LG anuncia novas linhas de TVs OLED para 2020 com design minimalista e inteligência artificial

destaque tvs oled lg
As duas novas linhas de TVs OLED da LG trazem processador com inteligência artificial e recursos cinematográficos e voltados para jogos e esportes
Anúncio
LG anuncia novas linhas de TVs OLED para 2020 com design minimalista e inteligência artificial

A LG anunciou duas linhas novas de smart TVs OLED para 2020 no Brasil nesta terça-feira (18). São três modelos na linha CX e um modelo na linha GX Gallery, que pode ser instalada bem rente à parede.

A linha LG OLED CX chega para substituir a linha C9, avaliada pelo Showmetech em 2019. Já a linha LG OLED GX chega pela primeira vez ao país, pensada para ser fixada à parede sem sobrar qualquer espaço. É o que a LG chamada de “gallery ou wallpaper design”.

Os novos modelos de 65 polegadas da linha GX trazem um formato ultrafino com apenas 20mm de espessura, sem a presença de uma caixa na parte traseira do aparelho. Esse formato permite que a TV seja instalada quase como um quadro numa galeria de arte. Daí o “Gallery” no nome.

De acordo com a LG, as novas linhas “ressignificam o papel das televisões nos ambientes”. Para Igor Krauniski, gerente-geral de produtos televisores da LG Electronics do Brasil, “os consumidores poderão usufruir da qualidade de imagem aliada ao design cada vez mais minimalista e sofisticado das telas”.

Tela

Uma das novas TVs OLED da LG
Tecnologia OLED permite que TVs tenham design mais fino

A tecnologia OLED é a mais avançada para telas do mercado atualmente. E está presente tanto na smart TV CX quanto na smart TV GX.

De acordo com a LG, a tecnologia usa um painel com 8,3 milhões de pixels que se autoiluminam, que funciona como um controle de iluminação dos painéis OLED.

Esse controle faz com que os pixels sejam ligados e desligados individualmente. Dessa forma, a cor preta, representada pelos pixels desligados, não sofre influência das luzes de fundo da TV (chamadas de backlights).

“O OLED é conhecido por ter pretos puros (é a melhor representação da cor preta em qualquer tecnologia de TV) e cores vivas e intensas.”

Igor Krauniski, gerente-geral de produtos televisores da LG Electronics do Brasil

Uma vantagem tanto técnica quanto estética é que a tecnologia OLED possibilita a criação de painéis extremamente finos e maleáveis. Isso é possível graças a ausência da camada de retroiluminação na parte de trás dos aparelhos, segundo a fabricante.

Áudio

Uma das novas TVs OLED da LG
Novas TVs OLED da LG trazem recursos potentes para audio

As novas linhas da LG possuem suporte ao Dolby Atmos, recurso já presente em linhas anteriores. A tecnologia de som surround preenche o ambiente e oferece uma experiência de som mais imersiva.

Falando em imersão, as novas TVs OLED possuem Bluetooth Surround Ready, isto é, são compatíveis com alto-falantes Bluetooth. Dá para conectar até dois alto-falantes, que, assim como o Dolby Atmos, criam um efeito de som surround e deixam a experiência de assistir filmes, séries, esportes e de jogar mais imersiva.

Inteligência Artificial

lg oled cx gx processador
Processador das novas TVs OLED da LG

A empresa informou que os modelos da linha LG OLED CX e da LG OLED GX contam com processador AI Alpha9 3ª Geração. O componente utiliza tecnologias de deep learning e inteligência artificial para aumentar a qualidade da imagem e do som das TVs OLED.

Na prática, de acordo com a LG, os algoritmos reconhecem a qualidade do conteúdo original e conseguem otimizar uma série de detalhes, como clareza, nitidez e brilho. Isso, de acordo com a empresa, aumenta a sensação de imersão dos espectadores.

Funciona assim: o processador faz uma análise dos conteúdos de vídeo e som, para entender a composição (entende onde estão presentes rostos, textos, paisagens etc), o gênero (identifica se o vídeo é relacionado a esporte, cinema, standard, animação) e até ambiente da TV (percebe as características da sala do usuário e usa técnicas como AI Brightness, para adaptar a iluminação ao ambiente, e AI Acoustic Tunning, para ajustar o som).

“Ao assistir a um jogo de futebol, a TV consegue identificar o que é a voz do técnico, o som da torcida, a música de fundo e as necessidades de que as imagens sejam apresentadas de forma rápida (com objetos que se movem rapidamente) e melhorada. Até a grama é reconhecida e aprimorada com inteligência artificial.”

Igor Krauniski, gerente-geral de produtos televisores da LG Electronics do Brasil

Assistentes pessoais e conectividade

Uma das novas TVs OLED da LG
LG OLED CX e GX trazem diversos recursos voltados à conectividade

Além de inteligência artificial, as novas TVs OLED da LG contam com vários recursos de conectividade. E, segundo a empresa, as TVs da LG são as que oferecem o maior número de possibilidades de integração com assistentes pessoais.

Além da plataforma ThinQ AI, da própria LG, as smart TVs CX e GX contam com Google Assistente e Alexa, da Amazon, embarcados. Outro recurso é a possibilidade de controle do aparelho por meio do Apple Home Kit e da Alexa. De acordo com Igor Krauniski, dá até para comandar as caixas de som inteligentes da casa por meio das novas TVs.

Os novos modelos de TVs OLED permitem até a criação de rotinas dentro da plataforma ThinQ AI e a realização de comandos de voz “Hands Free”, no caso da LG OLED GX.

Por meio do comando “Hi LG”, o usuário consegue fazer pedidos diretamente para a TV, sem precisar do controle. Dá para realizar comandos de voz também na LG OLED CX, mas por meio do microfone embutido no controle.

Falando em controle, usando o aplicativo LG TV Plus o usuário consegue transformar seu smartphone num controle remoto para as novas smart TVs CX e GX.

Por meio do app, dá para para aproveitar o Google Assistente e o LG ThinQ AI, por exemplo, para buscar conteúdos na internet. Também dá para usar o smartphone como se fosse um mouse da TV, acessar o teclado numérico do controle e até as configurações da própria smart TV.

O aplicativo LG TV Plus está disponível para Android e iPhones.

Recursos de Cinema

Uma das novas TVs OLED da LG
Novas TVs OLED da LG possuem design minimalista

De acordo com a LG, as novas TVs OLED são capazes de “proporcionar uma verdadeira experiência cinematográfica na sala de estar”. A empresa coloca que isso é possível pela capacidade dos aparelhos em reproduzir com precisão as cores e “as visões criativas dos cineastas”.

Além disso, as novas linhas trazem o novo Dolby Vision IQ e o Filmmaker Mode da UHD Alliance. Segundo a LG, esses recursos “possibilitam a reprodução de filmes exatamente como os criadores pretendiam, tanto em qualidade de imagem quanto de som”.

Veja abaixo como esses recursos funcionam:

  • Dolby Vision IQ: ajusta automaticamente os níveis de brilho, cor e contraste, de acordo com o conteúdo e as condições de iluminação do ambiente;
  • Filmmaker Mode: processador da TV desliga, automaticamente, o recurso de suavização de movimento para garantir que você assista filmes e séries “no formato original em que foram gravados”, segundo a LG.

Novidades para Gamers

Mulher jogando numa das novas TVs OLED da LG
Novas linhas LG OLED CX e GX possuem suporte ao NVIDIA G-Sync

Além dos aficionados por filmes e séries, a LG afirma que a nova linha de TVs OLED também é capaz de agradar o público gamer.

Segundo a empresa, um dos principais diferenciais dos aparelhos é a compatibilidade com o NVIDIA G-Sync, que garante mais fluidez aos jogos e aumentam a sensação de imersão. Desde 2019, as linhas premium de TVs da LG suportam o padrão NVIDIA G-Sync Ultimate e o AMD Freesync. Entenda melhor esses padrões abaixo:

  • NVIDIA G-Sync Ultimate: as imagens ficam mais claras e suaves, com menos transições travadas, lag e instabilidades;
  • AMD Freesync: recurso criado para combater a “quebra de quadros” (ou “screen tearing”, em inglês) durante a reprodução dos frames nos jogos.
Uma das novas TVs OLED da LG
Novas TVs OLED trazem recursos para gamers

As novas TVs OLED também são compatíveis com recursos como VRR (Taxa de Atualização Variável), ALLM (Modo Automático de Baixa Latência) e eARC (canal de retorno de áudio aprimorado), todos atendendo às especificações HDMI 2.1. De acordo com a fabricante, esses recursos permitem a reprodução fiel de conteúdos com movimentos rápidos, maior resolução e gráficos mais suaves.

Além de tudo isso, as novas linhas da LG possuem tempo de resposta de 1ms e baixo input lag, que oferece uma experiência de gameplay mais nítida e fluída, segundo a empresa. E a tecnologia OLED com controle individual de pixels permite a transição de cores no painel sem borrões, segundo a fabricante.

Outro recurso interessante para quem curte jogar nas telonas é o Modo HGiG (HDR Gaming Interest Group). De acordo com a LG, esse modo utiliza a tecnologia HDR e oferece os melhores gráficos de jogos, seguindo os níveis de desempenho e especificações do modelo da TV do usuário.

Para completar, as novas TVs OLED possuem taxa de atualização (refresh rate) de 120Hz e suportam jogos em 4K.

Recursos para Esportes

Pessoas assistindo jogo de futebol americano numa das novas TVs OLED da LG
Novas linhas da LG oferecem recursos para quem curte acompanhar esportes

Agora para quem curte acompanhar as partidas de esporte pela TV, as novas linhas da LG trazem o recurso OLED Motion Pro, que elimina as imagens residuais (motion blur) dos atletas. Na prática, o usuário consegue ver melhor tanto os movimentos rápidos quanto os sutis, porque ficam mais nítidos.

Além disso, as novas TVs OLED trazem o recurso “Sports Alert“. Essa ferramenta é bem útil porque o usuário seleciona o time que torce na TV e depois recebe notificações quando o time estiver jogando, além de informações antes, durante e após os jogos.

Preço e Disponibilidade

Uma das novas TVs OLED da LG
LG OLED GX traz design ultrafino e fica rente à parede

As novas smart TVs OLED da LG de modelo CX estão disponíveis no principais varejistas brasileiros nos tamanhos 55, 65 e 77 polegadas, com preços sugeridos que variam de R$8.399 a R$39.999. Abaixo você encontra os dois primeiros modelos para compra:

Já os modelos da série GX de TVs OLED chegam às lojas em setembro, disponíveis no tamanho 65 polegadas e com valor sugerido de R$19.000.

Especificações técnicas das novas TVs OLED

Confira abaixo os detalhes técnicos sobre os modelos das novas linhas de Smart TVs da LG.

Linha LG OLED CX

Uma das novas TVs OLED da LG
DisplayOLED
Resolução4K
Tamanhos55″, 65″ e 77″
ProcessadorAI Alpha9 3ª Geração
ImagemSDR, HDR e Dolby HDR
Som2.2ch / 40W
Recursos de IAThinQ AI
Google Assistente
Amazon Alexa
Apple Airplay 2
Painel de Controle
Comandos de Voz (Hands Free)
CinemaDolby Vision IQ
Dolby Atmos
Filmmaker Mode
Cinema HDR
JogosNvidia G-Sync
eARC
ALLM
HDMI VRR (40-120Hz)
LG VRR
EsportesSports Alert
Bluetooth Surround Ready
PreçosR$8.399 a R$39.999

Linha LG OLED GX Gallery

Uma das novas TVs OLED da LG
LinhaGX Gallery
DisplayOLED
Resolução4K
Tamanhos65″
ProcessadorAI Alpha9 3ª Geração
ImagemSDR, HDR e Dolby HDR
Som4.2ch / 60W
Recursos de IAThinQ AI
Google Assistente
Amazon Alexa
Apple Airplay 2
Painel de Controle
Comandos de Voz (Hands Free)
CinemaDolby Vision IQ
Dolby Atmos
Filmmaker Mode
Cinema HDR
JogosNvidia G-Sync
eARC
ALLM
HDMI VRR (40-120Hz)
LG VRR
EsportesSports Alert
Bluetooth Surround Ready
PreçosR$19.999

Fonte: LG

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter