Roboto lab - japan houve - evento gratuito em sp

Japan House apresenta Roboto Lab, evento dedicado a robótica e educação

Avatar of amanda almeida
A Roboto Lab vai acontecer dos dias 15 a 20 de março, de forma gratuíta e aberta ao público nos formatos presencial e com palestras onlines

A Japan House São Paulo está promovendo o evento Roboto Lab, que apresenta o universo da robótica de forma gratuita ao público, envolvendo exposição, simulação das competições de sumô de robôs, oficinas e palestras com especialistas da área acadêmica e indústria brasileira e japonesa. Serão 5 dias em que todos poderão ter acesso a conhecimentos do mundo da robótica.

Nós do Showmetech pudemos conferir de perto o que vai rolar no evento e vamos contar alguns detalhes abaixo, vem com a gente!

Competições de sumô de robôs

O Instituto Mauá junto com outras instituições educacionais irá promover nos dois últimos dias do evento (19 e 20/03) uma pequena competição de sumô entre robôs, entre equipes de diversos estados do país. Essa competição, que faz muito sucesso no Japão, apresenta o desafio de criar um robô capaz de derrotar o adversário em alguns segundos.

Dentro da competição existem algumas categorias, entre elas as robôs de LEGO, onde os competidores precisam criar seu próprio autômato apenas e exclusivamente com as peças de montar de LEGO. As categorias aqui também são divididas entre juniores e universitários.

  • Roboto lab na japan house
  • Roboto lab - japan house evento gratuito em sp
  • Japan house apresenta roboto lab, evento dedicado a robótica e educação. A roboto lab vai acontecer dos dias 15 a 20 de março, de forma gratuíta e aberta ao público nos formatos presencial e com palestras onlines

Outra categoria existente é chamada “robôs de 3kg”, em que esses autômatos são mais pesados, e com peças muito mais avançadas, feita com metais e ímãs para fortalecer ainda mais o motor, e deixa-los mais fortes. Essas pequenas máquinas chegam a percorrer 7 metros em apenas um segundo.

Mas o mais interessante sobre essas competições não é apenas ver os robôs se enfrentando, mas também o que difere um do outro, principalmente na categoria de LEGO, em que a criatividade pode correr solta na hora de criar seu próprio protótipo. Mesmo seguindo requisitos de tamanho obrigatórios, podemos ver que realmente há muito espaço para criatividade, e claro, estratégia.

Jogos de criação e desenvolvimento ZAPTY

Outra coisa legal que o Roboto Lab apresenta são os jogos de criação e desenvolvimento ZAPTY, também desenvolvidos em parceria com o Intituto Mauá. Nesses jogos, há uma história fantasiosa criada e um pequeno livro com algumas instruções do que deve ser feito. Como não há um manual de instruções, a criatividade toma conta e os jogadores deverão criar suas próprias soluções.

O jogo vem com alguns materiais disponíveis e você, com sua própria criatividade, é que vai decidir como será realizado a tarefa. O objetivo do jogo é que você crie seu próprio mostruário, desenvolvendo então suas habilidades para diversas áreas educacionais.

As fotos abaixo são de dois mostruários que foram criados por crianças, e que estarão em exposição nos dias dos eventos.

Roboto lab na japan house
Plataforma ZAPTY permite criar soluções para jogos usando a criatividade, sem uso de instruções prontas – Créditos: Amanda Almeida

Palestras educativas onlines e gratuítas

A Japan House também estará promovendo palestras gratuitas em seu canal no YouTube, às 20h nos dias 15, 16, 17 e 18 de março. No dia 15, a primeira palestra será com o tema Competições robóticas e sua aplicação na sociedade, e terá a presença do Prof. Dr. Anderson Harayashiki Moreira, do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, e o Prof. adjunto do Instituto de Tecnologia Nishinippon, Yasunori Takemura.

Japan house apresenta roboto lab, evento dedicado a robótica e educação. A roboto lab vai acontecer dos dias 15 a 20 de março, de forma gratuíta e aberta ao público nos formatos presencial e com palestras onlines
Créditos: Amanda Almeida – Roboto Lab na Japan House SP

Dia 16 o especialista em Marketing na área de Automação Industrial da Mitsubishi Electric, Jaime Perrotti, e o Prof. Fernando Madani, coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, comentam sobre o uso de robôs dentro de um ambiente produtivo industrial.

Dia 17, Shoko Takahashi, CEO da empresa Incubion e especialista em robótica japonesa apresentará as práticas do dia a dia para convivência entre homem e robô. E no encerramento das palestras, no dia 18, a palestra terá como tema Inovação e Tecnologia: Elos Brasil-Japão e contará com a presença de Cristiano Blanez, diretor de Inovação na NEC no Brasil; Tatiana Nagamine, analista econômica nos programas de Inovação e Invest Japan da JETRO São Paulo, e Antônio Makiyama, CEO da startup brasileira VIVAX que mostram como a inovação e a tecnologia têm criado pontes, inclusive comerciais, entre Brasil e Japão.

Serviço

A Japan House fica localizada em São Paulo na Avenida Paulista, 52, próxima da estação Brigadeiro do Metrô, funcionando de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h. Entrada gratuita. Obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação (visitantes acima de 18 anos com, pelo menos, 2 doses do imunizante e de 12 a 18 anos, no mínimo, 1 dose).

Veja abaixo a programação completa do Roboto Lab:

Oficina Zapty – Arquitetando

ZOOM Education

Dias 15, 16, 17 e 18/03, sessões às 14h, 15h e 16h (duração de 45 minutos).

Dias 19 e 20/03, sessões às 10h, 11h, 14h, 15h e 16h (duração de 45 minutos).

Participação mediante retirada de senha na recepção 1 hora antes da atividade.

Vagas limitadas.

Experiência Sumô de Robô

Dias 15, 16, 17 e 18/03, das 10 às 18h.

Dias 19 e 20/02, das 9h às 18h.

Participação livre.

Palestra “Competições robóticas e sua aplicação na sociedade

Dia 15/03,às 20h.

Canal do YouTube da Japan House São Paulo.

Demonstrações de Robô Industrial – Mitsubishi Electric

Dia 16/03, das 14h às 17h.

Participação livre.

Palestra “Panorama dos robôs na indústria

Dia 16/03, às 20h.

Canal do YouTube da Japan House São Paulo.

Palestra “Design da experiência de robô

Dia 17 de março, às 20h.

Canal do YouTube da Japan House São Paulo.

Palestra “Inovação e Tecnologia: Elos Brasil-Japão

Dia 18/03, às 20h.

Canal do YouTube da Japan House São Paulo.

Apresentação de Sumô de Robô

Dias 19 e 20/03, das 11h às 17h.

Participação livre.

Laboratório Equipes

Dias 19 e 20/03, das 10h às 17h.

Participação livre.

Veja também:

O Showmetech possui uma seção de eventos, mostrando todos os últimos lançamentos e novidades nos principais eventos de tecnologia no Brasil e no mundo.

Fonte: Japan House

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
49
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados