Smt smartphones 02

Je suis Mobile: Curta-metragem satiriza a presença dos smartphones na vida cotidiana

Avatar de erico abdala
Confira o curta de animação “Vida curvada”, criado pelo diretor e roteirista chinês Xie Chenglin, que satiriza nosso vício em smartphones
Smt-smartphones-01
Os smartphones tem sido o principal meio pelo qual os homens tem expandido sua percepção de realidade

Uma leitura considerada obrigatória para qualquer estudante de comunicação é “Os meios de comunicação como extensões do homem (Understanding Media)”, obra clássica do teórico Herbert Marshall Mcluhan (1911-1980). Em um dos modelos teóricos do livro, encontramos a assertiva – O meio é a mensagem – em que o autor analisa a eficácia técnica da comunicação na sensibilidade individual e coletiva.

A mensagem não é somente um conteúdo, mas uma “massagem psíquica” que os meios de comunicação manifestam como sensações humanas. Mcluhan acredita que, devido à era eletrônica, o ambiente é criado sempre de uma maneira nova através dos dispositivos. As máquinas criam um novo ambiente inspirada num velho ambiente, servindo como interface desse processo de ressignificação.

Smt-smartphones-02

Numa realidade em que indivíduos estão cada vez mais conectados, os smartphones são os dispositivos que nos ligam a este processo, atraindo atenção humana para dentro de suas telas. O curta de animação “Vida curvada”, criado pelo diretor e roteirista chinês Xie Chenglin, satiriza nosso vício em smartphones, mostrando que o postulado de Mcluhan pode ter uma dimensão caricata na nossa sociedade.

O diretor explicou que sua ideia partiu da observação cotidiana: “Ficar curvado se tornou um resultado da ciência moderna e desenvolvimento da tecnologia. As pessoas olham para seus celulares e tablets high-tech e focam apenas na própria palma da mão, gradualmente se alienando da boa vida e dos arredores. “Vida Curvada” é uma tentativa de usar humor negro para descrever o status quo social e refletir sobre o assunto” explicou

Smt-ca-smartphones

A animação ganhou o prêmio anual da Academia Central de Belas Artes (China) em 2014 e leva às últimas consequências o conceito de “phubbing“, termo que reúne as palavras “snubbing” (esnobar) e “phone” (telefone) para descrever o ato de ignorar alguém usando um smartphone. Não deixe de conferir no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=PsH9wGB_Acs

Fonte: Co.CREATE.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados