Japão começa a investir pesado em carros voadores

Os carros voadores são a mais nova empreitada do Japão
Parece cena de filme, mas para o Japão pode ser uma realidade: carros voadores estão nos planos do país para resolver problemas de transporte.

Com  objetivo de resolver a questão do trânsito em um dos  países mais congestionados do mundo, no último dia 29, o Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) do Japão convocou gigantes do transporte como Uber, Boeing e Airbus para discutir o desenvolvimento de carros voadores.

Consciente da grandiosidade do projeto, o governo japonês pretende ter ao menos um planejamento detalhado até o final de 2018, para seguir com os planos de desenvolvimento dos novos veículos. Foram convidadas  21 empresas  e organizações para participar da inserção dos carros voadores no país até o final desta década. Os possíveis parceiros vêm da indústria da aviação (Airbus, Boeing, ANA e Japan Airlines), automobilística (Uber, Subaru) e tecnológica, como NEC.

Carros voadores demandam responsabilidades

Carro Voador2 720x420 - Japão começa a investir pesado em carros voadores
A regulamentação dos automóveis voadores é um dos principais objetivos do Japão.

Assim como toda nova tecnologia desenvolvida para o setor de aviação, existe a necessidade de obter aprovações de órgãos reguladores, por isso, o processo pode levar muitos anos para ser concluído. Porém, um dos motivos para essas exigências está justamente ligado ao padrão de segurança, que deve ser definido por agências, cuja aprovação é fundamental para fidelizar os futuros usuários.

“É importante que o governo assuma a liderança e coordene os padrões de segurança. Eles estão tentando dar um passo muito grande e sair na frente de outros países”, disse Yasuo Hashimoto, pesquisador da Japan Aviation Management Research, com sede em Tóquio.

Tomando a dianteira

Carro Voador3 - Japão começa a investir pesado em carros voadores
Em mãos do jovem engenheiro japonês, um modelo em escala do Cartivator Skydrive, que a Toyota espera que esteja pronto para acender a chama olímpica.

A proposta do governo não  garante apenas a revitalização do mercado automotivo, que está em declínio, mas é uma  forma de expandir o mercado para outros setores, como saúde e turismo. Os carros voadores “poderão resolver problemas de transporte em regiões isoladas como montanhas e operações de resgate em caso de desastre”, comentou Shinji Tokumasu, funcionário do METI. “Organizamos essa reunião pública e privada para incentivar uma nova indústria que seja lucrativa”, acrescenta Tokumasu.

maxresdefault 1 - Japão começa a investir pesado em carros voadores
A empresa Cartivator pretende testar seu carro voador em 2019.

Entre os projetos apresentados no encontro, a empresa Cartivator teve grande destaque, devido à alta expectativa do  primeiro voo  teste do “SkyDrive“, previsto para 2019. A empresa, formada por um grupo de jovens engenheiros, apoiados financeiramente pela construtora Toyota, pretende  acender a centenária chama dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, com um dispositivo similar ao que será usado nos carros voadores.

E, no longo prazo, eles pretendem construir o SkyDrive em série em 2027. Talvez o futuro esteja mais perto do que imaginávamos afinal.

Fonte: Futurism.

Carro Voador - Japão começa a investir pesado em carros voadores

Receba Notícias por E-mail:

Share via