Conecte-se conosco

Ciência e Tecnologia

Live OS é um sistema operacional para móveis

Na intenção de criar um ambiente mais agradável para os funcionários, a Herman Miller pretende criar escritórios e móveis inteligentes

Live OS une mesas e humanos através da tecnologia

As mesas do Live OS têm sensores em toda a sua superfície para tirar dados de seu uso

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano. É nesse conceito que há casas inteligentes, geladeiras que acessam a internet e até fechaduras ligadas à nuvem. E de escritório inteligente, você já ouviu falar? Esse é o plano da empresa norte-americana Herman Miller.

A marca de móveis é famosa por suas propostas de design. As peças tentam mudar o ambiente a fim de deixá-lo mais agradável, ao mesmo tempo em que os produtos sejam confortáveis ao usuário e de produção ecológica. São diversos tipos de móveis, desde os domésticos aos hospitalares – a seção de escritório é um grande destaque.

O escritório é uma comunidade

Live OS une mesas e humanos através da tecnologia

Exemplo de um Living Office, na empresa Mars Drinks, em Pensilvânia

É com esse ideal que existe o Living Office, um ramo da Herman Miller focado em escritórios. O Living Office “reumaniza o local de trabalho”, como a empresa diz. Por isso, seus ambientes projetados geralmente eliminam grandes barreiras e paredes, tudo isso para transmitir mais união aos colegas de trabalho.

Uma pesquisa apontou que, antes da reforma, só 36% dos funcionários tinham noção de comunidade no escritório. Com a implantação do Living Office, esse número passou para 95%! Essa é a necessidade das pessoas de se sentirem bem ao trabalhar.

O Live OS faz parte do Living Office. O sistema foi apresentado através de mesas: baixe o Live app, conecte seu celular à mesa e então ela passará a ser totalmente ‘sua’ durante o expediente.

Uma mesa pessoal, conectada e inteligente

Live OS une mesas e humanos através da tecnologia

Mesa atende à sua altura preferencial com somente um toque

A primeira novidade é que a mesa tem um ajuste de altura personalizável. É só empurrar com um dedo que ela responde subindo ou descendo. Na próxima vez que o mesmo funcionário conectar seu smartphone à mesa, ela retornará à altura definida por ele, tudo automaticamente.

A mesa também quer ajudar o funcionário a trabalhar melhor: através do app, é possível agendar avisos para melhorar o conforto. Por exemplo, a mesa piscará a cada uma hora, lembrando que você deve se levantar por 10 minutos e descansar. Ela pode recomendar que o usuário a mude de posição para ter um melhor acesso a determinados pontos.

“Este elevado nível de interatividade incentiva as pessoas a serem mais produtivas, eficientes e comprometidas”, diz a Herman Miller.

E como hoje tudo se conecta à nuvem, as mesas inteligentes da Herman Miller não vão ficar de fora: há sensores por toda a superfície da mesa, coletando dados de quanto espaço é ocupado pelo usuário e como o Live app está sendo utilizado.

As informações são enviadas para a nuvem e computadas em painéis compartilhados entre os funcionários da empresa. O supervisor de determinado escritório, por exemplo, saberá como controlar os custos operacionais, melhorar a utilização do espaço e aumentar o bem-estar dos funcionários.

Por ora, não há informações se o sistema se limitará a mesas, pois seria muito interessante que se estendesse a outros móveis. Caso você tenha se interessado, é importante salientar que há representantes da Herman Miller no Brasil, mais precisamente nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e também no Distrito Federal.

Em São Paulo, especificamente, ainda há uma espécie de showrooom dos escritórios planejados pela empresa.

Um garoto sul-americano do Nordeste que finalizou o ensino médio e aguarda o início de seu semestre na UFAL em 2018. Até lá acha que pode pelo menos produzir algo útil à humanidade através do SMT, assim para de gastar horas de sua vida em Dota 2.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir