Laser sussurrador envia mensagens de áudio para pessoas específicas

Laser utiliza o efeito fotoacústico, onde o vapor de água presente no ar é capaz de transmitir uma mensagem

A ideia de se conseguir enviar uma mensagem secreta à distância, para uma pessoa em particular, através de um laser sussurrador parece vir de um enredo de filme de ficção científica. Mas não é o caso. Acontece que pesquisadores do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachussetts, descobriram como conseguir essa façanha. O sistema se utiliza do efeito fotoacústico, onde o vapor de água presente no ar consegue absorver a luz e formar ondas sonoras, para realizar o experimento.

Com isso, eles provaram que é possível enviar mensagens de áudio para o ouvido de uma pessoa que esteja a metros de distância utilizando apenas feixes de laser. Essa descoberta pode se tornar uma base para a aplicação em sistemas ainda mais complexos utilizados por agências de investigações no futuro.

O laser sussurrador

Uma das imagens do artigo mostra como o laser sussurrador funciona ao utilizar vapor do ar
Uma das imagens do artigo mostra como o laser sussurrador funciona ao utilizar vapor do ar

O time de pesquisadores iniciou as descobertas ao notar que ao fazer uma varredura do feixe na velocidade da luz, ele poderia ser usado para gerar som audível a uma pessoa que estivesse em determinada distância da emissão. Porém essa transmissão era precisa, tão precisa que só poderia ser ouvida pela pessoa em particular e não por qualquer um que pudesse acabar passando na frente do laser naquele momento.

“Isso pode funcionar mesmo em condições relativamente secas, porque quase sempre há um pouco de água no ar, especialmente em torno das pessoas”.

Charles M. Wynn, Físico Líder do MIT

O líder das pesquisas no MIT, Charles M. Wynn, falou um pouco sobre esse estudo, afirmando que ele poderia funcionar até mesmo em locais com o ambiente mais seco, porque sempre existe vapor de água no ar, principalmente ao redor das pessoas. Charles ainda deixou claro que o sistema é seguro, uma vez que a ideia de colocar laser em contato direto com pessoas ainda assuste.

“É o primeiro sistema que usa lasers que são totalmente seguros para os olhos e a pele para localizar um sinal audível para uma pessoa em particular em qualquer ambiente.”

Charles M. Wynn, Físico Líder do MIT

Dois métodos

A pesquisa do Laser Sussurrador rendeu, e os cientistas acabaram descobrindo que é possível enviar essa mensagem de áudio de duas formas diferentes. A primeira é a da varredura, a segunda através de um métodos de modulação. A principal diferença entre eles é que o sistema de modulação traz uma mensagem com mais fidelidade, mais clara, enquanto o sistema de varredura leva uma mensagem com áudio mais alto.

Atualmente essa transmissão pode ser feita a uma pessoa a uma distância de até 2.5 metros, porém eles já estão trabalhando em aumentar essa capacidade para que no futuro o áudio possa ser enviado para pessoas mais afastadas. Depois disso, Charles afirma que pretende já começar a desenvolver uma tecnologia comercial, ou seja, aplicar a descoberta em algum tipo de aparelho que poderá ser vendido ao público.

Achou incrível? Está ansioso para usar o laser sussurrador? Deixe um comentário!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: