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Manual do Autor

Seja bem-vindo ao Showmetech, novo Autor!

Abaixo, seguem algumas dicas que organizamos ao longo do tempo para ensinar a você tudo o que precisa para participar do Showmetech (SMT).

Primeiramente, sinta-se à vontade para escrever sobre qualquer conteúdo relacionado à tecnologia e ao mundo geek. Como sugestão, no entanto, recomendamos que você escreva sobre aquilo que gosta mais ou possui maior conhecimento.

Links para Acesso

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Escrevendo no WordPress:

Escrever no WordPress do Showmetech (site laranja, focado em notícias para consumidores) e no Corporate (site azul, focado em matérias sobre empresas e mercado corporativo) é tão simples quanto criar documentos no Microsoft Word. Para acessar o Painel do Autor:

Insira o login e senha que você recebeu via email. Para começar a escrever, passe o mouse sobre a opção “Posts” na barra à esquerda do painel. Logo em seguida, clique em “Adicionar novo” para acessar o editor de textos.

Dica de configuração: uma vez no editor de texto, clique no botão “Opções de tela”, localizado no canto superior direito da página, e certifique-se que as mesmas opções da imagem abaixo estão marcadas. Isto irá garantir que você visualizará todos os campos que precisa preencher antes de enviar um texto para revisão!

Manual do autor
Manual do autor
marque os mesmos itens indicados aqui e remova os demais (sua tela ficará mais limpa)

Editor em Blocos

O novo editor de texto do WordPress, chamado Editor em Blocos, facilita muito a vida do autor, pois você pode inserir bloco de texto, de imagem, de citação ou lista, com apenas alguns cliques. Atente-se em estar usando sempre o Editor em Blocos, até porque também facilita a revisão do coordenador (é proibido usar o editor clássico).

Para começar a escrever no novo editor é simples: basta seguir clicar no campo “Comece a escrever ou digite / para escolher um bloco”. Os blocos mais usados aparecerão logo de cara, mas há dezenas de blocos para você experimentar no seu texto. Veja um exemplo:

Manual do autor

Passo a passo de como escrever no WordPress

  1. Título (H1): simples e atrativo. Letra maiúscula apenas na primeira palavra ou em nomes próprios/marcas/localidade. O resto fica sempre com a inicial minúscula. A palavra-chave deve estar aqui.
  2. Matéria: aqui vai o seu texto (introdução, desenvolvimento e conclusão sempre!). Lembre-se de ser claro e direto, caprichar no português e sempre organizar os parágrafos. No Editor em Blocos, basta dar Enter para criar um outro Bloco de parágrafo, ou clicar no + para escolher um bloco específico;
  3. Imagem: escolha sempre imagens atuais, grandes (alta resolução) e interessantes para espalhar ao longo do texto. Lembre-se de completar os dados internos da imagem (título, legenda, descrição, texto alternativo). Ao escrever estes itens, inclua a palavra-chave em algum momento.
  4. Resumo: é a chamada do texto, que fica logo abaixo do título (e vai para as redes sociais). Tem que ser breve, convidativa e conter a palavra-chave.
  5. Tags: muito importantes, as tags são palavras que representem seu texto (use tudo o que uma pessoa poderia digitar no Google para encontrar seu texto). Use 10 tags, em média.
  6. Categorias: escolha apenas as principais que combinam com o post (coloque as secundárias como TAGS, que é melhor pra gente).
    Use 3 categorias, em média, e remova a “Geral” se você encontrar outras mais específicas.
  7. Negrito: marque as palavras mais importantes (sem exagerar), como nome de empresas, nome de produtos, itens em evidência. Ah, jamais negrite frases inteiras ou trechos, apenas palavras;
  8. Itálico: use para palavras em outro idioma (seguido da tradução entre parênteses). Exemplo: “palavra em outro idioma (tradução, em tradução livre)”;
  9. Adicione links nossos! Veja se existe alguma outra matéria no Showmetech que possa ser citada relacionada ao assunto que você está escrevendo, e inclua o link dela no post (cite-a). Isso é super importante para SEO.
  10. Imagem destacada: confira na lateral direita do post se foi selecionada uma imagem destacada para o post e lembre de completar os dados internos dela (título, legenda, descrição, texto alternativo). Ao escrever estes itens, inclua a palavra-chave em algum momento.
  11. Campos de SEO:
    1. Palavra Chave em Foco: é a palavra(s) que resume seu texto. Inclua ela aqui e repita-a diversas vezes (no título do post, no resumo, no link, no primeiro parágrafo do texto e outras áreas;
    2. Meta-Descrição: o meta-descrição pode ser o mesmo texto do resumo. Para não precisar copiar e colocar, coloque no campo de meta-descrição o comando %excerpt% e o texto será copiado automaticamente;
  12. Auto-Posts em redes sociais: no final da página de edição do post temos as configurações para publicações automáticas em redes sociais. Você precisa alterar a mensagem que será mostrada nas nossas redes. Explicaremos mais abaixo;
  13. Publicação: não publique! Ao finalizar uma matéria, você deve salvá-la como “Revisão Pendente” (não é permitido publicar diretamente) e depois alerte os editores pelo Trello. Logo após, os revisores do site se encarregarão de revisar e publicar a sua matéria;

DICA: crie o costume de salvar uma cópia do texto no seu computador (no Word, por exemplo). Algumas vezes, a página do servidor pode não funcionar e você corre o risco de perder o trabalho feito. Essa sugestão pode poupar dores de cabeça.

Como escrever o texto:

Para que um texto seja considerado bom, ele precisa de, no mínimo, estes requisitos:

  • Nota de SEO acima de 81 (verde);
  • Mínimo de 400 palavras;
  • Raciocínio com introdução + desenvolvimento + conclusão;
  • Imagens recentes e com boa resolução;
  • Descrições e resumo preenchidos (incluindo os campos de SEO);
  • Texto sempre original (você pode incluir informações de outros sites, mas adapte e crie, para não ser considerado cópia).
  • Subtítulos: ao inserir subtítulos no texto, use as formatações “Cabeçalho 02, 03, 04…” (H2, H3, H4…), dependendo da ordem.

Lembre-se que o autor tem o dever de entregar o texto finalizado, completo e sem erros. A função do revisor não é o de complementar um trabalho mal feito pelo autor, mas sim, de apenas detectar e corrigir erros que passaram despercebidos.

Fazendo um bom trabalho, você poupa os revisores e acelera a publicação, tá? Também, alertamos que textos mal escritos não serão remunerados.

Dever do Jornalista

Como autor do Showmetech, você tem um dever para com a veracidade das informações que publica. Isso significa que:

  • A responsabilidade pela veracidade e originalidade do texto recai sobre você autor;
  • Afirmações devem sempre serem comprovadas por testes, links e referências (um bom texto tem muitas fontes indicadas);
  • O autor deve verificar a veracidade de informações encaminhadas em releases ou vindas de links/sites da internet;
  • As informações e dados técnicos dos textos devem estar atualizados;
  • É terminantemente proibido copiar matérias de outros sites. Isso inclui pequenas frases, trechos ou mesmo a ordem dos conteúdos apresentados. A violação da legislação que rege o direito autoral é uma questão séria e passível de multa de R$ 500,00 cobrada do autor, caso fique provada a ocorrência.
  • É terminantemente proibido usar imagens com logomarcas de outros sites. Use apenas fontes públicas, bancos de imagens e conteúdo autorizado.

Sobre o que eu escrevo?

Todos os dias você deve procurar a equipe para receber textos para escrever. Temos um Board do Trello com recomendações divididas em “Pautas Livres” (opcionais) e “Pautas Obrigatórias” (precisamos que um autor escreva sobre elas o quanto antes). A gente valoriza que autores encaminhem as próprias sugestões também (envie suas sugestões no grupo de WhatsApp (SMT Freelancers), para que um coordenador confirme se você pode seguir com elas).

Para participar, use o Trello via internet ou pelos apps de smartphone:

E se um editor exagerar na revisão?

Isso não deve acontecer! A revisão não pode mudar o estilo de escrita do autor. Se você não concordar com a revisão, procure o nosso grupo ou fale direto com o revisor.

Como escolher o melhor título?

O título é uma das parte mais importantes de um texto, pois é o que vai instigar o leitor a clicar na sua matéria. Recomendamos não fazer uso do famoso “click bait”, mas você deve criar um título atrativo para o seu texto. Segue abaixo algumas dicas de como escolher o melhor título para sua matéria:

  • Seja direto em poucas palavras. Opte por encurtar o título e mostrar a informação principal logo de cara. Ex: “Samsung anuncia novos Galaxy S10 com nova tela infinity-O”. Note que nós informamos a informação principal (anúncio do Galaxy S10) + um fator diferencial que o leitor possa querer clicar ao ver (nova tela Infinity-O);
  • Se possível, adicione números no seu título. Números chamam a atenção do leitor. Claro, não são todos os títulos que conterão números, mas sempre que possível, adicione. Ex: “Conheça os 10 smartphones mais caros do mundo”;
  • Em caso de tutoriais ou explicações, termos como “Saiba como”, “Conheça o” são bem-vindos;
  • Antecipe uma explicação. Mostre o problema no título e diga que, se o leitor clicar, vai conseguir resolver. Ex: “Google Chrome atualiza sozinho? Veja como resolver”.

Como fazer uma citação corretamente?

O Editor em Blocos deixou mais destacado e fácil de inserir uma citação no seu texto. Para inserir uma citação, escolha o Bloco de citação no menu de blocos, como mostra a imagem abaixo:

Manual do Autor 3

Após selecionar, faça a tradução ou copie e cole o que a pessoa escreveu na parte destinada para escrita. Não use nenhuma formatação aqui, somente o texto. Embaixo da citação, coloque o responsável pela fala. É essencial colocar: Nome todo + cargo + veículo para quem deu a entrevista (se houver). Ex: “Bruno Martinez, CEO do Showmetech, em entrevista ao The Verge (link da entrevista)”.

IMPORTANTE: Nas designações das profissões ou ocupantes de cargos, sempre escrever com letra minúscula (diretor, gerente etc). Maiúscula fica nos setores que os ocupantes atuam. Ex: “Bruno Martinez, diretor (profissão) do Setor de Segurança na Internet do Google (setor)”. Veja como fica:

Manual do Autor 4

Como utilizar o campo “Resumo”:

Antes de finalizar uma publicação, é muito importante localizar e completar o campo “resumo”. Como ele nem sempre é encontrado pelos novos autores, seguem instruções:

1 – Clique na aba “Opções de Tela”, no canto superior direito;

2 – Em seguida, verifique e selecione a opção “resumo”;

3 – Pronto, agora veja que aparece um campo de resumo na tela de edição do post;

Manual do autor

4 – Use-o para escrever uma frase curta que resuma o texto, em tom de chamada atrativa, sempre lembrando de incluir a palavra-chave;

5 – IMPORTANTE: Resumo não leva ponto final.

Adicionando Imagens e Galerias:

  1. Clique no Bloco de imagem nas opções de blocos;
  2. Clique em Biblioteca de mídia e depois selecione a imagem desejada (upload);
  3. Selecione o alinhamento (recomendado: centro);
  4. Complete os campos de título, texto alternativo, legenda (se necessário) e descrição;
  5. Escolha o tamanho, se necessário: completo (evitar este com imagens grandes demais), grande, médio ou miniatura;
  6. Clique em “Inserir no post”;
  7. Dica: evite imagens GIF (elas são muito grandes, em geral).

Adicionando Vídeos:

  1. Copie o link do vídeo desejado e cole no Bloco (há blocos para YouTube e outras redes);
  2. O WordPress se encarrega de entender que aquele link é de um vídeo, e faz a “incorporação” (embed automático);

Adicionando posts de redes sociais:

  1. Da mesma forma que os vídeos, dá para incorporar posts e tweets de redes sociais (há blocos para Twitter, Facebook, Instagram e outras redes). Use sempre essa função.

Preenchendo os campos SEO corretamente

Depois de fazer o seu texto e verificar todos os itens citados, o próximo passo tão importante quanto é preencher os campos de SEO corretamente para que sua matéria tenha boa pontuação dentro do Showmetech e nas plataformas de busca.

A exigência mínima que o Showmetech permite é uma pontuação de SEO acima de 80/100. Vamos explicar como preenchê-los corretamente.

Manual do Autor 5

O primeiro passo é preencher estes 3 campos obrigatórios. São eles que garantirão uma boa visualização nas plataformas de busca. Para abri-los, clique em “Edit Snippet”.

  1. No primeiro campo, deixe como está. O plugin vai completar esse campo com o título atual da sua matéria. Lembre-se: não altere esse campo sem alterar o seu título, pois assim a sua matéria possuirá dois títulos;
  2. No segundo campo, insira mais uma vez o seu título. O plugin criará uma URL automaticamente;
  3. No terceiro campo, copie e cole o texto do campo Resumo ou apenas digite o comando %excerpt% para copiar automaticamente. Lembrando: o campo de Resumo precisa ter até 160 caracteres e conter a palavra-chave. É super importante porque a leitura da meta-descrição auxiliará o título da sua matéria quando o leitor estiver nas plataformas de busca.

IMPORTANTE: A palavra-chave escolhida deverá estar contida nos três campos, pois assim a matéria ganhará mais chance de ser encontrada nas buscas.

Escolhendo palavras-chave e cumprindo as regrinhas de SEO

O plugin de SEO permite ao autor escolher até 5 palavras-chave para turbinar os resultados nas buscas. Apesar disso, não é obrigatório inserir mais do que 1, somente se achar necessário.

Manual do Autor 6

Você vai poder visualizar a situação da pontuação do seu post a partir de cores: Vermelho se estiver muito ruim; Amarelo se estiver razoável; e Verde se estiver muito bom. Complete o máximo de regrinhas possíveis para ficar no mínimo exigido pelo Showmetech, que é 81/100 (verde). Abaixo você confere as regrinhas que não são obrigatórias, mas, quando necessário, busque sempre completá-las:

Manual do Autor 7

Confira o que você precisa cumprir para a pontuação do seu post subir:

  1. Se certificar de usar a palavra-chave no título, de preferência no começo; o título deve ser curto e chamativo;
  2. Palavra-chave aparecendo na meta-descrição;
  3. Palavra-chave visível na URL do seu post;
  4. Se a palavra-chave aparece nos primeiros 10% da sua matéria. Lembrando que a porcentagem faz a relação entre o número de palavras que seu post contém. Para não ficar confuso, procure sempre colocar a palavra-chave até o meio do primeiro parágrafo;
  5. A palavra-chave precisa estar presente no conteúdo do seu texto;
  6. Seu texto precisa ter acima de 600 palavras para receber o sinal verde do plugin. Entretanto, como visto na imagem acima, nosso mínimo é 400 palavras. Recomendamos não enrolar o seu texto só para completar a regra;
  7. A URL (link) não pode ultrapassar 75 caracteres, mas deve ser o máximo parecida com o título (o leitor precisa conseguir lê-la e entender sobre o que será o texto;
  8. Palavra-chave precisa estar em subtítulos (H2, H3, H4);
  9. Palavra-chave precisa estar em TODAS as informações das imagens do seu texto, que descrevendo acima, inclusive no texto alternativo;
  10. O plugin exige que haja pelo menos um link externo (fontes, sites oficiais) e um link interno (matérias dentro do Showmetech, conforme explicamos mais acima);
  11. Densidade da palavra-chave no decorrer do seu texto não pode ser alta, pois polui o texto e fica com um aspecto superficial. O recomendado é sempre deixar entre 1.0 a 1.5. Lembrando que a densidade é feita em relação ao tamanho do seu texto;
  12. O plugin também pontua se a palavra-chave nunca foi usada no site. Naturalmente, nem sempre dará para cumprir a regrinha, mas, sempre que possível, cumpra-a;
  13. Não é obrigatório, mas, como falamos mais acima, um título com número chama mais atenção. Sempre que possível, coloque;
  14. Sempre que possível, coloque imagens e vídeos para ilustrar o seu texto. Um texto com imagens é um texto mais chamativo e rico em conteúdo.

Configure seu perfil:

É importantíssimo que você complete todos os dados do seu perfil no Showmetech e perfil do Corporate. Foto, descrição e outros itens são essenciais para que você apareça corretamente nos posts. Ainda, confirme se o mesmo email que você usa aqui no Showmetech é o que você tem na sua conta do Gravatar (que é um site global de perfis).

Compartilhe:

Depois de publicar sua matéria, compartilhe em suas redes sociais. Isso ajuda muito! =)

Compartilhamento em Fanpages:

É feito de forma automática. Não se preocupe. O que pedimos é que você preencha com suas palavras uma descrição mais natural da sua matéria, para aparecer nas redes sociais. Assim, quando seu post for publicado nas redes sociais do Showmetech, ele não pareça superficial e possua tags. Veja um exemplo abaixo:

Manual do Autor 8

Como fazer Reviews de Gadgets:

Uma das categorias mais interessantes do site são as análises de produtos (gadgets, acessórios, etc). Para montar uma publicação bem completa sobre um produto, recomendamos estes passos:

  1. Procure o campo de “review” na página de edição do post e ative as caixas de review;
  2. Escolher uma foto oficial como imagem principal para iniciar o post;
  3. Fazer sempre uma introdução (contando sobre você ou o que pretende destacar do aparelho);
  4. Separar o review em capítulos. Isso facilita muito até para desenvolver as ideias sobre o que falar. Recomendo começar com os títulos “padrões” e escrever daí o review. Sugestões (pesquise posts de produtos antigos e tente repetir os padrões):
    1. TÍTULO DO POST: Review: “Nome do Gadget”;
    2. Layout e Acabamento;
    3. Display;
    4. Velocidade e desempenho;
    5. Aplicativos;
    6. Reprodução de vídeos;
    7. Câmera (Fotos e vídeos);
    8. Armazenamento;
    9. Duração da Bateria;
    10. Preço e disponibilidade;
    11. Conclusão;
    12. Galeria de Imagens;
    13. Especificações Técnicas (sempre completo, em formato tabela).
  5. Pesquisar em fontes como o GSM Arena ou em sites de empresas sobre as especificações completas do produto. Estes dados são úteis para te ajudar a escrever o review, e devem ser inseridos no final do post, no capítulo “Especificações Técnicas”. (Cuidado: o mesmo gadget pode ter diversos modelos – versão Americana, Brasileira, por operadora, etc. Escolha o correto);
  6. Tabela de Notas: na página edição do post existe um campo/checkbox perguntando “Is This a Review Post?“. Se chama “Product Review Extra Settings”. Se você marcar “Sim” nele, várias opções adicionais aparecerão:
    • Product name: inserir nome + modelo;
    • Product image: inserir imagem (ex: aparelho em pé, buscar no gsmarena);
    • Informações de programa de afiliados: dá para 2 lojas e seus respectivos links para compra (usar a nossa conta do lomadee. Pedir senha pelo WhatsApp);
    • Preço: informar o preço encontrado nas lojas (ex: “R$1.000,00”  ou “R$500,00 a R$1.000,00”);
    • Categorias de notas (grades): aqui peço para você pensar nas categorias que podemos colocar para cada tipo de produto;
    • Pontos positivos: espaço para listar, brevemente, até 5 pontos positivos;
    • Pontos negativos: espaço para listar, brevemente, até 5 pontos positivos.

** importante: respeite o prazo de avaliação (em geral, damos 15 dias para avaliar e devolver o produto).

Como fazer reviews de Games:

Reviews de games também geram muitas visitas. Para montar uma publicação bem completa, recomendamos estes passos:

  1. TÍTULO DO POST: App/Game Review: “Nome do App/Game” (Plataforma);
  2. Introdução;
  3. Categoria;
  4. Interface;
  5. Gráficos;
  6. Gameplay;
  7. Dificuldade;
  8. História;
  9. Rejogabilidade/Duração do Jogo;
  10. Conclusão Final/Custo x Benefício.

Como fazer post de Eventos

Há uma estrutura de texto a gente usa em cada tipo de post. Aprendendo isso, fica muito mais fácil de colocar toda apuração no texto. Segue as dicas abaixo que não tem erro.

  • Título chamativo, que evidencie um ponto de relevância do produto ou evento;
  • A imagem principal não precisa necessariamente ser do evento, pode ser uma foto oficial do produto (o importante é ser de excelente qualidade e representar bem o texto);
  • Introdução: comece contando onde é o evento, o que está sendo lançado, o que é importante pro leitor nesse lançamento específico (em internet, a gente não deixa a surpresa pro final, já dá uma ideia geral do que é o texto logo na introdução);
  • Comentários de executivos: é imprescindível incluir os comentários dos executivos, pois além de tornar o texto mais “pessoal”, isso garante que a matéria do Showmetech entre no clipping de notícias do executivo citado (ele lerá nossa matéria). Ao citar o executivo, busque na web pelo nome completo e cargo atualizado (o LinkedIn é sempre uma boa referência nessas pesquisas);
  • Conclusão: A conclusão deve resumir o que foi apresentado, como se estivesse explicando o que foi dito no texto acima, complementando com informações sobre preço, disponibilidade, alertas (se houver) e deve encerrar com um tópico para Especificações Técnicas em formato de tabela completa. Se já estiver disponível o vídeo do produto, demo, apresentação ou uma vídeo-matéria do canal do Showmetech, deve-se criar um último tópico para ele.
  • Urgências: em textos urgentes, o autor deve começar criando título, imagem destacada, resumo, introdução, tags e categorias. Isso vai permitir que o texto possa ser publicado, quando necessário, com o alerta “[…EM DESENVOLVIMENTO…]” no texto, dando tempo para o autor continuar complementando após a primeira publicação.

Regras de Participação em Eventos:

Eventos são uma parte legal e muito importante do Showmetech. Em geral, a gente convida os autores interessados através da lista de WhatsApp. Mas você pode sugerir um evento ou pedir convites para os administradores. As regras são essas:

  • Prioridade: consegue o convite o primeiro autor que demonstrar interesse, ou o mais preparado para o assunto;
  • Custos: estão inclusos no valor do item “Evento”;
  • Rapidez: O autor participante deve preparar uma prévia do post, antes do evento, para que consiga finalizá-lo e publicá-lo durante ou logo após o término do evento (sim, é muito rápido, mas precisamos estar em linha com a concorrência); Leve sempre seu notebook para o evento;
  • Redes Sociais: esteja pronto para criar e publicar posts em nossos canais (instagram, snapchat, twitter, facebook, google+), como uma forma de engajar leitores a participar do Showmetech durante os eventos. Isso é cada vez mais importante;
  • Presentes e Produtos: caso o autor receba presentes ou produtos durante o evento, deve comunicar os administradores. Decidiremos em conjunto: 1) se será feito sorteio do presente; 2) quem será responsável por fazer o review; ou 3) escolher um autor para ganhá-lo;

Comunicação com Empresas e Assessorias

O contato com empresas e assessorias é feito exclusivamente pelos coordenadores do site. Não entre em contato diretamente e, caso receba e-mails direcionados ao Showmetech, encaminhe-os para o email [email protected].

 *** Importante ****

Showmetech é uma comunidade que garante ampla liberdade aos autores. Mesmo assim, lembramos que algumas regras devem ser seguidas:

  1. Todo conteúdo publicado no Showmetech torna-se propriedade do site e todo autor/coordenador/editor/revisor/creator deve concordar com esta condição antes de começar a colaborar com o Showmetech. Para alteração, exclusão ou publicação em outros sites e mídias, é necessário prévia autorização;
  2. Para evitarmos problemas com outros sites na internet, pedimos a todos os autores que comuniquem ao corpo administrativo do Showmetech sua participação atual ou futura em outros sites e mídias;
  3. Divulgar informações internas do site como notícias não publicadas ou processos de gerenciamento e funcionamento internos são proibidos;

****** Termos e Condições de Uso: ******

A última parte do Manual do Autor é também a mais importante! Conheça os seus direitos e deveres como participante do projeto Showmetech através dos nossos Termos e Condições de Uso. Leia ele atentamente e questione a administração se você tiver dúvidas, ok? Afinal, saiba que, ao participar do Showmetech, você está concordando com todas as regras nele descritas.

Dúvidas? Sugestões?

Parabéns! Você chegou ao fim do nosso manual. Se tiver mais dúvidas e/ou sugestões, fale conosco! A turma toda é muito animada e prestativa. Pode contar com a gente!

Um grande abraço!

– Equipe Showmetech.

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