Lenovo lança thinkedge se450 com ia de prevenção para roubos

Lenovo lança ThinkEdge SE450 com IA de prevenção para roubos

Avatar of victor pacheco
Além de oferecer alto poder de processamento, novo servidor também conta com soluções de inteligência artificial para diversos setores

Hoje foi dia do primeiro Lenovo Tech World Brasil 2021 e a empresa apresentou um novo servidor que conta com inteligência artificial, o ThinkEdge SE450. Focado para empresas que estão na borda do mercado (espaços físicos), a novidade conta com um sistema que permite a detecção de roubos em segundos. Isso é possível porque realiza a leitura das imagens que estão sendo captadas em tempo real.

Além disso, em um evento de pouco mais de uma hora, a Lenovo apresentou suas perspectivas para 2022 em relação aos investimentos da divisão ISG (Infraestructure Solutions Group, ou Grupo de Soluções de Infraestrutura) na América Latina. O ThinkEdge SE450 já está disponível no Brasil, confira detalhes agora mesmo.

Expectativas da Lenovo para 2022

Apesar da pandemia da COVID-19 ainda estar acontecendo no ano atual, a Lenovo traz números positivos em 2021. Na comparação ano a ano, houve um crescimento de 70% em toda a América Latina, com o Brasil representando 43% deste crescimento. A empresa sabe que esta região do mundo é importante para seus lucros e espera que, em 2022, o investimento em datacenters volte a acontecer.

Foto sobre 5g, um dos focos da lenovo
Empresa deseja usar 5G para impulsionar uso de inteligência artificial e servidores
Foto: FreePik

Em uma conversa com jornalistas, Claudio Stopatto, Country Manager da Lenovo ISG Brasil, afirma que o grande desafio do momento é dar apoio para as empresas no processo de transição para o digital. Muitos clientes ainda possuem certa dificuldade para se adaptarem com as novas soluções de servidores da empresa. Mas isso está evoluindo em bons caminhos.

Sergio Severo, Presidente & Gerente Geral na Lenovo ISG para América Latina, confirma que a empresa deseja investir ainda mais em 5G para que o uso da inteligência artificial. Como entrega maiores velocidades, um grande mar de possibilidades para que as empresas acelerem processos e claro, possam oferecer mais soluções que ajudam diversos setores. A Lenovo também tem o foco de duplicar sua presença de mercado em três anos.

Falando sobre o poder de processamento e uso nas empresas, o mercado de servidores será maior do que o de PCs em alguns anos. E a Lenovo deseja fazer parte desta verdadeira transformação.

Sergio Severo, Presidente & Gerente Geral na Lenovo ISG para América Latina

ThinkEdge SE450: nova solução para servidores e IA

Como grande anúncio do primeiro Lenovo Tech World Brasil 2021, a empresa apresentou uma nova solução de servidores que pode ser utilizada por empresas de diversos mercados. Focado em oferecer aceleração de inteligência artificial e segurança ao mesmo tempo, o ThinkEdge SE450 foi apresentado como a melhor opção de servidores da Lenovo por seus próprios executivos.

Servidor thinkedge se450
Servidor ThinkEdge SE450 possui diversas novas funcionalidades
Foto: Lenovo

“Este é o melhor serviço para uso de inteligência artificial e estamos dizendo isso devido aos feedbacks positivos que recebemos de clientes que já testaram a nova solução.”

Charles Ferland, Vice-Presidente e Gerente Geral de computação de Borda & Telecom da Lenovo ISG

O ThinkEdge SE 450 é equipado com um processador Intel Xeon Platinum de até 36 núcleos, podendo ser equipado com até 1 TB de memória RAM com até 2 módulos da memória Intel Optane. O servidor vem em fator de forma 2U, com 4 slots PCIe 4.0, e suporte a até 6 drives de 2,5 polegadas, 6 drives NVMe e 2 drives bootáveis M.2.

A solução para prevenção de roubos

Com a vacinação avançando em todas as partes do globo, os comércios estão voltando a abrir e infelizmente com isso, os riscos de roubos estão de volta. Mas, para ajudar neste ponto, o novo servidor da Lenovo conta com uma solução para prevenção de roubos. Geralmente, todos os circuitos de TVs de um local ficam em um local separado do espaço onde clientes circulam e até você realmente perceber que uma pessoa está saindo sem pagar, pode ser muito tarde.

Realizando uma análise em tempo real de todas as pessoas e até mesmo animais que estão em um espaço, a funcionalidade do ThinkEdge SE450 consegue enviar avisos para os donos do local para que a pessoa seja abordada antes de fugir sem pagar.

Exemplo de prevenção de roubos do servidor thinkedge se450
Exemplo de prevenção de roubos do Servidor ThinkEdge SE450 realiza análise em tempo real (Foto: FreePik)

E não é necessário que o upload seja feito para uma nuvem ou dispositivo físico seja realizado para que a análise aconteça. É como se ao contratar o servidor da Lenovo, você também estivesse adquirindo uma solução de segurança eletrônica. Isso também pode ser usado em aeroportos, onde pássaros podem ser detectados e assim, possíveis acidentes serem evitados.

Parceria com Intel

O trabalho conjunto entre Intel e Lenovo já vai além da fabricações de computadores e para o desenvolvimento do ThinkEdge SE450, as duas companhias se uniram novamente. O novo servidor foi desenvolvido com base na estrutura do novo processador Intel Xeon Scalable de 3ª geração. É possível ter acesso à tecnologias Intel Deep Learning Boost (que permite um bom uso do aprendizado de máquina em empresas que estão na borda do mercado).

“Nossa colaboração com a Lenovo ajuda as empresas ao longo de muitos setores a gerar valor de negócios por meio da transformação da rede e computação da borda. Servidores de borda resilientes e flexíveis construídos com processadores Intel Xeon Scalable de 3ª geração fornecem desempenho aprimorado, permitindo a entrega de serviços inovadores baseados em IA onde os clientes esperam por isso”.

Jeni Panhorst, Vice-Presidente e Gerente Geral da Divisão de Plataformas de Rede & Borda da Intel

Para oferecer uma implementação mais rápida e sem risco, o novo servidor da Lenovo também foi testado para receber a certificação Intel Select para vRAN (Virtualized radio access network ou redes de acesso por rádio virtualizadas). A Lenovo também garante que mesmo no momento de transporte, o servidor não pode ser acessado e se isso tentar ser feito por uma pessoa que não tem acesso, um bloqueio automático acontecerá. O servidor também está otimizado para oferecer boa comunicação.

NVIDIA e Lenovo

Outra empresa que também esteve presente no desenvolvimento da nova solução de servidor foi a NVIDIA, oferecendo suas GPUs para um melhor uso em diversos mercados. Com o ThinkEdge SE450 sendo um dos primeiros sistemas desenvolvidos para o mercado de borda certificado pela NVIDIA, as duas empresas esperam entregar potência máximas para empresas que contratarem a solução.

Logo da nvidia
NVIDIA e Lenovo se unem novamente para lançamento de nova solução (Foto NVIDIA)

Se sua empresa precisa de um hardware que aguente a potência, o ThinkEdge SE450 é ideal para isso. Durante o Lenovo Tech World Brasil 2021, os executivos da empresa afirmaram que será realizado um investimento de US$ 70 milhões de dólares nos próximos três anos para que o crescimento siga acontecendo.

Suporte para Lenovo Open Cloud Automation

Sendo a plataforma para implantar, otimizar e gerenciar infraestrutura em nuvem de alto desempenho, a empresa garante que o ThinkEdge SE450 possui um alto poder de processamento e envio de arquivos para a nuvem. Todas as imagens e informações podem ser enviadas sem a necessidade de interferência humana e um supercomputador também pode ser deixado de lado.

Segurança e criptografia

Não adianta ter uma boa solução que entrega performance se a mesma não for segura, certo? A Lenovo citou que o ThinkEdge SE450 possui criptografia de ponta a ponta para que todas as informações fiquem sempre em segurança. Além disso, o servidor que também conta com soluções de inteligência artificial também é extremamente silencioso.

Criptografia de novo servidor thinkedge se450
Segurança não foi deixada de lado no momento de desenvolvimento de novo servidor (Foto: FreePik)

Como apoio no dia a dia, o aplicativo ThinkShield, que está disponível para Android e iOS, permite um rápido acesso ao sistema. Não pense que todas as pessoas que realizarem a instalação terão acesso ao sistema: apenas quem for cadastrado (a) conseguirá acessar as informações que constam no servidor.

Disponibilidade do ThinkEdge SE450

Já estando online em todo o mundo, a nova solução de servidor da Lenovo já pode ser contratada por empresas brasileiras de todos os setores. A fabricante citou que neste momento, uma configuração mais básica está sendo oferecida para as empresas. Mas até o final do primeiro semestre de 2022, a potência máxima será entregue sem nenhum custo adicional.

Servidor thinkedge se450
Novo servidor já pode ser contratado por empresas (Foto: Lenovo)

A Lenovo deseja continuar sendo importante no mercado de servidores e o ThinkEdge SE450 é apenas mais um dos lançamentos da empresa, que também é dona da Motorola. Outras soluções para empresas também seguem estando disponíveis e você pode realizar a contratação do lançamento por meio de um representante da empresa em sua região de atuação.

O que você achou do ThinkEdge SE450? Acha que pode ser útil em diversas partes de sua empresa? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Em setembro deste ano, aconteceu o Lenovo Tech World 2021, um evento mundial onde diversas soluções foram apresentadas. Confira todos os detalhes:

Fonte: Lenovo

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
12
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados