Captura de tela 2012 08 27 às 16. 02. 53

Maioria dos brasileiros já usa internet no celular

Avatar of henri karam
Um estudo da E.life que analisa os hábitos de uso e comportamento dos internautas mostrou que a maioria dos brasileiro já navega através do celular.

Maioria dos brasileiros já usa internet no celular; iphone e galaxy

A popularização dos smartphones, com aparelhos mais baratos e os planos de dados econômicos de algumas operadoras de telefonia impulsionaram o uso da internet no celular. Um estudo da E.life, que analisa os hábitos de uso e comportamento dos internautas no Brasil, mostrou que mais de 53% dos usuários navegam fora de casa via celular.

Com o objetivo de compreender como os internautas brasileiros avaliam e utilizam a web, a pesquisa entrevistou 650 pessoas. As perguntas foram aplicadas por meio de divulgação nas redes sociais, principalmente blogs, Facebook e Twitter.

Dispositivos móveis
62% dos entrevistados utilizam a rede por celulares ou smartphones, percentual próximo ao dos que acessam por notebooks, que é de 66%. O meio mais utilizado continua sendo o computador de mesa (desktop), com 75%.

O tempo gasto na internet pelo celular está abaixo da média de outros dispositivos. Mais da metade dos entrevistados (55%) costuma passar até dez horas por semana navegando pelos aparelhos móveis. Entre os usuários de tablets, o tempo gasto online é maior: 46% ficam conectados até 20 horas. No geral, 54% dos internautas passam pelo menos 30 horas por semana na rede. Já 34% navegam por mais de 40 horas semanalmente.

Instagram

Redes Sociais
98% dos entrevistados disseram passar parte do tempo nas redes sociais. O Instagram é a rede social da moda e registrou o maior crescimento exponencial recebendo o cadastro de 22% dos entrevistados nos três meses anteriores à pesquisa. O Pinterest também teve grande adesão recente: 10% dos entrevistados cadastraram-se no site no mesmo período.

Mas o Facebook ainda é o grande campeão quando o assunto são as redes sociais. Nada menos do que 81% dos entrevistados dizem acessar a rede criada por Mark Zuckerberg. O Google+ cresceu em cadastros e o Orkut segue despencando na preferência dos internautas. Saiu de 2º lugar em 2012 (75%) para a 5ª colocação na lista deste ano (57%) – queda de mais de 21 pontos percentuais.

Hábitos nas redes
As redes sociais foram o quarto canal mais utilizado pelos internautas para se comunicar com o atendimento (SAC) das empresas nos últimos seis meses (52%), atrás de telefone (78%), e-mail (73%) e site (72%). A maioria (67%) afirma seguir páginas de empresas, produtos e serviços para receber atendimento (SAC) sempre que precisar.

Segunda tela é uma tendência

Segunda tela
Também tem se tornado cada vez mais comum o uso de duas telas ao mesmo tempo. Os brasileiros cada vez mais dividem as suas atenções entre internet e TV ou rádio. 71% dos entrevistados afirmaram navegar pela web de olho na televisão (20 pontos percentuais a mais que em 2012), enquanto 50% disseram que costumam ouvir estações de rádio (12 pontos percentuais acima que à pesquisa anterior).

A pesquisa mostrou ainda que 26% dos internautas escolhem o que querem assistir baseados nos comentários das redes sociais. 16% afirmaram contar nas redes o que estão assistindo na TV.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados