Lentes de contato biônicas tornam sua visão 3 vezes melhor

bionic lens update 2017 - Lentes de contato biônicas tornam sua visão 3 vezes melhor
As lentes biônicas foram criadas para eliminar alguns problemas da visão como catarata, glaucoma, miopia, hipermetropia e astigmatismo

As lentes de contato estão se tornando cada vez mais populares entre as pessoas com problemas de visão, principalmente por questões estéticas e, para alguns, até mesmo de praticidade. Mas e se essas pessoas pudessem adquirir uma lente de contato que garantiria uma visão ainda melhor do que de quem não precisa de qualquer correção visual? Ou que simplesmente eliminasse as doenças mais cotidianas de visão? Essa é a ideia por trás das Lentes Biônicas.

Um problema recorrente

Problemas de visão se tornaram comuns, principalmente porque eles são muito corriqueiros, mas nem por isso deixam de ser incômodos para quem sofre na pele. Muitos de nós acabamos não levando nossa visão a sério, mas para algumas pessoas, o simples fato de não enxergar direito é um problema e nem sempre isso acontece apenas com o passar dos anos. Crianças e jovens também sofrem com essa situação.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 285 milhões de pessoas no mundo têm problemas de visão e um terço desse número equivale a catarata. Segundo informações do Nacional Eye Institute, cerca de metade dos americanos terão catarata ou farão cirurgia de catarata até chegarem aos 80 anos. E em países em desenvolvimento ela é a causa líder de cegueira.

catarata 720x539 - Lentes de contato biônicas tornam sua visão 3 vezes melhor
A catarata se caracteriza pela perda de transparência do cristalino, as “lentes naturais”

Uma esperança revolucionária

A tecnologia tem avançado de uma forma quase assustadora, mas isso não significa necessariamente algo ruim. Um belo exemplo é o desenvolvimento das Lentes Biônicas da empresa canadense Ocumetics Technology Corporation.

maxresdefault 4 720x405 - Lentes de contato biônicas tornam sua visão 3 vezes melhor
Lente Bionic da Ocumetics Technology Corporation

Ela tem como objetivo substituir a lente natural do olho humano (cristalino) e com isso garantir duas grandes vantagens. A primeira é que a lente é capaz de evitar e até mesmo eliminar alguns problemas de visão como a miopia, hipermetropia, astigmatismo, além da própria catarata e o glaucoma. Infelizmente ela ainda não é capaz de solucionar alguns outros distúrbios da visão como a cegueira de cores ou visão nublada pela chamada córneas nebulosas.

A segunda grande vantagem é que as Lentes Biônicas garantem uma visão três vezes melhor do que a visão humana normal. Isso significa que o que uma pessoa com visão boa e sem qualquer problema vê em um cartaz a 3 metros de distância, a pessoa com a lente poderia ver a até 9 metros de distância, com os mesmos detalhes.

As lentes são implantadas nos olhos, ou seja, não será preciso ficar tirando e colocando, como as lentes comuns. Segundo Dr. Garth Webb, fundador da empresa e inventor da novidade, a cirurgia para implantação das lentes leva cerca de 8 minutos e é praticamente idêntica a cirurgia de catarata.

rendia 660x330 - Lentes de contato biônicas tornam sua visão 3 vezes melhor

Mais perto do que longe

Os testes em humanos começarão a ser realizados ainda em julho desse ano e segundo a previsão da empresa as lentes começarão a ser comercializadas em março do ano que vem, o que é uma boa notícia. A má notícia é que provavelmente essas lentes custarão caro, ao menos nos primeiros anos em que ela estiver disponível para o grande público (algo em torno de US$ 3.200 por lente). Também é provável que esse valor acabe diminuindo com o passar do tempo.

As lentes também poderão passar por processos de atualizações, quem sabe até para resolver os problemas de visões que ela ainda não atende ou até mesmo para dar aos seus usuários funções que até o momento só existem no imaginário, como por exemplo, através da integração com tecnologias da NASA garantir uma capacidade de foco superior, ou sistemas de projeções.

Não há como não lembrar de um dos episódios de Black Mirror, “Toda a Sua História“, onde o protagonista era capaz de reviver o que já tinha visto como se fosse uma gravação de vídeo. Não seria a primeira vez que o seriado teria previsto uma realidade possível, como já mostramos aqui.

black mirror ft 720x400 - Lentes de contato biônicas tornam sua visão 3 vezes melhor
Em “Toda a Sua História”, o personagem tem a capacidade de, através de um chip, acessar dados da própria memória

Confira a explicação do Dr. Garth no vídeo abaixo:

bionic lens update 2017 - Lentes de contato biônicas tornam sua visão 3 vezes melhor

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via