Índice
Desde que empresas como Samsung e Motorola entraram no mercado de smartphones dobráveis, uma expectativa sobre uma resposta da Apple foi se criando. E parece que em 2026, a espera vai acabar, pois um iPhone dobrável finalmente pode ser lançado, com as primeiras informações divulgadas pelo analista Jeff Pu. Veja o que já se sabe sobre o aparelho:
Telas sem vincos

Como antecipado pela Samsung Display em sua passagem na CES 2026, a Apple gostaria de lançar seu iPhone Fold como um produto inovador, então uma tela sem vincos, na foto acima, é a primeira grande surpresa. Segundo o analista Jeff Pu em uma reunião de investidores, a tela principal seria do tipo OLED, não teria vincos e mediria 7.8″, enquanto a tela externa mediria 5,3″.

Caso isso seja verdade, o smartphone dobrável da Apple seria menor que o Galaxy Z Fold7, que tem uma tela interna de 8,” e tela externa de 6,0″. O modelo também pode ter uma estrutura que mistura alumínio e titânio para maior durabilidade.
Sobre a dobradiça da tela, a Apple estaria inovando ao apostar em uma dobradiça de metal líquido. Basicamente, esta escolha pode reduzir vincos no uso a longo prazo e também aumentar a resistência geral do dispositivo. Um modelo desenvolvido para testar capas também chegou ao X no começo deste ano, o que dá uma noção de como seria o visual do iPhone dobrável, veja:

Outra informação confirmada por Jeff Pu é que o FaceID, sistema de reconhecimento facial da Apple, não estaria presente neste modelo. Em vez disso, a empresa teria apostado no TouchID, localizado no botão de ligar e desligar a tela.
Câmeras

A Apple deve investir em um jogo de câmeras potente para seu primeiro aparelho dobrável. Os primeiros vazamentos apontam que teremos um jogo de 48 MP principal com sistema 7P, que usam 7 elementos ópticos plásticos para melhorar a qualidade da imagem, reduzindo distorções e reflexos. Já a outra lente também teria 48 MP, mas usaria um sistema de correção de fotos um pouco abaixo, o 6P.
Já falando das câmeras para selfies, o analista antecipou que o iPhone Fold terá duas lentes de 18 MP para cada tela. A ideia da Apple é optar pelos menores sensores possíveis para que haja um bom espaço livre para uma bateria que entregue uma boa autonomia. A câmera Center Stage, que ajusta o modo de captura automaticamente e estreou com os iPhone 17, não deve ser vista no smartphone dobrável da Apple.
Processador

O processador escolhido para o iPhone dobrável deve ver um A20 Pro, o mesmo que deve estar presente nos iPhone 18 Pro e iPhone 18 Pro Max, mas personalizado para entregar uma experiência fluída no modelo com tela que dobra.
Fabricado no processo de 2 nanômetros da TSMC, o chip adotaria a nova arquitetura WMCM, que integra a RAM no mesmo wafer que a CPU, a GPU e o Neural Engine. Essa compactação de componentes libera um espaço interno precioso, permitindo que a fabricante equipe o modelo com uma bateria de maior capacidade.
O sistema operacional, inclusive, também deve receber algumas modificações para gerenciamento de multitarefas nas tela que dobram, algo que a Samsung também já faz com os Galaxy Z Fold.
Memória e armazenamento
Para lidar com todas as demandas das telas dobráveis, Jeff Pu sinalizou que a Apple escolheu 12 GB de RAM para o iPhone dobrável. Rumores mais fortes citam que o modelo seria lançado em versões de armazenamento de 256 GB e 512 GB, deixando a opção de 1 TB para os iPhones 18 Pro e 18 Pro Max.
Quando o iPhone dobrável será lançado?

Como todos os anos, novos iPhones sempre são lançados em meados de setembro, a tempo das festas de final de ano. Rumores mais fortes apontam que em setembro, a Apple lançará apenas os iPhone 18 Pro, iPhone 18 Pro Max e o iPhone dobrável. Já o iPhone 18 e iPhone 18e chegam em fevereiro de 2027.
Finalizando sobre preço, vale lembrar que o aparelho faz parte de uma categoria mais premium, então ele pode ser mais caro que o iPhone 17 Pro Max, que chegou ao Brasil com preço sugerido de até R$ 18.499. Você teria um iPhone dobrável? O que espera de um aparelho como este? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Com informações: 9to5Mac l Tom’s Guide l Tech Radar
Revisado por Luís Antônio Costa em 16/01/2026
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.