Conheça kate bush, a cantora que ressurgiu com stranger things

Conheça Kate Bush, a cantora que ressurgiu com Stranger Things

Avatar of dácio augusto
A música Running Up That Hill está em evidência na segunda parte da 4ª temporada de Stranger Things. Saiba mais sobre sua intérprete, a cantora britânica Kate Bush

Com a empolgação da segunda parte da quarta temporada de Stranger Things sendo lançada na Netflix, a internet está mais uma vez com o nome da cantora britânica Kate Bush em alta — mas afinal, quem é a intérprete de Running Up That Hill, música que está salvando as crianças (agora adolescentes) da ameaça do novo vilão de Hawkins.

O começo de Kate Bush

Kate bush
Kate Bush na década de 1980. (Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Kate Bush nasceu em 1958 em uma região próxima a Londres, e começou a engatar na carreira musical na década de 1970. Sua jornada para o sucesso, porém, teria início em 1974-1975, após ela conhecer David Gilmour, o guitarrista da banda Pink Floyd, que auxiliaria no financiamento das primeiras gravações da artista.

Foi com essa ajuda que o caminho para sua estreia nas grandes paradas foi construída, e em 1978, com 20 anos, seu primeiro álbum, The Kick Inside, foi lançado — uma das faixas, Wuthering Heights, música que traz referências a obra literária O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Bronte. A trilha se tornaria um dos principais sucessos da artista, ficando no topo das paradas britânicas por quatro semanas consecutivas.

Ainda 1978, a artista lançaria seu segundo disco, Lionheart, que é o seu único material que não chegou ao top 5 das paradas britânicas durante seu lançamento. Um ano depois, um momento difícil foi vivenciado pela cantora em sua carreira: enquanto ela fazia sua turnê The Tour of Life, um engenheiro de luz que estava auxiliando na montagem do palco para um dos shows caiu de uma altura de 20 metros, e acabou morrendo. O evento fez com que Kate Bush decidisse não fazer mais apresentações ao vivo, com medo que algo do tipo se repetisse. 

Mesmo sem turnês, porém, a sua carreira continuou deslanchando, com o lançamento do disco Never for Ever em 1980, primeira obra de Bush a alcançar a primeira posição das paradas britânicas — além de ser a primeira vez que uma artista mulher alcançava tal feito. 

Os lançamentos de Kate Bush continuariam acontecendo quase que anualmente, com a distribuição em 1982 de The Dreaming, e algumas compilações com os maiores sucessos da artista nos próximos anos – mas para os fãs de Stranger Things, o momento tão identificado por conta da série só ocorreria em 1985, com o lançamento de Hounds of Love.

Running Up That Hill era uma das faixas do álbum, se tornando um sucesso já na época. A canção já havia sido utilizada em 2018 como trilha da personagem Angel na primeira temporada da série Pose, que trata da cena de ballroom na Nova Iorque dos anos 80, mas como bem sabemos em 2022 a trilha teria um impacto ainda maior ao ser utilizada na trama que envolve adolescentes fugindo de monstros. 

Entendendo o sucesso de Kate Bush

Kate Bush, em seu auge, foi popular por muitos motivos, mas o principal fato é como ela utilizou suas músicas e sua obra como um vetor artístico além das produções musicais, realizando verdadeiras performances no palco ou mesmo em videoclipes, como mostrado no clipe de Wuthering Heights, que pode ser assistido pouco acima neste conteúdo.

Além disso, coincidências e lendas sobre a artista a ajudaram a elevar-se e alcançar um status cult para a população de diversas gerações — um dos exemplos disso é o fato que ela nasceu no exato dia em que Emily Bronte faleceu, tornando as referências ao Morro dos Ventos Uivantes em Wuthering Heights algo um tanto quanto curioso.

Coisas como o seu modo de se vestir nos anos 1970 e 1980, moderno e transgressor para a época, além de suas performances que possibilitaram aos seus fãs viverem experiências musicais extremamente fora do comum no período, foram fazendo com que a artista se tornasse popular — e mesmo quando ela começou a entrar em hiato, voltando em 2005 para o lançamento do álbum Aerial e em 2011 para 50 words for snow, ela continua se tornando uma grande expoente da produção musical britânica, embora não tão conhecida como David Bowie ou The Beatles

A reação de Kate Bush ao sucesso com Stranger Things

O hiato da cantora também fez ela sumir do olhar público por muito tempo, mas o sucesso de Running Up That Hill na quarta temporada de Stranger Things ocasionou o retorno de seu nome à boca das discussões populares, com a música chegando a figurar entre as 200 trilhas mais escutadas do mundo e viralizando como fundo musical em diversos conteúdos postados no TikTok — e isso resultou na primeira entrevista da artista em muito tempo, realizada para a BBC.

Na entrevista, Bush — agora com 63 anos — detalha como está surpresa de que sua obra, que talvez jamais fosse descoberta por pessoas mais novas sem o alcance de Stranger Things, está tocando tanto essas novas gerações — e como isso a deixa feliz.

É tão emocionante, mas chocante também — o mundo parece ter enlouquecido! Mas o que é fantástico é o fato, penso eu, que esses jovens são toda uma nova audiência que, em muitos casos, nunca havia ouvido falar de minha obra, e eu amo isso.

Kate Bush, em entrevista para a BBC.
Conheça kate bush, a cantora que ressurgiu com stranger things. A música running up that hill está em evidência na segunda parte da 4ª temporada de stranger things. Saiba mais sobre sua intérprete, a cantora britânica kate bush
Kate Bush em 2022. (Imagem: Reprodução/BBC News)

Além disso, a artista também destaca como acha especial que sua canção tenha sido utilizada em um momento tão importante da narrativa da quarta temporada — com a personagem Max escapando das mãos do monstro Vecna, fato que para Bush, parece mostrar a faixa como um talismã para a personagem de Sadie Sink:

Running Up That Hill foi colocada em um momento muito especial em Stranger Things. Em casa, assistimos à série desde a primeira temporada, então já tínhamos familiaridade com a história. Achei muito reconfortante como a canção apareceu de forma positiva – quase como um talismã para Max. Foi bem emocionante para mim 

Kate Bush, em entrevista para a BBC.

Com a parte final da quarta temporada de Stranger Things sendo disponibilizada pela Netflix, é bem provável que Kate Bush continue no topo das paradas por mais algum tempo. Quem sabe, não é uma oportunidade para tantos jovens não buscarem conhecer outras músicas da tão influente artista britânica, não é mesmo?

Qual seria sua Running up That Hill para fugir do Vecna?

Playlist stranger things
Conheça Kate Bush, a cantora que ressurgiu com Stranger Things

Como comentamos acima, a canção de Kate Bush foi utilizada para que a personagem Max, de Stranger Things, conseguisse fugir das garras do monstro Vecna. A interação gerou um grande buzz nas redes sociais sobre qual seria a trilha que os navegantes usariam para fugir do vilão – e aproveitando o lançamento do segundo volume da quarta temporada da série, a Netflix, em parceria com o Spotify, disponibilizaram uma playlist especial.

A playlist, chamada Upside Down Playlist, coloca algumas das músicas mais ouvidas pelos usuários da plataforma de streaming de música com o propósito de mostrar quais são as trilhas que poderão salvá-los de um possível ataque do Vecna. O Showmetech testou o recurso, e ele de fato é bem interessante, colocando algumas das faixas mais escutadas recentemente no Spotify em posições mais altas, enquanto gemas esquecidas do histórico da plataforma mais para o final da lista.

A Upside Down Playlist pode ser acessada no Spotify.

Veja também

Confira a crítica da primeira metade da quarta temporada de Stranger Things.

Fonte: Newsweek, El País, BBC Radio, The Guardian

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados