Conecte-se conosco
Conheça o SmartThinQ, a aposta da LG na 'Internet das Coisas'

Android

Conheça o SmartThinQ, a aposta da LG na ‘Internet das Coisas’

Promovendo conectividade entre os seus produtos e smartphones Android, o app mostra que a tal ‘Internet das Coisas’ já se tornou realidade

LG SmartThinQ

Muito se fala na ‘Internet das Coisas‘, um mundo paradisíaco onde, em algum lugar no futuro, todos os eletrodomésticos, apetrechos e eletro-eletrônicos de uma casa são conectados à web. Também, segundo quem acredita nessas coisas, nesse universo é possível controlar esses dispositivos à distância, por meio de outros aparelhos como smartphones e tablets.

Mas será que isso é possível aqui e agora? Bom, graças aos esforços de companhias como a LG, esse tipo de comodidade está cada vez mais próxima da realidade – a empresa tem investido pesado em soluções inteligentes para os seus eletrodomésticos; atualmente, grande parte do topo da gama LG, que compreende aparelhos de ar-condicionado, lavadoras e secadoras de roupa, geladeiras e até fornos com microondas, já são inteligentes, sendo compatíveis com o Android e controláveis por meio de smartphones.

SmartThinQ App

LG SmartThinQ

Com o app, é possível controlar todos os dispositivos LG que sejam compatíveis

Toda essa linha de produtos controláveis via smartphone pode ser operada por um único aplicativo: o LG SmartThinQ – compatível com todo dispositivo Android de versão 4.1 ou superior, a tecnologia usa NFC para se comunicar com os eletrodomésticos, basta encostar o aparelho nos pontos indicados e voilá: o seu smartphone já está no comando de tudo.

Além de funcionar como um controle remoto conectado à internet, o app dispõe várias informações sobre cada um dos eletrodomésticos. É possível, por exemplo, saber quando o seu forno precisa daquela limpeza, quantas vezes a sua geladeira foi aberta durante o mês e, acredite, até quando o seu eletrodoméstico precisa de algum reparo ou manutenção – como no caso dos aparelhos de ar-condicionado, por exemplo.

Conheça o SmartThinQ, a aposta da LG na 'Internet das Coisas'

O app também é capaz de realizar diagnósticos nos aparelhos suportados

Tudo isso torna a vida mais cômoda, mas o destaque não vai para a LG porque se trata da única empresa investindo nesse tipo de tecnologia – muito pelo contrário: existem várias companhias falando da ‘Internet das Coisas‘. No entanto, é fato que a sul-coreana tem sido uma das pioneiras a tratar o assunto com alguma seriedade, inclusive na hora de disponibilizar estes aparelhos aqui, no Brasil.

Compatibilidade

Conheça o SmartThinQ, a aposta da LG na 'Internet das Coisas'

Naturalmente, não se espera que uma tecnologia nova como o IoT, Internet das Coisas na sigla em inglês, esteja disponível em todo e qualquer gadget – na verdade, a adesão deste tipo de funcionalidade tem se dado a passos cautelosos, seja para garantir a segurança de eletrodomésticos conectados, seja para encontrar usabilidade real para tanta conectividade.

No Brasil, uma grande parte de produtos da LG já é compatível com o SmartThinQ. A linha LG Studio, que costuma ter preço e especificações mais elevados, já embarca a tecnologia com NFC na grande maioria dos seus produtos.

Já a lava e seca Top Gun, também da marca, tem todas as suas funções de lavagem acessíveis por meio do aplicativo – segundo a LG, várias funções extras, impossíveis de se acessar só no painel desses eletrodomésticos, ficam exclusivas ao aplicativo SmartThinQ, até pela complexidade que essas opções normalmente envolvem.

Conheça o SmartThinQ, a aposta da LG na 'Internet das Coisas'

Na hora de comprar, procure por indicadores das tecnologias SmartThinQ e Tag On

É interessante olhar para trás, em quatro ou cinco anos, e notar que todo esse controle inteligente, feito no smartphone, estava restrito às smart TVs – e detalhe: naquela época, apenas os smartphones com transmissores infravermelho, normalmente restritos às TVs de suas próprias marcas, detinham esse tipo de recurso.

Ah, e com os novos tempos, nem é mais necessário que o smartphone e o aparelho a ser controlado sejam da mesma marca – o próprio LG SmartThinQ funciona em todo e qualquer Android (4.1+), desde que, é claro, ele também tenha a tecnologia NFC.

A internet das coisas

Conheça o SmartThinQ, a aposta da LG na 'Internet das Coisas'

Hue, a linha de lâmpadas conectadas da Philips também são um exemplo de Internet das Coisas

Por último, mas não menos importante, é válido ressaltar que a intenção aqui não é promover a tecnologia exclusiva da LG – até porque os recursos IoT estão presentes na mais vasta variedade de dispositivos, até mesmo os que não são vendidos pela companhia. O que queremos mostrar é que essa ideia distante de Internet das Coisas é passado, embora a iniciativa realmente precise ficar mais acessível.

Hoje, mesmo com algumas ressalvas, já é possível controlar diversos eletrônicos na sua casa de forma remota. Fabricantes de sistemas domésticos de segurança, aspiradores de pó e até de lâmpadas, dessas comuns mesmo, já estão se atentando para o IoT e embarcando nesse tipo de tecnologia. Sendo assim, caso o mercado consumidor reaja de forma positiva a essas comodidades – algo que, convenhamos é mera questão de tempo até que aconteça – certamente veremos muito mais eletroeletrônicos inteligentes por aí, inclusive a preços mais atraentes.

E aí, você está preparado para a era das casas inteligentes?

 

19 anos, brasiliense, acadêmico de Direito e apaixonado por tecnologia, informação e entretenimento.

Comentários

Mais de Android

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir