Conecte-se conosco
OnePlus 5 Entra Na Promoção Relâmpago Da Gearbest

Android

Mais refinado do que nunca, OnePlus 5 é finalmente revelado

Além de estar mais potente, o OnePlus 5 é a correção dos diversos problemas apontados nas gerações anteriores do modelo

A OnePlus aproveitou a tarde desta terça-feira (20) para finalmente apresentar o seu sexto modelo de smartphone, o OnePlus 5. Ao contrário do modelo 3T, o OP5 traz muito mais do que apenas um novo processador – o dispositivo é o mais caro, o mais potente e o mais completo já feito pela companhia.

A apresentação do OnePlus 5 foi bastante diferente daquelas feitas pela Apple ou Samsung. A empresa foi bem direta ao ponto, revelando o hardware do dispositivo logo nos primeiros minutos da apresentação. Segundo a própria OnePlus e o seu co-fundador, Carl Pei, essa decisão foi tomada porque não são as especificações que realmente importam, mas as capacidades e características de cada componente presente no modelo.

Hardware

OP5 Hardware

O OnePlus 5 continua pronto para brigar com os outros topos de linha

Por mais que não seja o ponto chave dos smartphones atualmente, as especificações de hardware ainda são muito importantes para os topos de linha. O OnePlus 5 tenta escapar da fama de seus antecessores – até então, os modelos da chinesa eram vistos como puramente potentes, mas que ainda pecavam em todos os outros sentidos para oferecer um bom preço.

  • Display AMOLED de 5.5″ e resolução Full HD (1080p); o sistema de cores utilizado na tela é o DCI-P3, o mesmo das telas de cinema;
  • Processador Snapdragon 835; octa-core; com frequência máxima de 2.4GHz e arquitetura de 10nm;
  • GPU Adreno 540;
  • Opções com 6 ou 8GB de RAM LPDDR4X;
  • Opções com 64 ou 128GB de armazenamento interno (UFS 2.1);
  • Bateria de 3300mAh com carregamento rápido Dash Charge;
  • Bluetooth 5.0 e NFC;
  • Leitor biométrico.

O novo OnePlus, entretanto, não deixa de oferecer potência de sobra, mas é notável que a fabricante está mais interessada na eficiência do que nos números. Os pontos criticados nos modelos anteriores, como a latência do touchscreen, a qualidade do display, o design pouco inovador e principalmente as câmeras, traseira e frontal, receberam mais atenção nesta 5ª geração.

Com isso, o OP5 parece muito mais maduro como smartphone. Ele deixa de ser aquele modelo que sempre ganha nos benchmarks, mas que também sempre perde nos testes de tela, câmera e usabilidade – podemos dizer que a OnePlus aprendeu a dosar os pontos fortes do seu topo de linha. Mas lembre-se que tudo isso tem um custo.

Design

OP5 Front and Back

As antenas também estão mais discretas e seguem as cores da carcaça

A OnePlus parece ter ouvido os fãs e caprichado um pouco mais no visual do OP5. De acordo com o brasileiro Diego Heinz, que é líder do time de design da fabricante, o conjunto visto no OnePlus 5 tenta manter a seriedade das antigas gerações, porém, adota algumas características que tornam o aparelho mais diferente – seja dos antecessores, seja dos modelos concorrentes.

O OnePlus 5 continua com o uso de bons materiais na sua carcaça; o corpo é feito em metal, o vidro frontal tem proteção Gorilla Glass 5 e o aparelho também manteve a porta de 3.5mm para fones de ouvido. Na verdade, as principais mudanças estão no perfil do dispositivo, que agora é mais fino e tem laterais chanfradas, além posicionamento do conjunto ótico traseiro, que agora se assemelha ao do iPhone 7 Plus.

Câmera

OP5 Camera

A nova câmera principal tem abertura  f/1.7, uma das maiores do mercado

Sendo o ponto mais fraco de todos os lançamentos anteriores, o conjunto de câmeras, traseiras e frontal, foi o ponto que mais recebeu avanços no novo OnePlus 5. Como já era esperado por muitos, o aparelho traz um sistema duplo nas câmeras traseiras – o conceito é bem similar ao do iPhone 7 Plus, há um sensor de 16 (f/1.7) e outro de 20 megapixels (f/2.6), este último para a captura de imagens com zoom ótico.

O sistema de duas câmeras entrega um zoom ótico de até 2x; além disso, a tecnologia de auto-foco ultrarrápido, desenvolvida pela Sony, permite que o OnePlus 5 tire fotos melhores em condições de luz desfavoráveis. Assim como o Galaxy S7 e o Galaxy S8, ele tira várias fotos de uma só vez, unindo as melhores imagens numa foto única – mais clara e com menos borrões.

OP5 Sample Photo

Segundo a OnePlus, esta é uma das fotos capturadas com o novo OP5

A câmera traseira também é capaz de tirar fotos com foco seletivo, algo que já é possível via software, mas fica mais fidedigno quando feito pelo próprio sensor. Já o conjunto ótico frontal, entretanto, não foi detalhado durante a apresentação, mas parece continuar com os 16 megapixels de antes.

Outras novidades

OP5 Display

O novo display ganhou melhorias na calibração das cores, uma das grandes falhas do seu antecessor

Como explicamos anteriormente, a conferência de lançamento do OnePlus 5 foi bem mais sucinta do que estamos acostumados. A empresa dedicou boa parte da sua fala às principais inovações do dispositivo, como a câmera, design e hardware – outras características inerentes ao modelo foram explicadas também, mas de forma mais breve.

Para o OxygenOS, a variação do Android utilizada nos modelos da OnePlus, a fabricante estará trazendo um visual mais simples, ainda que bastante próximo à experiência do SO puro. As mudanças se concentram na tela inicial do sistema, que agora lembra muito a dos smartphones Pixel, da Google.

Um modo de leitura também foi anunciado para o sistema. A partir de agora, o OxygenOS usará o sensor de luz ambiente dos smartphones para ajustar a temperatura de cor do display. Esse recurso não é muito diferente do Night Shift, uma função presente no iOS desde a versão 9.3 e que evita agredir os olhos do usuário com tons de luz azulados durante à noite.

Preço e disponibilidade

OP5 Price

Você pode esperar o próximo dia 27 ou tentar a sorte na pré-venda do dispositivo

Diferentemente dos primeiros lançamentos, o OnePlus 5 não exigirá um convite de quem desejar comprá-lo. No entanto, o dispositivo só chegará ao mercado em 27 de junho, daqui exatamente uma semana. Aqueles que puderem e desejarem comprar o novo gadget terão de desembolsar US$ 479, nos EUA – ou €499 no continente europeu.

A pré-compra do OnePlus 5 já está disponível na loja da empresa, porém, é importante ressaltar que para este modelo de compra, especificamente, um código de convite ainda se faz necessário; você receberá o aparelho alguns dias antes do restante do mundo, mas terá de descobrir sozinho uma forma de conseguir este código – a OnePlus não deu ideia alguma sobre como obtê-lo.

19 anos, brasiliense, acadêmico de Direito e apaixonado por tecnologia, informação e entretenimento.

Comentários

Mais de Android

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir