Madagascar sofre com o surto de peste negra mais perigoso dos últimos 50 anos

Madagascar Plague 85416 74b8f
A epidemia já matou mais de 120 pessoas e pode atingir cerca de 20 mil até meados de dezembro se continuar a se espalhar.
Anúncio
Madagascar sofre com o surto de peste negra mais perigoso dos últimos 50 anos

Madagascar está sofrendo com uma praga que já se tornou oficialmente uma crise. Ela está se espalhando de forma muito rápida e alarmante, e em apenas 5 dias o número de casos subiu quase 40%. O surto está sendo causado por uma espécie de peste negra, que foi considerada mais perigosa do que qualquer outra vista no local nos últimos 50 anos.

Na última quinta-feira (26/10) foram registrados 1.309 casos, e após uma semana esse número já aumentou para 1.801, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse aumento é um dos fatores que torna a praga ainda mais preocupante porque a tendência é que ela se espalhe ainda mais. E se continuar nesse ritmo será uma situação de calamidade.

Número de casos só aumenta

Madagascar sofre com o surto de peste negra mais perigoso dos últimos 50 anos

Já foram registradas 127 mortes e segundo o MailOnline o surto epidemiológico pode chegar a alcançar cerca de 20 mil pessoas em questão de semanas. A situação fez com que países próximos recebessem um aviso de alerta, tomando as precauções necessárias principalmente a respeito do turismo local e quarentena dos contaminados.

Além de uma cepa perigosa, a praga é preocupante porque ela se espalha com muita facilidade. Primeiramente é desenvolvida em ratos, mas é transmitida para o homem através da pulga que ao sugar o sangue contaminado do roedor acaba recolhendo também a bactéria.

Nos seres humanos a doença aparece inicialmente na forma bubônica, atacando o sistema linfático, e só então pode chegar aos pulmões, que é quando se torna pneumônica e mais preocupante. Dois terços dos casos em Madagascar já são de pneumonia, sendo extremamente contagiante pelo ar através de tosses, espirros ou cuspes.

Madagascar sofre com o surto de peste negra mais perigoso dos últimos 50 anos

O país já conta com temporadas de pragas, que podem durar mais de 6 meses, mas essa já alcançou uma quantidade três vezes maior de casos do que geralmente é esperado. Segundo uma reportagem local, tudo começou quando alguns incêndios florestais fizeram com que ratos se deslocassem para comunidades rurais. Não demorou muito para que ela se espalhasse também nas grandes áreas urbanas, algo incomum para os surtos frequentes que acontecem por lá.

Resposta

Exatamente por isso, a OMS já está aumentando a resposta contra a praga. A organização já anunciou que está tomando medidas para conter que ela se espalhe ainda mais. Declarou ainda que é uma doença que pode ser prevenida e pode ser tratada, mas se esse tratamento não for o adequado ou chegue tarde demais, acaba sendo fatal.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter