Seja bem-vindo ao Showmetech, novo Autor!

Abaixo, seguem algumas dicas que organizamos ao longo do tempo para ensinar a você tudo o que precisa para participar dos portais Showmetech (SMT) e Corporate.

Primeiramente, sinta-se à vontade para escrever sobre qualquer conteúdo relacionado à tecnologia e ao mundo geek. Como sugestão, no entanto, recomendamos que você escreva sobre aquilo que gosta mais ou possui maior conhecimento.

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Lembrando, é essencial que você se inscreva em todos esses canais, ok?

Trello, Slack e WordPress

No Showmetech toda comunicação é feita através do Slack (espécie de WhatsApp ou serviço de mensagens de trabalho), Trello (quadro de andamento de projetos) e WordPress (plataforma de criação de textos). É obrigatório que você tenha todos instalados no seu smartphone e computador. Veja abaixo os links para fazer o download:

Slack

Trello

WordPress

Usando o WordPress

Escrever no WordPress do Showmetech (site laranja, focado em notícias para consumidores) e no Corporate (site azul, focado em matérias sobre empresas e mercado corporativo) é tão simples quanto criar documentos em um programa como o Microsoft Word.

Para começar, acesse o Painel do Autor de cada portal, usando sua conta do WordPress (que você criou seguindo os passos acima):

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Manual do Autor

Para começar a escrever, passe o mouse sobre a opção “Posts” na barra à esquerda do painel. Logo em seguida, clique em “Novo>Post” para acessar o editor de textos.

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Editor em Blocos

O novo editor de texto do WordPress é baseado em “Blocos de conteúdo” que você insere, para criar seus textos. Eles facilitam muito o processo, pois você pode inserir blocos de texto, de imagem, de vídeo, de citação ou listas, com apenas alguns cliques (clique no botão “+” e veja quantos tipos de blocos existem, para que você saiba aproveitá-los.

Abaixo você vê a página de edição. Familiarize-se com ela, já que você precisará completar todos os campos até finalizar seu texto.

Para começar a escrever no campo de texto, basta clicar em “Comece a escrever ou digite / para escolher um bloco”. Os blocos mais usados aparecerão logo de cara, mas há dezenas de blocos para você experimentar no seu texto.

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Manual do Autor

Como escrever no WordPress

Abaixo ensinaremos tanto como escrever no WordPress (usando os blocos), quanto fazer isso com técnicas atuais de SEO – Search Engine Optimization, ou seja, como escrever de forma que os buscadores como o Google ou Bing encontrem e valorizem seu texto. Confira:

  • Campos de Configuração: se familiarizando com os campos e botões dessa página (clique neles e veja o que fazem). Em especial, clique no botão “configurações de SEO”, que mostrará a área onde você inserirá sua palavra-chave (até 5 são permitidas) e verá instruções de como melhorar seus textos. Aproveite bem essas dicas!
  • Palavra-Chave: tudo começa com a escolha das palavras (ou conjunto de palavras) que representam o seu texto. Elas são especiais, exclusivas do seu texto (não podem ser genéricas) e devem ser usadas em áreas como o título, resumo, link (slug) e primeiro parágrafo do seu texto. Exemplo: Título: Como escolher o melhor Galaxy S10 da Samsung para você / Palavra-chave: Galaxy S10. É boa prática utilizar além da palavra-chave principal, variações dela durante o conteúdo e em subtítulos H2, H3, H4. Leia o conteúdo a seguir para entender sobre LSI Keywords.
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Um bom autor começa por escolher a palavra-chave que resume seu texto
  • Título (H1): faça um título criativo, chamativo e que faça o leitor se interessar em ler o seu texto. Letra maiúscula apenas na primeira palavra ou em nomes próprios/marcas/localidade. O resto fica sempre com a inicial minúscula. A palavra-chave deve estar aqui e, sempre que possível, mais ao início do título. Tamanho máximo: 60 caracteres.
  • Subtítulos (H2, H3, H4, etc): além do título principal, você pode popular seu texto com subtítulos. Eles devem ser usados e servem para organizar/distribuir melhor as informações apresentadas. Ao serem usados, subtítulos criam também um índice automático, que facilita o acesso do usuário à seção que ele mais precisa.
  • URL: também chamada de link ou “slug”, este é o endereço do seu texto no site. Procure sempre utilizar URLs mais curtas, similares ao título e que já deixem claro sobre o que será o texto. Por exemplo, ao escrever o texto com o título “Os 25 melhores complementos para o Google Chrome” a URL deverá ser: “melhores-complementos-google-chrome” ao invés de: “os-25-melhores-complementos-para-o-google-chrome”.
  • Matéria: aqui vai o seu texto, separado por blocos. Lembre-se de ser claro e direto, criando um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão. Capriche no português e organize suas ideias em parágrafos curtos (isso facilita a leitura do usuário e o conduz por todo o texto), populados com imagens e divididos por subtítulos. No Editor em Blocos, basta dar “Enter” para criar um outro Bloco de parágrafo, ou clicar no + para escolher um bloco específico.
  • Imagens: escolha sempre imagens grandes, de alta resolução e retangulares — a imagem destacada deve ser na proporção 16:9, com tamanho mínimo de 1200×675 pixels. Valorizamos que elas sejam belas (mais limpas e minimalistas), atuais (sempre de aparelhos e informações recentes do ano), e interessantes (não-genéricas). Lembre-se de completar os dados internos da imagem (título, legenda, descrição, texto alternativo). Ao escrever estes itens, inclua a palavra-chave em algum momento deles. Acima de qualquer otimização de SEO, o texto alternativo (alt-text) serve como forma de acessibilidade ao conteúdo, para que deficientes visuais que utilizam leitores de tela se valham dessa informação para entender do que se trata a imagem. Portanto seja o mais descritivo possível e inclua a palavra-chave principal ou variações dela em cada imagem. Ex:
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Valorizamos imagens belas, com pouca informação (minimalistas) e alta resolução
  • Resumo: é a chamada do texto, que fica logo abaixo do título (e vai para as redes sociais). Faça só uma frase curta, convidativa e com o uso da palavra-chave (máximo de 160 caracteres).
  • Tags: devem ser utilizadas para agrupar conteúdos semelhantes, mas devem ser relevantes (populares). Evitem utilizar tags genéricas ou sem valor para o conteúdo. Além disso, é útil usar essas “palavras importantes” para fazer links internos (quando você cria um link para uma tag do site). Por exemplo, ao colocar a tag “Google Chrome” em um texto que fala sobre o navegador, lembre de fazer links internos em outros conteúdos na palavra-chave “Google Chrome”. Dessa forma, o usuário é conduzido para uma página com vários conteúdos sobre o Google Chrome. Use, no máximo, 4 tags.
  • Categorias: escolha apenas as principais que combinam com o post (coloque as secundárias como TAGS, que é melhor pra gente). Use, no máximo, 4 categorias, e remova a “Geral” se você encontrar outras mais específicas.
  • Negrito: marque as palavras mais importantes (sem exagerar), como nome de empresas, nome de produtos, itens em evidência. Ah, jamais negrite frases inteiras ou trechos, apenas palavras.
  • Itálico: use para palavras em outro idioma (seguido da tradução entre parênteses). Exemplo: “palavra em outro idioma (tradução, em tradução livre)”.
  • Adicione links internos! Veja se existe alguma outra matéria no Showmetech que possa ser citada relacionada ao assunto que você está escrevendo, e inclua o link dela no post (cite-a). Isso é super importante para SEO, mas lembre de fazer citações específicas nos termos relacionados (Correto: veja o review do Galaxy S10 da Samsung / Errado: clique neste link e veja o review do Galaxy S10).
  • Imagem destacada: confira na lateral direita do post se foi selecionada uma imagem destacada para o post e lembre de completar os dados internos dela (título, legenda, descrição, texto alternativo). Ao escrever estes itens, inclua a palavra-chave em algum momento. Lembrando: ela tem que ser grande (alta resolução e retangular, acima de 1920×1080), atual, bela, chamativa e minimalista.
  • Fontes de Referência: sempre insira no final do texto as fontes de referência usadas na sua pesquisa. Ex: “Fonte: Business Insider, The Verge.”)
  • Incluir vídeos: para incluir um vídeo no seu texto, basta copiar e colar o link dele na área de edição. Automaticamente, o WordPress compreende o link de vídeo e o transforma num bloco de vídeo.
  • Recomendar links externos, apps, serviços e páginas de empresas: estas recomendações são permitidas, mas deixe-as para o final do texto, ok? Isso faz com que o leitor faça a leitura da nossa página, antes de sair dela.
  • Nota de SEO (mínimo 81/100): você percebeu que, a medida que vai escrevendo seu texto, a nota e informações do campo de SEO muda? Aproveite isso, pois esse menu funciona como uma espécie de “professor de criação de bons textos”, sempre indicando o que você precisa melhorar. Quanto mais completo for o seu texto, mais notas “verdes” você conseguirá. Exigimos que o autor consiga ao menos a nota 81/100, antes de encaminhar seu texto para revisão.
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Manual do Autor
  • Publicação: não publique! Ao finalizar uma matéria, você deve salvá-la como “Revisão Pendente” (não é permitido publicar diretamente) e depois alertar os editores pelo Trello. Logo após, os revisores do site se encarregarão de revisar e publicar a sua matéria;

DICA: crie o costume de salvar uma cópia do texto no seu computador (no Word, por exemplo). Algumas vezes, a página do servidor pode não funcionar e você corre o risco de perder o trabalho feito. Essa sugestão pode poupar dores de cabeça.

Lembre-se que o autor tem o dever de entregar o texto finalizado, completo e sem erros. A função do revisor não é complementar um trabalho mal realizado pelo autor, mas sim, de apenas detectar e corrigir erros que passaram despercebidos.

Fazendo um bom trabalho, você poupa os revisores e acelera a publicação, tá? Também, alertamos que textos mal escritos não serão remunerados.

Dever do Jornalista

Como produtor de conteúdo do Showmetech (autor, roteirista, editor de vídeo, revisor), você tem um dever para com a veracidade das informações que publica. Isso significa que:

  • A responsabilidade pela veracidade e originalidade do conteúdo (texto, imagem e vídeo) recai sobre você, produtor de conteúdo; não confie em dados de releases e pesquise por diversas fontes, para que seu texto fique bem embasado;
  • Caso você esteja atualizando ou referenciando conteúdo existente do Showmetech, é seu dever conferir se a informação está correta. Caso necessite de correções no conteúdo existente, você deve informar à coordenação para a devida atualização;
  • Afirmações devem sempre serem comprovadas por testes, links e referências (um bom texto tem muitas fontes indicadas). Não afirme nada sem saber e comprovar;
  • O produtor de conteúdo deve verificar a veracidade de informações encaminhadas em releases ou vindas de links/sites da internet;
  • As informações e dados técnicos dos conteúdos (texto, imagem, vídeo) devem estar atualizados;
  • É terminantemente proibido o plágio de conteúdo de outros sites, releases e fontes. Isso inclui pequenas frases, trechos ou mesmo a ordem dos conteúdos apresentados. Usar informações inalteradas de releases e de serviços de tradução (como o Google Tradutor) também é considerado plágio. A violação da legislação que rege o direito autoral é uma questão séria e passível de multa de R$ 500,00 cobrada do produtor de conteúdo, caso fique provada a ocorrência;
  • É terminantemente proibido usar imagens e vídeos com logomarcas de outros sites. Use apenas fontes públicas, bancos de imagens e conteúdo autorizado.

Sobre o que eu escrevo?

Todos os dias você deve procurar a equipe para receber textos para escrever. Temos um Board do Trello com recomendações divididas em “Pautas Livres” (opcionais) e “Pautas Obrigatórias” (precisamos que um autor escreva sobre elas o quanto antes). A gente valoriza que autores encaminhem as próprias sugestões também. Entre em contato conosco pelo Slack.

E se um editor exagerar na revisão?

Isso não deve acontecer! A revisão não pode mudar o estilo de escrita do autor. Se você não concordar com a revisão, procure o nosso grupo ou fale direto com o revisor.

Como escolher o melhor título?

O título é uma das parte mais importantes de um texto, pois é o que vai instigar o leitor a clicar na sua matéria. Recomendamos não fazer uso do famoso “click bait”, mas você deve criar um título atrativo para o seu texto. Segue abaixo algumas dicas de como escolher o melhor título para sua matéria:

  • Seja direto em poucas palavras. Opte por encurtar o título e mostrar a informação principal logo de cara. Ex: “Samsung anuncia novos Galaxy S10 com nova tela infinity-O”. Note que nós informamos a informação principal (anúncio do Galaxy S10) + um fator diferencial que o leitor possa querer clicar ao ver (nova tela Infinity-O);
  • Se possível, adicione números no seu título. Números chamam a atenção do leitor. Claro, não são todos os títulos que conterão números, mas sempre que possível, adicione. Ex: “Conheça os 10 smartphones mais caros do mundo”;
  • Em caso de tutoriais ou explicações, termos como “Saiba como”, “Conheça o” são bem-vindos;
  • Antecipe uma explicação. Mostre o problema no título e diga que, se o leitor clicar, vai conseguir resolver. Ex: “Google Chrome atualiza sozinho? Veja como resolver”.

Como fazer uma citação corretamente?

O Editor em Blocos deixou mais destacado e fácil de inserir uma citação no seu texto. Para inserir uma citação, escolha o Bloco de citação no menu de blocos, como mostra a imagem abaixo:

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Após selecionar, faça a tradução ou copie e cole o que a pessoa escreveu na parte destinada para escrita. Não use nenhuma formatação aqui, somente o texto. Embaixo da citação, coloque o responsável pela fala. É essencial colocar: Nome todo + cargo + veículo para quem deu a entrevista (se houver). Ex: “Bruno Martinez, CEO do Showmetech, em entrevista ao The Verge (link da entrevista)”.

“Uma bela citação fica assim, por exemplo.”

Bruno Martinez, CEO do Showmetech.

IMPORTANTE: Nas designações das profissões ou ocupantes de cargos, sempre escrever com letra minúscula (diretor, gerente etc). Maiúscula fica nos setores que os ocupantes atuam. Ex: “Bruno Martinez, diretor (profissão) do Setor de Segurança na Internet do Google (setor)”. Veja como fica:

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Como utilizar o campo “Resumo”:

Antes de finalizar uma publicação, é muito importante localizar e completar o campo “resumo”. Como ele nem sempre é encontrado pelos novos autores, seguem instruções:

1 – Clique na aba “Opções de Tela”, no canto superior direito;

2 – Em seguida, verifique e selecione a opção “resumo”;

3 – Pronto, agora veja que aparece um campo de resumo na tela de edição do post;

Manual do autor

4 – Use-o para escrever uma frase curta que resuma o texto, em tom de chamada atrativa, sempre lembrando de incluir a palavra-chave;

5 – IMPORTANTE: Resumo não leva ponto final.

Adicionando Imagens e Galerias:

  1. Clique no Bloco de imagem nas opções de blocos;
  2. Clique em Biblioteca de mídia e depois selecione a imagem desejada (upload);
  3. Selecione o alinhamento (recomendado: centro);
  4. Complete os campos de título, texto alternativo, legenda (se necessário) e descrição;
  5. Escolha o tamanho, se necessário: completo (evitar este com imagens grandes demais), grande, médio ou miniatura;
  6. Clique em “Inserir no post”;
  7. Dica: evite imagens GIF (elas são muito grandes, em geral).

Adicionando Vídeos:

  1. Copie o link do vídeo desejado e cole no Bloco (há blocos para YouTube e outras redes);
  2. O WordPress se encarrega de entender que aquele link é de um vídeo, e faz a “incorporação” (embed automático);

Criando Imagens e Screenshots (prints de tela):

Muitas vezes você vai precisar criar imagens próprias para os seus textos. Elas são bem vindas e obrigatórias em tutoriais e dicas. Aqui vão algumas dicas para você criar imagens:

Adicionando posts de redes sociais:

  1. Da mesma forma que os vídeos, dá para incorporar posts e tweets de redes sociais (há blocos para Twitter, Facebook, Instagram e outras redes). Use sempre essa função.

Compartilhe:

Depois de publicar sua matéria, compartilhe em suas redes sociais. Isso ajuda muito! =)

Regras de Participação em Eventos:

Eventos são uma parte legal e muito importante do Showmetech. Em geral, a gente convida os autores interessados através da lista de WhatsApp. Mas você pode sugerir um evento ou pedir convites para os administradores. As regras são essas:

  • Prioridade: consegue o convite o primeiro autor que demonstrar interesse, ou o mais preparado para o assunto;
  • Custos: estão inclusos no valor do item “Evento”;
  • Rapidez: O autor participante deve preparar uma prévia do post, antes do evento, para que consiga finalizá-lo e publicá-lo durante ou logo após o término do evento (sim, é muito rápido, mas precisamos estar em linha com a concorrência); Leve sempre seu notebook para o evento;
  • Redes Sociais: esteja pronto para criar e publicar posts em nossos canais (instagram, snapchat, twitter, facebook, google+), como uma forma de engajar leitores a participar do Showmetech durante os eventos. Isso é cada vez mais importante;
  • Presentes e Produtos: caso o autor receba presentes ou produtos durante o evento, deve comunicar os administradores. Decidiremos em conjunto: 1) se será feito sorteio do presente; 2) quem será responsável por fazer o review; ou 3) escolher um autor para ganhá-lo;

Comunicação com Empresas e Assessorias

O contato com empresas e assessorias é feito exclusivamente pelos coordenadores do site. Não entre em contato diretamente e, caso receba e-mails direcionados ao Showmetech, encaminhe-os para o email [email protected].

 *** Importante ****

Showmetech é uma comunidade que garante ampla liberdade aos autores. Mesmo assim, lembramos que algumas regras devem ser seguidas:

  1. Todo conteúdo publicado no Showmetech torna-se propriedade do site e todo autor/coordenador/editor/revisor/creator deve concordar com esta condição antes de começar a colaborar com o Showmetech. Para alteração, exclusão ou publicação em outros sites e mídias, é necessário prévia autorização;
  2. Para evitarmos problemas com outros sites na internet, pedimos a todos os autores que comuniquem ao corpo administrativo do Showmetech sua participação atual ou futura em outros sites e mídias;
  3. Divulgar informações internas do site como notícias não publicadas ou processos de gerenciamento e funcionamento internos são proibidos;

****** Termos e Condições de Uso: ******

A última parte do Manual do Autor é também a mais importante! Conheça os seus direitos e deveres como participante do projeto Showmetech através dos nossos Termos e Condições de Uso. Leia ele atentamente e questione a administração se você tiver dúvidas, ok? Afinal, saiba que, ao participar do Showmetech, você está concordando com todas as regras nele descritas.

Dúvidas? Sugestões?

Parabéns! Você chegou ao fim do nosso manual. Se tiver mais dúvidas e/ou sugestões, fale conosco! A turma toda é muito animada e prestativa. Pode contar com a gente!

Um grande abraço!

– Equipe Showmetech.

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