar carregador e acessórios

A Apple confirmou que a tecnologia MagSafe, presente nos aparelhos da linha iPhone 12, pode interferir em marcapassos. Em um documento de suporte recentemente revelado pelo site MacRumors, a Apple avisa que os acessórios MagSafe e qualquer modelo do iPhone 12 devem ser mantidos em uma distância “segura” do marcapasso do usuário.

O que é um marcapasso

Iphone 12 pode interferir em marcapassos
Um modelo de marcapasso, mostrando seus condutores.

O marcapasso é um pequeno dispositivo implantado cirurgicamente no coração, com objetivo de regular as batidas do coração quando este encontra-se comprometido. O dispositivo monitora os batimentos cardíacos continuamente, identificando batimentos lentos ou irregulares, e enviando estímulos elétricos para regularizar as batidas.

Quando a pessoa tem um marcapasso, ela pode viver uma vida normal, só tomando certos cuidados quando estiver perto de aparelhos como micro-ondas e celulares, não só o iPhone 12, já que eles emitem ondas que podem atrapalhar o funcionamento do dispositivo e ocasionar problemas de saúde nos usuários.

Tecnologia MagSafe e marcapassos

Iphone 12 pode interferir em marcapassos
MagSafe do iPhone 12 pode interferir em marcapassos

Vários estudos já comprovaram que ímãs perto de marcapassos são perigosos. Dependendo da força magnética, eles podem causar interferências no funcionamento do dispositivo implantado na pessoa, causando mal funcionamento e muitas vezes podendo até mesmo levar a morte, o que torna o fato que o MagSafe do iPhone 12 pode interferir em marcapassos preocupante.

A tecnologia MagSafe, introduzida no iPhone 12, usa ímãs para permitir que acessórios se conectem ao iPhone pela parte de trás do aparelho. Segundo a Apple, uma distância segura para que a tecnologia não afete o usuário é de 15cm para o carregamento com fio e 30cm nos carregamentos wireless.

Embora até agora não se tenha noticia de nenhum acidente ocorrido com usuários de iPhone 12 e marcapassos, é importante saber que ele pode afetar o funcionamento do marcapasso. Usando com cautela e com atenção, é provável que nenhum problema se manifeste. É notável também, que no novo documento de suporte visto pelo MacRumors, a Apple afirma que o iPhone 12 e a tecnologia MagSafe “não apresentam maiores riscos que os modelos anteriores de iPhone” para os marcapassos, mas, provavelmente por garantia após a publicação de alguns artigos médicos relatando a interferência, preferiu deixar explicita a informação que o MagSafe do iPhone 12 pode interferir em marcapassos.

Você pode conferir as recomendações da Apple na página oficial de suporte do iPhone 12.

Fonte: MacRumors, Heart Rhythm Journal

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário