Jumbo: assistente de privacidade para iOS limpa seus perfis sociais

O Jumbo é um aplicativo promissor para iOS que permite ao usuário controlar melhor seu conteúdo pessoal nas redes sociais

Aplicativos sociais há muito tempo fornecem configurações de privacidade para ajudar você a gerenciar quem pode ver suas postagens. No entanto, muitas vezes ficamos surpresos ao saber que estamos mais “abertos” do que pretendíamos – seja um tweet de um ano atrás que provoca polêmicas, um post no Facebook que nunca pretendemos que o nosso ex veja. Felizmente, existe o Jumbo, aplicativo que limpa seus perfis sociais.

O novo aplicativo de assistente de privacidade para iOS tenta eliminar a adivinhação das configurações de privacidade. Embora o aplicativo seja prejudicado significativamente por restrições das plataformas de mídia social, ele pode ser útil para qualquer pessoa que queira reduzir a quantidade de dados deixada na Web social.

Organizando sua vida social digital

O Jumbo foi ideia do desenvolvedor Pierre Valade. Ele começou a trabalhar no aplicativo depois que sua empresa anterior, o aplicativo de calendário social Sunrise, foi vendido para a Microsoft. “O clima em torno da privacidade mudou completamente no ano passado”, disse Valade.

O escândalo de privacidade de dados da Cambridge Analytica trouxe nova atenção para a forma como dados de anos atrás poderiam voltar para nos assombrar.

Valade e sua equipe de seis pessoas, com sede em Nova York, começaram a desenvolver um aplicativo que esperam se tornar seu advogado digital, um “administrador de dados” que gerencia as configurações de privacidade em seu nome.

Na foto, a interface do Jumbo

O resultado de todo esse esforço conjunto foi o Jumbo, que agora está disponível no iOS. (Uma versão para Android está próxima, disse a empresa em um post no blog).

Para começar, o aplicativo gerencia sua privacidade em quatro serviços diferentes: Twitter, Facebook, pesquisa do Google e Alexa da Amazon. No futuro, a Jumbo planeja gerenciar sua privacidade no Instagram e no Tinder também.

“Limpando” seus redes sociais com o Jumbo

O funcionamento do Jumbo é muito simples, apesar de ainda ser um pouco limitado. Para usuários do Twitter, por exemplo, basta conectar sua conta e o Jumbo excluirá os tweets no período de sua escolha. Sua senha do Twitter é salva no porta-chaves do iOS, não no próprio Jumbo – parte do esforço da empresa para coletar o mínimo de dados possível sobre seus clientes.

Toque em um botão “Iniciar limpeza” e o Jumbo excluirá seus tweets enquanto os transfere para um arquivo que está disponível no aplicativo Jumbo.

Jumbo

O arquivo não é particularmente útil – no momento, ele não tem função de pesquisa, então você provavelmente desejará exportar seus tweets para um arquivo de área de trabalho também – mas funciona bem o suficiente como um arquivo sem complicações.

Devido a restrições com a API do Twitter, o Jumbo só pode excluir seus últimos 3.200 tweets. (Isso vale também para outros serviços de exclusão de tweets.) O aplicativo também precisa permanecer em primeiro plano enquanto executa sua limpeza. Alterne para outro aplicativo e ele pode parar de funcionar.

Como resultado, se você tiver dezenas de milhares de tweets, precisará voltar e executar manualmente o serviço de limpeza a cada alguns dias. Depois disso, o Twitter começará a devolver os tweets além dos 3.200 que você acabou de excluir, para que você possa se livrar de mais.

Em comparação, a experiência do Facebook é melhor. Conecte-se usando o Jumbo, e o aplicativo passará pelas 40 ou mais configurações da empresa e as alterará para limitar a visibilidade de suas postagens.

Em vez de pedir que você tome decisões mais detalhadas, a Jumbo oferece configurações de privacidade “fracas”, “médias” e “fortes”. A configuração média torna a maioria das informações do seu perfil disponível apenas para amigos; a configuração forte torna a maioria dessas informações visíveis apenas para você.

Jumbo

O Facebook não oferece API para permitir que os desenvolvedores alterem as configurações de privacidade, portanto, o Jumbo precisa “falsificá-lo”. Em essência, o aplicativo usa scripts para imitar o processo de clicar nas várias configurações para alterá-los ao seu gosto.

“Não estamos fazendo nada que você não seria capaz de fazer sozinho. Estamos tentando ser um terceiro que trabalha em seu nome para ajudar você a simplificar e tomar decisões sobre um sistema complexo”.

Valade, CEO do aplicativo

O Jumbo também pode limitar o tempo que o Google armazena seus resultados de pesquisa e pode excluir as gravações de voz que a Amazon armazena do uso do Alexa. No futuro, o Jumbo espera permitir que você limpe suas postagens públicas no Instagram e exclua suas conversas do Tinder.

Muitos dados, muitas polêmicas

Tudo isso permanece, pelo menos, um pouco dependente da tolerância das empresas cujas configurações o Jumbo gerencia. Valade diz que não entrou em contato com o Facebook, Twitter ou outros durante o processo de desenvolvimento.

É possível que eles possam tentar restringir a inserção entre os usuários e suas configurações de privacidade, introduzindo um CAPTCHA, por exemplo, ou tomando medidas legais. Fazer isso pode gerar uma má impressão para eles, mas eles também podem argumentar que um aplicativo como o Jumbo cria problemas de segurança para os usuários.

Jumbo

Apesar disso, a empresa de Valade já levantou mais de US$ 3,6 milhões em capital de risco de investidores, incluindo a Thrive Capital. Um dos planos de Velade para Jumbo é eventualmente cobrar dos usuários de energia recursos extras.

Embora as pessoas frequentemente digam que se importam profundamente com a privacidade, não está claro o tamanho do mercado para os usuários de smartphones que estão dispostos a pagar por isso.

O Jumbo é um aplicativo com grande potencial. Um serviço que fica no topo das configurações de privacidade em constante mudança das empresas de tecnologia e as gerencia para as configurações mais restritivas seria uma adição bem-vinda ao mundo da tecnologia.

Você pode baixar e instalar o Jumbo de forma gratuita no seu dispositivo iOS através da Apple Store.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta