Launchers para Android: Chameleon 2 beta

chameleon beta - Launchers para Android: Chameleon 2 beta
Doadores que participaram do Projeto Chameleon no Kickstarter e usuários que compraram a primeira versão do app, já podem testar o novo Chameleon Launcher Beta 2, um aplicativo de gerenciamento de telas Android criado originalmente para tablets, que agora passa a suportar também os smartphones...

chameleon beta - Launchers para Android: Chameleon 2 beta

Doadores que participaram do Projeto Chameleon no Kickstarter e usuários que compraram a primeira versão do app, já podem testar o novo Chameleon Launcher Beta 2, um aplicativo de gerenciamento de telas Android criado originalmente para tablets, que agora passa a suportar também os smartphones.

Eu cheguei a testar as primeiras versões no meu tablet Motorola Xoom umts-everest Mz605 ,porém o launcher não vinha se mostrando utilizável no dia-a-dia. Limitado em número de widgets próprios, o launcher não permitia o uso de widgets Android, às vezes demorava muito para entrar e era duro nas transições. Eu não me acostumei e o abandonei esperando uma versão estável.

chameleon beta xoom portrait 720x450 - Launchers para Android: Chameleon 2 beta
Chameleon Laucher 2 beta no Motorola Xoom MZ605 umts_everest em portrait (homescreens)

Como sou um doador e colaborador para o desenvolvimento do launcher, recebi hoje um e-mail falando da versão 2 do Chameleon Launcher, que aparentemente está mais estável. Resolvi baixar novamente para testar, tanto no Xoom quanto em dois smartphones, no Samsung Galaxy SII GT-i9100 e no Galaxy Nexus GT-i9250.

No tablet ele realmente melhorou muito, está finalmente utilizável: mais widgets próprios, possibilidade de utilizar os widgets do Android, abrindo de primeira. E as transições mudaram, ficando bem mais leves e fluidas.

chameleon beta xoom landscape 720x384 - Launchers para Android: Chameleon 2 beta
Chameleon Laucher 2 beta no Motorola Xoom MZ605 umts_everest em portrait (homescreens)

Assim como no Xoom, no Galaxy SII o launcher está abrindo rapidamente e as transições estão bem leves e fluidas. Já no Galaxy Nexus, além de demorar para entrar no aplicativo, ele sempre inicia na tela que solicita para concordar ou não que ele envie os problemas encontrados para o desenvolvedor. Já testei, autorizando e não autorizando, mas o problema persiste.

Apesar de ainda estar carente de widgets próprios para APPs populares como o de e-mail, o Evernote, a Galeria e outros, os widgets disponíveis estão funcionando bem e você pode utilizar também muitos dos widgets do Android que agora são finalmente suportados.

chameleon beta gnex 720x432 - Launchers para Android: Chameleon 2 beta
Chameleon Launcher 2 beta no Galaxy Nexus GT-i9250 (homescreen, APP Drawer e widgets)

Além disso, estão disponíveis os seguintes widgets personalizados para o Chameleon disponíveis:

  • Calendar 2 (necessita baixar plugin)
  • Facebook
  • Gmail
  • Google+
  • Instagram
  • News (Feed de RSS)
  • Switches
  • Time
  • Twitter
  • Weather
  • Youtube
  • Make a Widget (permite criar um widget através de um link)

O launcher apresenta (desde as suas primeiras versões) um recurso bem interessante: é o de criar “perfis” distintos, que alteram toda a disposição dos widgets e mesmo as contas associadas a eles de acordo com o local onde você está, a rede em que você está conectado, o horário, etc (as condições).

chameleon beta s2 720x400 - Launchers para Android: Chameleon 2 beta
Chameleon Launcher 2 beta no Samsung Galaxy SII GT-i9100 (homescreens e APP Drawer)

O APP Drawer não traz muitas novidades e infelizmente não permite ser organizado por grupo ou aba.

Em suma, o Chameleon Launcher Beta 2 é bem bonito e vale o teste. Não sei se troco em definitivo o Nova Launcher ou o Apex Launcher por ele, mas pelo menos no Xoom e no Galaxy SII ele se mostrou muito bom. Infelizmente para o Galaxy Nexus ele parece ainda não valer à pena, porém não consegui descobrir o motivo.

Teaser apresentando o launcher na versão para smartphone

Se você é um doador (Kickstarter Backers) ou comprou a primeira versão do launcher antecipadamente, instale em seu tablet ou smartphone o Chameleon Launcher 2.

Agora, se você não é um doador (Kickstarter Backers) e também não comprou a primeira versão do launcher antecipadamente e quer experimentar o Chameleon Launcher no seu tablet você pode comprar a versão 1.1.4 na Google Play Store (https://goo.gl/mn8bW). Infelizmente para smartphone você terá que esperar ais um pouco.

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via