Jack dorsey deixa cargo de presidente-executivo do twitter

Jack Dorsey deixa cargo de CEO do Twitter

Avatar of otávio queiroz
Anúncio foi feito pelo próprio executivo em seu perfil no Twitter; decisão impactou ações da companhia

Jack Dorsey, um dos cofundadores do Twitter, anunciou hoje (29) que deixará o cargo de CEO da rede social. A confirmação, feita pelo próprio executivo em seu perfil no Twitter, chega logo após especulações inundarem diversos veículos de imprensa norte-americanos durante a manhã desta segunda-feira. O cargo, que pertencia a Dorsey desde 2015, agora deve ser ocupado por Parag Agrawal, atual CTO da companhia.

No último domingo (28), o executivo publicou um tuíte no qual dizia amar a plataforma. Nesta segunda (29), pouco antes das 13h (horário do Brasil), Dorsey fez um novo tuíte, no qual anunciava a sua saída da rede social. “Não sei se vocês ouviram, mas eu pedi demissão do Twitter“. Junto a mensagem, ele ainda anexou o e-mail que enviou à equipe no qual explica as razões da sua saída. “Depois de quase 16 anos assumindo uma função em nossa empresa … de cofundador a CEO, a presidente, a presidente-executivo, CEO interino e CEO… decidi que finalmente é hora de ir embora”.

Além de promover Agrawal ao cargo de presidente executivo, Dorsey anunciou que o atual presidente e diretor de operações da Salesforce, Bret Taylor, fará parte do atual conselho administrativo da rede social. A Salesforce, empresa norte-americana de software on demand e uma das líderes mundiais em soluções de CRM, é atualmente uma das maiores investidoras do Twitter.

Jack Dorsey, que atualmente também ocupa o cargo de presidente do conselho administrativo, já afirmou que também deixará a posição em maio de 2022, ano em que chega ao fim o seu atual contrato. Segundo o executivo, a sua decisão tem como objetivo “dar a Parag o espaço de que ele precisa para liderar”.

Essa foi a segunda vez que Dorsey ocupou o cargo de CEO na companhia. A primeira vez havia sido em 2007, logo após ter fundado a rede social e pouco tempo antes de ser afastado por acionistas em 2008. Após isso, ele conseguiu retornar ao comando em 2015, depois de convencer o conselho do Twitter de que estava preparado para ocupar o cargo novamente. No total, Jack Dorsey ficou no comando da plataforma por aproximadamente 8 anos.

Impacto nas ações

Jack dorsey deixa cargo de presidente-executivo do twitter
Ações do Twitter caem cerca de 1% após anúncio de demissão de Dorsey (Reprodução/Internet)

Nos primeiros negócios do dia, quando as informações sobre a saída de Jack Dorsey não passavam de especulações, os papéis do Twitter dispararam até 9% na Nasdaq, enquanto as ações da empresa de pagamentos Square, que também é comandada por Dorsey, subiam 3%. Por volta das 11h55, já com a bolsa de Nova York aberta, as ações do Twitter tinham uma alta de 3,36%, cotadas a US$ 48,65.

Já com a demissão confirmada, as ações da plataforma caíram em quase 1%, por volta das 14h desta segunda-feira (29). Já na B3, os BDRs do Twitter sobem 0,24% por volta das 14h após disparar mais de 4% mais cedo.

O Twitter já havia visto suas ações oscilarem em 2020, quando um importante investidor e acionista da rede social, Elliott Management, fez uma campanha pela saída do fundador da plataforma. Na época, a empresa justificou a atitude dizendo que o atual ocupante da posição não tinha o preparo para lidar com o crescimento da rede social. Apesar do momento delicado vivido na ocasião, Dorsey conseguiu se segurar na posição.

Agora, o próximo CEO terá que cumprir metas agressivas do Twitter. A empresa afirmou, no início deste ano, que tem como um dos objetivos alcançar a marca de 315 milhões de usuários ativos diários monetizáveis até o final de 2023. Outro objetivo ambicioso é ao menos dobrar sua receita anual para o mesmo ano.

Veja também:

Apesar da saída do CEO, o Twitter tem vivido bons momentos. Nos últimos meses, a plataforma tem lançado diversos novos recursos, a exemplo do Super Follows.

Fontes: Exame Invest, CNN Brasil.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados