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Manual do Autor

Seja bem-vindo ao Showmetech, novo Autor!

Abaixo, seguem algumas dicas que organizamos ao longo do tempo para quem quer participar do Showmetech (SMT). Primeiramente, sinta-se à vontade para escrever sobre qualquer conteúdo relacionado à tecnologia e ao mundo geek. Como sugestão, no entanto, recomendamos que você escreva sobre aquilo que gosta mais ou possui maior conhecimento.

Manual do Autor: links para Acesso

Showmetech está presente nos mais diversos canais. Para acompanhar nossas discussões e facilitar o compartilhamento de publicações, registre-se ou peça acesso a TODOS os canais abaixo, ok?

Lembrando, é essencial que você se inscreva em todos esses canais, ok?

Escrevendo no WordPress:

Escrever no WordPress do Showmetech é tão simples quanto criar documentos no Microsoft Word. Para acessar o Painel do Autor, clique neste link, e insira o login e senha que você recebeu via email. Para começar a escrever, passe o mouse sobre a opção “Posts” na barra à esquerda do seu Painel de Administração. Logo em seguida, clique em “Adicionar novo” para acessar o editor de textos.

Uma vez no editor de texto, clique no botão “Opções de tela”, localizado no canto superior direito da página, e certifique-se que as mesmas opções da imagem abaixo estão marcadas. Isto irá garantir que você visualizará todos os campos que precisa preencher antes de enviar um texto para revisão!

Manual do autor
Manual do autor

Editor em Blocos

O novo editor de texto do WordPress, chamado Editor em Blocos, facilita muito a vida do autor, pois você pode inserir bloco de texto, de imagem, de citação ou lista, com apenas alguns cliques. Atente-se em estar usando sempre o Editor em Blocos, até porque também facilita a revisão do coordenador.

Para começar a escrever no novo editor é simples, basta seguir clicar no campo “Comece a escrever ou digite / para escolher um bloco”. Os blocos mais usados aparecerão logo de cara, mas há dezenas de blocos para você experimentar no seu texto. Veja um exemplo:

Manual do autor

Passo a passo de como escrever no WordPress

  1. Título (H1): simples e atrativo. Nós sugerimos evitar chamadas apelativas e/ou que possam causar discórdia entre os leitores (ex. “Lançado telefone X com Android, melhor do que o iPhone” e afins). Letra maiúscula apenas na primeira palavra ou em nomes próprios/marcas/localidade. O resto fica sempre com a inicial minúscula;
  2. Matéria: aqui vai o seu texto. Lembre-se de ser claro e direto, caprichar no português e sempre organizar os parágrafos. No Editor em Blocos, basta dar Enter para criar um outro Bloco de parágrafo, ou clicar no + para escolher um bloco específico;
  3. Imagem: escolha sempre uma imagem grande e interessante para colocar no topo da matéria (“uma imagem vale mais do que mil palavras” é um ditado verdadeiro na internet). Lembre-se de completar os dados da imagem (descrição, etc);
  4. Resumo: vale escrever um resumo, ou inserir uma pequena parte do texto que você já escreveu (importante: existem dois campos de resumo nesta página, um abaixo do texto e outro mais ao final da página, explicado no item “campos de SEO”). SEMPRE precisa preencher os dois campos de resumo;
  5. Tags: muito importantes, as tags são palavras-chaves com o conteúdo do seu texto (não publicamos posts sem tags). Lembre-se desse exemplo: Galaxy S10 lembra “smartphone”, que lembra “celular”, que lembra “Samsung”, que lembra “Galaxy”… Se pergunte o que as pessoas vão pesquisar para achar a notícia;
  6. Categorias: escolha apenas as principais que combinam com o post (coloque as secundárias como TAGS, que é melhor pra gente);
  7. Marque com negrito as palavras mais importantes (sem exagerar), como nome de empresas, nome de produtos;
  8. Palavras em outro idioma, de preferência, ficam em itálico (seguido da tradução entre parênteses). Exemplo: “palavra em outro idioma (tradução, em tradução livre)”;
  9. Evitar dados em inglês. Preferir a tradução;
  10. Adicione links nossos! Veja se existe alguma outra matéria no SMT que possa ser citada relacionada ao assunto. NÃO adicionar links em palavras como “aqui”, “neste”, “link”. Procurar em palavras ou frases (pequenas) que sejam relacionadas (ex. “O Galaxy S10 foi anunciado ontem – link da matéria -“, ou “O Google – link de alguma matéria relacionada ao Google -“);
  11. Imagem destacada: confira na lateral direita do post se foi selecionada uma imagem destacada para o post;
  12. Campos de SEO:
    1. Palavra Chave em Foco: são os principais termos do texto. Repita as mesmas palavras que usar aqui no título do post, no primeiro parágrafo do texto e nas descrições (campos de resumo);
    2. Meta-Descrição: resumo do post (cuidado, pois aqui existe um limite no número de letras permitido);
  13. Auto-Posts em redes sociais: no final da página de edição do post temos as configurações para publicações automáticas em redes sociais. Você precisa alterar a mensagem que será mostrada nas nossas redes. Explicaremos mais abaixo;
  14. Publicação: não publique! Ao finalizar uma matéria, você deve salvá-la como “Revisão Pendente” (não é permitido publicar diretamente) e depois alerte os editores pelo Trello. Logo após, os editores do site se encarregarão de revisar e publicar a sua matéria;

DICA: crie o costume de salvar uma cópia do texto no seu computador (no Word, por exemplo). Algumas vezes, a página do servidor pode não funcionar e você corre o risco de perder o trabalho feito. Essa sugestão pode poupar dores de cabeça.

Como escrever o texto:

Para que um texto seja considerado bom, ele precisa de, no mínimo, estes requisitos:

  • Mínimo de 400 palavras;
  • Raciocínio com introdução + desenvolvimento + conclusão;
  • Imagens recentes e com boa resolução;
  • Descrições e resumo preenchidos (incluindo os campos de SEO);
  • Texto sempre original (você pode incluir informações de outros sites, mas adapte e crie, para não ser considerado cópia).
  • Subtítulos: ao inserir subtítulos no texto, use as formatações “Cabeçalho 02, 03, 04…” (H2, H3, H4…), dependendo da ordem.

Fazendo um bom trabalho, você poupa os editores e acelera a publicação, tá?

Sobre o que eu escrevo?

Temos um Board do Trello com recomendações divididas em “Pautas Livres” (escrevem quem quiser) e “Pautas Obrigatórias” (precisamos que um autor escreva sobre elas). A gente valoriza que autores encaminhem as próprias sugestões também, mas elas devem ser aprovadas pelo coordenador de pautas, ok? Outra forma de acompanhar notícias é se cadastrar no grupo de e-mails ([email protected]).

E se um editor exagerar na revisão?

Isso não deve acontecer! A revisão não pode mudar o estilo de escrita do autor. Se você não concordar com a revisão, procure o nosso grupo ou fale direto com o revisor.

Check-list de revisão antes de liberar o post:

  • Verificar se título da imagem está preenchido e pensado para ser encontrado facilmente no Google;
  • Verificar se a imagem está centralizada;
  • Verificar se ALT das imagens estão preenchidos;
  • Verificar se campos do plugin de SEO estão preenchidos;
  • Escolher uma “palavra-chave em foco”, que é qualquer palavra que resuma a matéria, que é como você buscaria o assunto no Google, por exemplo. Essa palavra tem que ser colocada também no título do post, no primeiro parágrafo e na descrição do post;
  • Verificar se os subtítulos estão marcados como cabeçalho 2, 3, 4 ou 5 (h1 não pode, use apenas h2, h3, h4 ou h5);
  • Verificar se há imagem destacada e/ou é uma imagem atrativa;
  • Verificar se o resumo foi inserido;
  • Verificar se o título é atrativo;
  • Importante: remova códigos <span></span> do texto, se houver (em geral, eles aparecem quando você copia um parágrafo de outro programa, para o post). Você encontra isso na guia TEXTO (editor HTML), ao lado do botão do editor Visual.

Como escolher o melhor título?

O título é uma das parte mais importantes de um texto, pois é o que vai instigar o leitor a clicar na sua matéria. Recomendamos não fazer uso do famoso “click bait”. Segue abaixo algumas dicas de como escolher o melhor título para sua matéria:

  • Seja direto em poucas palavras. Opte por encurtar o título e mostrar a informação principal logo de cara. Ex: “Samsung anuncia novos Galaxy S10 com nova tela infinity-O”. Note que nós informamos a informação principal (anúncio do Galaxy S10) + um fator diferencial que o leitor possa querer clicar ao ver (nova tela Infinity-O);
  • Se possível, adicione números no seu título. Números chamam a atenção do leitor. Claro, não são todos os títulos que conterão números, mas sempre que possível, adicione. Ex: “Conheça os 10 smartphones mais caros do mundo”;
  • Em caso de tutoriais ou explicações, termos como “Saiba como”, “Conheça o” são bem-vindos;
  • Antecipe uma explicação. Mostre o problema no título e diga que, se o leitor clicar, vai conseguir resolver. Ex: “Google Chrome atualiza sozinho? Veja como resolver”.

Como fazer uma citação corretamente?

O Editor em Blocos deixou mais destacado e fácil de inserir uma citação no seu texto. Para inserir uma citação, escolha o Bloco de citação no menu de blocos, como mostra a imagem abaixo:

Manual do Autor 4

Após selecionar, faça a tradução ou copie e cole o que a pessoa escreveu na parte destinada para escrita. Não use nenhuma formatação aqui, somente o texto. Embaixo da citação, coloque o responsável pela fala. É essencial colocar: Nome todo + cargo + veículo para quem deu a entrevista (se houver). Ex: “Bruno Martinez, CEO do Showmetech, em entrevista ao The Verge (link da entrevista)”.

IMPORTANTE: Nas designações das profissões ou ocupantes de cargos, sempre escrever com letra minúscula (diretor, gerente etc). Maiúscula fica nos setores que os ocupantes atuam. Ex: “Bruno Martinez, diretor (profissão) do Setor de Segurança na Internet do Google (setor)”. Veja como fica:

Manual do Autor 5

Como utilizar o campo “Resumo”:

Antes de finalizar uma publicação, é muito importante localizar e completar o campo “resumo”. Como ele nem sempre é encontrado pelos novos autores, seguem instruções:

1 – Clique na aba “Opções de Tela”, no canto superior direito;

2 – Em seguida, verifique e selecione a opção “resumo”;

3 – Pronto, agora veja que aparece um campo de resumo na tela de edição do post;

Manual do autor

4 – Use-o para escrever um pequeno resumo sobre a matéria (pode, inclusive, ser parte do texto já escrito);

5 – IMPORTANTE: Resumo não leva ponto final.

Adicionando Imagens e Galerias:

  1. Clique no Bloco de imagem nas opções de blocos;
  2. Clique em Biblioteca de mídia e depois selecione a imagem desejada (upload);
  3. Selecione o alinhamento (recomendado: centro);
  4. Complete os campos de título, texto alternativo, legenda (se necessário) e descrição;
  5. Escolha o tamanho, se necessário: completo (evitar este com imagens grandes demais), grande, médio ou miniatura;
  6. Clique em “Inserir no post”;
  7. Dica: evite imagens GIF (elas são muito grandes, em geral).

Adicionando Vídeos:

  1. Copie o link do vídeo desejado e cole no Bloco de parágrafo;
  2. O WordPress se encarrega de entender que aquele link é de um vídeo, e faz a “incorporação” (embed automático);
  3. Sites suportados são o YouTube, Vimeo e outros (se não suportar, o vídeo permanecerá como link apenas).

Adicionando posts de redes sociais:

  1. Da mesma forma que os vídeos, dá para incorporar posts e tweets de redes sociais. Basta copiar e colar o link da postagem no Bloco de parágrafos, ou procurar por “Tweet” no Menu de blocos.

Preenchendo os campos SEO corretamente

Depois de fazer o seu texto e verificar todos os itens citados, o próximo passo tão importante quanto é preencher os campos de SEO corretamente para que sua matéria tenha boa pontuação dentro do Showmetech e nas plataformas de busca.

A exigência mínima que o Showmetech permite é uma pontuação de SEO acima de 80/100. Vamos explicar como preenchê-los corretamente.

Manual do Autor 6

O primeiro passo é preencher estes 3 campos obrigatórios. São eles que garantirão uma boa visualização nas plataformas de busca. Para abri-los, clique em “Edit Snippet”.

  1. No primeiro campo, deixe como está. O plugin vai completar esse campo com o título atual da sua matéria. Lembre-se: não altere esse campo sem alterar o seu título, pois assim a sua matéria possuirá dois títulos;
  2. No segundo campo, insira mais uma vez o seu título. O plugin criará uma URL automaticamente;
  3. No terceiro campo, insira em 160 caracteres do que se trata a sua matéria. É super importante porque a leitura da meta-descrição auxiliará o título da sua matéria quando o leitor estiver nas plataformas de busca.

IMPORTANTE: A palavra-chave escolhida deverá estar contida nos três campos, pois assim a matéria ganhará mais chance de ser encontrada nas buscas.

Escolhendo palavras-chave e cumprindo as regrinhas de SEO

O plugin Rank Math permite ao autor escolher até 5 palavras-chave para turbinar os resultados nas buscas. Apesar disso, não é obrigatório inserir 5 palavras-chave, somente se achar necessário. É obrigatório inserir, ao menos, a keyword primária, e a partir daí vamos poder visualizar se você cumpriu todas as regrinhas do plugin. Caso não tenha cumprido, sugerimos retornar ao post e completá-lo.

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Você vai poder visualizar a situação da pontuação do seu post a partir de cores: Vermelho se estiver muito ruim; Amarelo se estiver razoável; e Verde se estiver muito bom. Complete o máximo de regrinhas possíveis para ficar no mínimo exigido pelo Showmetech, que é 80/100. Abaixo você confere as regrinhas que não são obrigatórias, mas, quando necessário, busque sempre completá-las:

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Confira o que você precisa cumprir para a pontuação do seu post subir:

  1. Se certificar de usar a palavra-chave no título;
  2. Palavra-chave aparecendo na meta-descrição;
  3. Palavra-chave visível na URL do seu post;
  4. Se a palavra-chave aparece nos primeiros 10% da sua matéria. Lembrando que a porcentagem faz a relação entre o número de palavras que seu post contém. Para não ficar confuso, procure sempre colocar a palavra-chave até o meio do primeiro parágrafo;
  5. A palavra-chave precisa estar presente no conteúdo do seu texto;
  6. Seu texto precisa ter acima de 600 palavras para receber o sinal verde do plugin. Entretanto, como visto na imagem acima, nosso mínimo é 400 palavras. Recomendamos não enrolar o seu texto só para completar a regra;
  7. URL não pode ultrapassar 75 caracteres;
  8. Palavra-chave precisa estar em subtítulos (H2, H3, H4);
  9. Palavra-chave precisa estar em TODAS as informações das imagens do seu texto, que descrevendo acima, inclusive no Texto Alternativo;
  10. O plugin exige que haja, pelo menos, um link externo (fontes, sites oficiais) e um link interno (matérias dentro do Showmetech, conforme explicamos mais acima);
  11. Densidade da palavra-chave no decorrer do seu texto não pode ser alta, pois polui o texto e fica com um aspecto superficial. O recomendado é sempre deixar entre 1.0 a 1.5. Lembrando que a densidade é feita em relação ao tamanho do seu texto;
  12. O plugin também pontua se a palavra-chave nunca foi usada no site. Naturalmente, nem sempre dará para cumprir a regrinha, mas, sempre que possível, cumpri-la;
  13. Palavra-chave no começo do seu título. É importante também que a keyword esteja no começo do título;
  14. Não é obrigatório, mas, como falamos mais acima, um título com número chama mais atenção. Sempre que possível, coloque;
  15. Sempre que possível, coloque imagens e vídeos para ilustrar o seu texto. Um texto com imagens é um texto mais chamativo e rico em conteúdo.

Uso do Trello:

Para que todos acompanhem o desenvolvimento de publicações no Showmetech, usamos uma ferramenta de workflow chamada Trello. Ela é muito simples de usar e funciona como num quadro onde ficam “pregadas” as atividades, de acordo com colunas do tipo “Posts sugeridos”, “Publicações para revisar”, etc.

Ali, fazemos pedidos aos autores, sugerimos matérias, acompanhamos as revisões e publicações.

Para participar, use o Trello via internet ou pelos apps de smartphone:

Configure seu perfil:

É importantíssimo que você complete todos os dados do seu perfil no Showmetech (complete os itens deste link). Foto, descrição e outros itens são essenciais para que você apareça corretamente nos posts e na página de autores. Ainda, confirme se o mesmo email que você usa aqui no Showmetech é o que você tem na sua conta do Gravatar (que é um site global de perfis).

Compartilhe:

Depois de publicar sua matéria, compartilhe em suas redes sociais. Isso ajuda muito! =)

Compartilhamento em Fanpages:

É feito de forma automática. Não se preocupe. O que pedimos é que você preencha com suas palavras uma descrição mais natural da sua matéria, para aparecer nas redes sociais. Assim, quando seu post for publicado nas redes sociais, ele não pareça superficial e possua tags. Veja um exemplo abaixo:

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Como fazer Reviews de Gadgets:

Uma das categorias mais interessantes do site são as análises de produtos (gadgets, acessórios, etc). Para montar uma publicação bem completa sobre um produto, recomendamos estes passos:

  1. Escolher uma imagem principal para iniciar o post;
  2. Fazer sempre uma introdução (contando sobre você ou o que pretende destacar do aparelho);
  3. Separar o review em capítulos. Isso facilita muito até para desenvolver as ideias sobre o que falar. Recomendo começar com os títulos “padrões” e escrever daí o review. Sugestões:
    1. TÍTULO DO POST: Review: “Nome do Gadget”;
    2. Layout e Acabamento;
    3. Display;
    4. Velocidade e desempenho;
    5. Aplicativos;
    6. Reprodução de vídeos;
    7. Câmera (Fotos e vídeos);
    8. Armazenamento;
    9. Duração da Bateria;
    10. Preço e disponibilidade;
    11. Conclusão;
    12. Galeria de Imagens;
    13. Especificações Técnicas.
  4. Pesquisar em fontes como o GSM Arena ou em sites de empresas sobre as especificações completas do produto. Estes dados são úteis para te ajudar a escrever o review, e devem ser inseridos no final do post, no capítulo “Especificações Técnicas”. (Cuidado: o mesmo gadget pode ter diversos modelos – versão Americana, Brasileira, por operadora, etc. Escolha o correto);
  5. Tabela de Notas: na página edição do post existe um campo/checkbox perguntando “Is This a Review Post?“. Se chama “ProductReview ExtraSettings”. Se você marcar “Sim” nele, várias opções adicionais aparecerão:
    • Product name: inserir nome + modelo;
    • Product image: inserir imagem (ex: aparelho em pé, buscar no gsmarena);
    • Informações de programa de afiliados: dá para 2 lojas e seus respectivos links para compra (usar a nossa conta do lomadee. Pedir senha pelo WhatsApp);
    • Preço: informar o preço encontrado nas lojas (ex: “R$1.000,00”  ou “R$500,00 a R$1.000,00”);
    • Categorias de notas (grades): aqui peço para você pensar nas categorias que podemos colocar para cada tipo de produto;
    • Pontos positivos: espaço para listar, brevemente, até 5 pontos positivos;
    • Pontos negativos: espaço para listar, brevemente, até 5 pontos positivos.

** importante: respeite o prazo de avaliação (em geral, damos 15 dias para avaliar e devolver o produto).

Como fazer reviews de Games:

Reviews de games também geram muitas visitas. Para montar uma publicação bem completa, recomendamos estes passos:

  1. TÍTULO DO POST: App/Game Review: “Nome do App/Game” (Plataforma);
  2. Introdução;
  3. Categoria;
  4. Interface;
  5. Gráficos;
  6. Gameplay;
  7. Dificuldade;
  8. História;
  9. Rejogabilidade/Duração do Jogo;
  10. Conclusão Final/Custo x Benefício.

Criando um E-mail Showmetech:

Peça aos administradores para quem criem seu e-mail do Showmetech ([email protected]). Após criado, configure sua conta GMAIL (ou de outro serviço) para receber e enviar estes e-mails do Showmetech. Siga estas instruções:

  • Acesse sua conta GMAIL;
  • Procure o botão “Configurações“, representado por um ícone no lado direito superior da tela;
  • Dentro dele, clique em “Configurações“;
  • Seleciona a aba “Contas e Importação“;
  • Configure o item “Enviar e-mail como:” (em caso de dúvidas, veja a tela abaixo)
  • Configure o item “Verificar o e-mail de outras contas:” em caso de dúvidas, veja a tela abaixo)

Participação em eventos:

Eventos são uma parte legal e muito importante do Showmetech. Em geral, a gente convida os autores interessados através da lista de WhatsApp. Mas você pode sugerir um evento ou pedir convites para os administradores. As regras são essas:

  • Prioridade: consegue o convite o primeiro autor que demonstrar interesse, ou o mais preparado para o assunto;
  • Custos: em geral, os custos de acesso ao evento ficam por conta do autor. Mas, sempre que necessário, converse com os administradores para negociar isso.
  • Rapidez: O autor participante deve preparar uma prévia do post, antes do evento, para que consiga finalizá-lo e publicá-lo durante ou logo após o término do evento (sim, é muito rápido, mas precisamos estar em linha com a concorrência);
  • Redes Sociais: esteja pronto para criar e publicar posts em nossos canais (instagram, snapchat, twitter, facebook, google+), como uma forma de engajar leitores a participar do Showmetech durante os eventos. Isso é cada vez mais importante;
  • Presentes e Produtos: caso o autor receba presentes ou produtos durante o evento, deve comunicar os administradores. Decidiremos em conjunto: 1) se será feito sorteio do presente; 2) quem será responsável por fazer o review; ou 3) escolher um autor para ganhá-lo;

Comunicação com Empresas e Assessorias

Ficamos felizes e deixamos todos os autores e envolvidos no projeto Showmetech terem contato direto com as assessorias em empresas em geral. Mas, claro, não custa lembrar que, em qualquer comunicação do gênero, você deve sempre copiar o e-mail [email protected], para que estejamos cientes da conversação.

Se você recebeu um convite de evento, um pedido de review, press release, pedido de contato, ou outra requisição, comunique os administradores do site imediatamente, ok? Aqui, gostamos de decidir tudo em conjunto e queremos responder sempre em nome da Equipe Showmetech.

 *** Importante ****

Showmetech é uma comunidade que garante ampla liberdade aos autores. Mesmo assim, lembramos que algumas regras devem ser seguidas:

  1. Todo conteúdo publicado no Showmetech torna-se propriedade do site e todo Autor deve concordar com esta condição antes de começar a colaborar com o Showmetech. Para alteração, exclusão ou publicação em outros sites e mídias, é necessário prévia autorização;
  2. Para evitarmos problemas com outros sites na internet, pedimos a todos os autores que comuniquem ao corpo administrativo do Showmetech sua participação atual ou futura em outros sites e mídias;
  3. Divulgar informações internas do site como notícias não publicadas ou processos de gerenciamento e funcionamento internos são proibidos;
  4. Evite postar notícias de sites concorrentes em português. Dê preferência a conteúdos de sites estrangeiros, que não concorrem diretamente com o SMT;
  5. Cuidado ao inserir as imagens nos posts. Prefira imagens sem identificação de outros sites ou imagens da própria fonte já referenciada ao final do post.

Seja um administrador Showmetech:

Se você acha que tem o que precisa para coordenar alguma área do Showmetech, converse com a gente! Você pode ajudar a revisar textos (editor), engajar leitores nas fanpages do site (Facebook, Twitter, Google+, Instagram, Snapchat, etc), coordenar os vídeos do canal do YouTube e, claro, participar das decisões importantes sobre os rumos do Showmetech;

Sua ajuda conta muito! Se interessar, a gente explica como fazer parte e o que você precisa fazer.

****** Termos e Condições de Uso: ******

A última parte do Manual do Autor é também a mais importante! Conheça os seus direitos e deveres como participante do projeto Showmetech através dos nossos Termos e Condições de Uso. Leia ele atentamente e questione a administração se você tiver dúvidas, ok? Afinal, saiba que, ao participar do Showmetech, você está concordando com todas as regras nele descritas.

Dúvidas? Sugestões?

Parabéns! Você chegou ao fim do nosso manual. Se tiver mais dúvidas e/ou sugestões, fale conosco! A turma toda é muito animada e prestativa. Pode contar com a gente!

Um grande abraço!

– Equipe Showmetech.

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