Japan house apresenta exposições sobre a vida, a simplicidade e o tempo. A japan house apresenta exposições com conceitos abstratos que nos fazem analisar várias questões sobre a vida, disponíveis até o fim de novembro. Não perca!

Japan House apresenta exposições sobre a vida, a simplicidade e o tempo

Avatar of amanda almeida
A Japan House apresenta exposições com conceitos abstratos que nos fazem analisar várias questões sobre a vida, disponíveis até o fim de novembro. Não perca!

Para aqueles que são amantes da arte, a Japan House é um escolha perfeita, não apenas para apreciar, mas também para conhecer mais da cultura japonesa. Com duas exposições gratuitas em São Paulo, a Japan House fica localizada na Avenida Paulista, próxima à estação Brigadeiro do Metrô e do Shopping Pátio Paulista.

Equilíbrio

Disponível até dia 28 de novembro, “Equilíbrio” é uma exposição que conta com mais de 9 mil balões, feita pela dupla japonesa DAISY BALLOON. Essa é a primeira exposição da dupla na América do Sul, composta por Rie Hosokai, artista especializada em balões; e Takashi Kawada, diretor de arte e designer gráfico. Eles se inspiraram nos ciclos da natureza para criar a obra que se transformará com o passar das semanas, marcando a inevitabilidade da passagem do tempo.

Equilíibrio - exposições gratuitas em são paulo - japan house
Exposição EQUILÍBRIO na Japan House (Foto: Amanda Almeida)

O Balão é um elemento que costumamos associar a comemorações e festividades. Tem por essência um caráter efêmero. Murcha. Aos poucos. Como se fosse indicando a proximidade do encerramento. […] O efeito do tempo poderá ser percebido, sutilmente, com o passar dos dias tal como nossa existência.

Natasha Barzagh Geenem – Diretora Cultural e curadora da Mostra

A exposição também é associada com a água. O jeito como os balões se dispõem no espaço dá ideia de como se fossem gotículas de água, formando nuvens prontas para precipitar. E isso passa a ideia de como podemos tentar seguir nossa vida como o ciclo da água, que nunca some, está sempre em constante transformação… mudando de estado, mas sempre permanente.

A forma da instalação sugere o percurso do ciclo da água, como se os balões fossem gotículas de água e nuvens subindo ao ar para se transformar em chuva e precipitar de volta ao chão.

Natasha Barzagh Geenem — Diretora Cultural e curadora da mostra

Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto

Como a gente percebe as simplicidades da vida ao nosso redor? São tantas as coisas que usamos, pegamos e vemos no dia-a-dia que passam batidas… A artista visual Yuko Mohri pega essas coisas simples e as transforma em uma exposição belíssima com uma experiência sensorial única.

Disponível até dia 14 de novembro, a Japan House apresenta a exposição individual inédita sob o nome ‘Parade – um pingo pingando, uma conta, um conto’. As delicadas, porém potentes instalações da artista japonesa apresentam ideias como transitoriedade e impermanência, conceitos muito presentes na cultura nipônica, criando ecossistemas compostos por esculturas cinéticas e sonoras.

Parade - exposição japan house
Exposição PARADE – um pingo pingando, uma conta, um conto (foto: Amanda Almeida)

Os projetos de Yuko exploram ideias de energia e força intangível, investigam a gravidade, o magnetismo e a luz como fatores de presença perceptível em espaços antes inocupados. A ideia é causar curiosidade e maravilhamento, com os objetos retirados de suas funções primárias e costurados numa teia poética, valorizados nessa colagem espacial, nos deixando mais conscientes do nosso entorno.

Natasha Barzagh Geenem – Diretora Cultural e curadora da Mostra

A obra exalta a filosofia japonesa do [you no bi], ressignificando objetos e utensílios comuns em suas obras, ressaltando o belo no ordinário. Do filósofo japonês Soetsu Yanagi (1889-1961), o conceito [you no bi] valoriza a “beleza dos objetos cotidianos”.

Mais Informações sobre as Exposições na Japan House:

Equilíbrio

Disponível até 28 de novembro de 2021
Onde: Japan House São Paulo, térreo
Custo: Entrada Gratuita

Parade

Disponível até 14 de novembro de 2021
Onde: Japan House São Paulo, segundo andar
Custo: Entrada Gratuita

A exposição conta com Recursos de Acessibilidade

Japan House São Paulo
Endereço:
 Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo
Horário de funcionamento: 
Terça a sexta-feira, das 10h às 17h*
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h

Para reservas antecipadas para as duas exposições, confira no site oficial da Japan House.

Confira também:

À procura de mais indicações sobre exposições? Confira também nossa dica sobre a Space Adventure que conta com uma exposição belíssima e muito educativa sobre a Nasa e as missões espaciais durante a Guerra Fria.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados