A Kingston Digital anunciou nesta semana o lançamento de novos cartões de memória que unem aumento de capacidade e altas taxas de gravação e reprodução. O cartão microSD UHS-I Classe 10 ganhou versão de 128GB e o cartão SD UHS-I SD SDHC/SDXC conta agora com até 256GB para armazenamento de dados. O novo limite equivale à capacidade de 347 CDs daqueles vendidos há dez anos atrás.
Ambos os cartões apresentam taxas fenomenais de leitura, atingindo até 90MB por segundo (90MB/s). Para gravações, a velocidade limite são 45MB por segundo (45MB/s), com suporte para vídeos em Full HD (1080p), vídeos 3D e imagens de altíssima definição. Quem acha que é muito, vale lembrar que a nova safra de smartphones grava vídeos em resolução 4k, muito acima do Full HD (e que exigirá capacidades de armazenamento ainda maiores).
A empresa afirma que também venderá os cartões, MicroSD e SD, em versões de 16GB, 32GB, 64GB e 128GB. Os preços ainda não foram divulgados, mas os produtos estarão disponíveis até o fim do ano. Confira as especificações de cada modelo:
UHS-I microSD Classe 10
- Ideal para gravação de vídeo em HD;
- Taxa de transferência mínima de 10MB/s;
- Suporta formato de arquivo FAT32 (SDHC 8–32GB);
- Suporta formato de arquivo exFAT (SDXC 64–128GB);
- Garantia vitalícia, suporte técnico gratuito;
- Tecnologia UHS-I;
UHS-I SD SDHC/SDXC
- Tecnologia UHS-I;
- Suporta vídeo full HD 1080p e vídeo 3D;
- Altas e constantes velocidades de gravação suportam modo de fotos sequenciais e reduzem as pausas frequentes;
- 16GB e 32GB compatíveis com SDHC;
- 64GB, 128GB e 256GB compatíveis com SDXC;
- Garantia vitalícia, suporte técnico gratuito;
Para facilitar a compreensão daquele usuário ainda iniciante no mundo de especificações e capacidades dos cartões, o Showmetech apresenta uma tabela sobre os modelos mais comummente utilizados:
Fontes: Photographyblog, Kingston,TechCD.