Conecte-se conosco
googorola logo - Mais do que nunca, Motorola se torna peça fundamental para os planos da Google

Android

Mais do que nunca, Motorola se torna peça fundamental para os planos da Google

Google toma as rédeas da Motorola, adquirida em 2011, e se prepara lançar o primeiro smartphone desta parceria. Será suficiente para rivalizar com a Samsung, atual líder do ecossistema Android?

googorola logo - Mais do que nunca, Motorola se torna peça fundamental para os planos da Google

A compra da Motorola Mobility pela Google em 2011, vista pelos analistas e pelo mercado como uma forma defesa para o Android e fabricantes parceiros na “guerra de patentes”, parece ganhar em importância. Logo após a aquisição da empresa e suas mais de 17.000 patentes por 12.5 bilhões de dólares, a Google tranquilizou seus parceiros ao afirmar que a empresa continuaria independente e não receberia tratamento especial.

Nos últimos meses, porém, a gigante de buscas parece ter mudado de ideia. Com a ida de executivos para a Motorola e notícias de um breve lançamento do X Phone, o primeiro aparelho da Motorola com desenvolvimento influenciado pela Google, a empresa demonstra tomar as rédeas da fabricante, que há tempos não emplaca um celular de sucesso.

Motorola and Google X Phone Project 300x300 - Mais do que nunca, Motorola se torna peça fundamental para os planos da Google

Um primeiro olhar mostra o interesse da Google em seguir um modelo de produção mais parecido com o da Apple, controlando hardware e software para garantir uma melhor integração e experiência ao usuário – algo bem-vindo. Mas uma análise do mercado de smartphones mostra outro aspecto importante deste movimento: diminuir a dependência do ecossistema Android da Samsung.

No último ano, a gigante sul-coreana consolidou sua posição no mercado mundial de smartphones com números impressionantes. Segundo a IDC, a Samsung fechou o último trimestre de 2012 (Q4/2012) com 29% das vendas de smartphones, equivalentes a 63.7 milhões de aparelhos, crescimento de 76% em relação a 2011 e quase 16 milhões à frente da Apple. Se considerarmos o lucro no mercado de aparelhos celulares, há uma clara polarização entre Apple e Samsung, que levaram, respectivamente, aproximadamente 70% e 30% em 20121. Com exceção da HTC, que levou menos de 1% do lucro do mercado, todas os outros fabricantes ficaram com resultados negativos.

Se isolarmos o ecossistema Android, que em Q4/2012 obteve participação mercado de 70%, a Samsung tem domínio de 42% com a família de aparelhos Galaxy, bem à frente dos outros fabricantes, todos com participações de apenas um dígito. Outro estudo, da Localytics, mostra que 8 dos 10 aparelhos celulares mais utilizados em janeiro deste ano pertencem à Samsung, sendo 7 deles Galaxy. Esse domínio do escossistema Android, aliado à polarização dos lucros com a fabricante sul-coreana, coloca a Google em uma posição delicada de dependência.

top 10 android devices january 2013 720x445 - Mais do que nunca, Motorola se torna peça fundamental para os planos da Google

 

Não é de surpreender então que, de acordo com o analista Benedict Evans, a marca Galaxy esteja ultrapassando a marca Android na mente do consumidor. Muitos já chamam celulares com Android de Galaxy. Um dos fatores que levam a isso é o enorme orçamento de marketing da Samsung Electronics de aproximadamente 14 bilhões de dólares2, o equivalente a 13 a 14 vezes o investimento da Apple, por exemplo. Grande fatia desse bolo bilionário é utilizado para a promoção da marca Galaxy, que inclusive teve direito ao minuto mais caro da TV americana em anúncio no Super Bowl, final da liga de futebol americano NFL nos EUA. A gigante sul-coreana, que no início da parceria com a Google utilizou a marca Android para fazer sua fama, cujo logo inclusive estampava os smartphones da empresa, hoje, praticamente não faz menção da marca pertencente à Google ou uso de seu logo com robozinho.

galaxyjapan 300x251 - Mais do que nunca, Motorola se torna peça fundamental para os planos da Google

Mas o que significa isso para a Google? Ter um parceiro como a Samsung com capacidade para popularizar o sistema operacional Android com tanta eficiência é algo sensacional. Entretanto, a Samsung está claramente dedicada à promoção da marca Galaxy, o que pode deixar o robô um pouco à sua sombra. Ter apenas um fabricante com domínio sobre o ecossistema e depender dele é algo preocupante.

Por este motivo a Motorola se torna algo muito maior do que uma pilha de patentes para a Google. É através dela que a empresa de Mountain View pode ter sua influência direta no mercado de hardware, garantir sua presença definitiva e participação nos lucros. O sucesso do Nexus 4, apesar dos problemas na produção que levaram à escassez do produto no mercado, é indício de uma grande procura por smartphones diretos da Google, com benefício da experiência “pura” e rápidas atualizações. A integração entre hardware e software, uma das grandes vantagens competitivas da Apple, pode ser capaz de trazer uma nova experiência ao usuário de Android. Com isso, quem sabe, a Google consiga ampliar a presença da Motorola no mercado de smartphones e rivalizar com a Samsung no ecossistema Android, aumentando a concorrência e ameaçando a hegemonia da sul-coreana. Talvez o X Phone seja o produto a introduzir essa mudança e dimuinuir a dependência da Samsung, ou talvez, por ser o primeiro fruto da parceria, não consiga esse feito. Mas, certamente, esta parceria interessante trará novos ares ao ecossistema Android. Vale a pena ficar de olho no mercado.

Legenda/Fontes: Apple Insider e Asymco.

Continue lendo
Advertisement

Já passou por engenharia aeroespacial, music business, publicidade e propaganda, marketing e hoje trabalha com business intelligence. Louco por tecnologia, comida, música e baladas.

Comentários
Subir