Conecte-se conosco
Lenovo e Dell vendem mais computadores enquanto vendas de Mac caem

Apple

Lenovo e Dell vendem mais computadores enquanto vendas de Mac caem

Apple tem seu ano mais fraco desde 2001; empresa diz que terá novidades para a linha desktop de Macs “em breve”

Lenovo e Dell vendem mais computadores enquanto vendas de Mac caem

Segundo o IDC, Apple cai enquanto outras vendem mais

Depois de um longo período, a Apple sofreu em 2016 com o primeiro ano a ano de vendas de Mac caindo desde 2001. Mais interessante do que os computadores Mac tendo perdido 10% em vendas e computadores pessoais de maneira geral terem caído 5,7%, é que as quatro líderes do mercado viram seus números subirem.

Analistas da Bloomberg Anand Srinivasan e Wei Mok reveleram que a Maçã caiu de posição como vendedora de PCs, enquanto a ASUS tomou o quarto lugar. Agora, as maiores empresas do mercado são Lenovo, HP, Dell e ASUS.

Enquanto essas quatro companhias viram suas vendas crescerem por causa do fraco ano da Apple, a Dell viu seu maior crescimento em 10%.

“Essas empresas representam 62,5% das vendas gerais do mercado, enquanto ano após ano a Apple vem cedendo espaço, chegando a 7,1%. Os outros 27,7% do mercado compreende 200 empresas. Em um mercado esperado para se consolidar, há rumores de que a Samsung e a Fujitsu estão pensando em vender seus computadores para a Lenovo.”

Outra empresa que tem uma pequena fatia desse mercado é a Microsoft, que recentemente falou que “uma grande quantidade” de usuários de Mac estavam mudando para o Surface, embora números nunca tenham sido revelados.

Apple precisa abaixar os preços e focar na linha de desktops

Para o primeiro trimestre de 2017, precisamos ver o quanto o lançamento dos novos MacBooks Pro vão afetar o desempenho da empresa. Os analistas da Bloomberg falam da importância da Apple focar mais no mercado chinês, que pode gerar um grande impulso nas vendas.

Em 2014, os chineses fizeram as vendas de Mac aumentarem 35%, enquanto em 2015, 22%. A verdade é que a Apple precisa atualizar sua linha de desktops, que há um ano não veem uma atualização. Sobre isso, Tim Cook disse recentemente para os fãs de iMac não se preocuparem: “Nós temos muita coisa para fazer que eu ainda não posso falar, mas eu estou extremamente animado.”

Outro ponto negativo da Maçã é que o preço dos seus notebooks aumentaram nos últimos anos, o que acaba desencorajando os consumidores a comprarem os lançamentos mais recentes e permanecendo mais tempo com os seus computadores antigos.

O que você acha do crescimento das outras empresas e a venda de Macs caindo? Você tem um computador com Windows ou com macOS? Deixe o seu comentário aqui embaixo.

Continue lendo
Advertisement

Jornalista formado pela Cásper Líbero. Trabalhou na TV Gazeta, BandNews TV e Rede Globo. Atualmente, é Editor-chefe do Showmetech, escrevendo sobre o que há de mais importante no mundo da tecnologia.

Comentários
Subir