Seja bem-vindo ao Showmetech, novo Autor!
Abaixo, seguem algumas dicas que organizamos ao longo do tempo para ensinar a você tudo o que precisa para participar do Showmetech (SMT). Sinta-se à vontade para sugerir e escrever sobre qualquer conteúdo relacionado aos temas localizados na nossa barra do topo do site (header). Veja, a seguir, os principais pontos do manual do autor Showmetech:
Links para Acesso
Para acompanhar nossas discussões e facilitar o compartilhamento de publicações, registre-se ou peça acesso a todos os canais abaixo:
- Site Showmetech (cadastre para receber notificações no navegador);
- Painel WordPress Showmetech (pedir acesso);
- Perfil do autor Showmetech (completar com todos os seus dados);
- Trello SMT (pedir acesso);
- Trello Vídeos (pedir acesso);
- Slack (pedir acesso);
- Newsletters (cadastrar-se em todas);
- Showmetech no Google Notícias (seguir);
- Twitter (seguir);
- LinkedIn (seguir);
- Facebook(seguir);
- Facebook (Grupo) (participar);
- YouTube (inscrever-se);
- Instagram (seguir);
- Grupo SMT Papo no WhatsApp (entrar);
- Crie um perfil seu no site Gravatar (usando o mesmo e-mail);
- Crie um perfil seu no site WordPress.com (usando o mesmo e-mail);
- Configure suas redes para compartilhar posts do Showmetech neste link.
Lembrando, é essencial que você se inscreva em todos esses canais, ok?
Trello, Slack e WordPress
No Showmetech toda comunicação é feita através do Slack (espécie de WhatsApp ou serviço de mensagens de trabalho), Trello (quadro de andamento de projetos) e WordPress (plataforma de criação de textos). É obrigatório que você tenha todos instalados no seu smartphone e computador. Veja abaixo os links para fazer o download:
Slack
Faça o download do Slack para os seus dispositivos:
Trello
Faça o download do Trello para os seus dispositivos:
WordPress
Acesse o painel do WordPress do Showmetech pelas plataformas abaixo:
- Painel Showmetech (web);
- WordPress para o Android;
- WordPress para o iPhone;
- WordPress para o Windows;
- WordPress para o Mac;
Canais do Slack
Temos canais específicos no Slack para atividades quem vocês podem participar. Por exemplo:
#alertas-hard-news – canal para autores que escrevem notícias
#alertas-bugs – canal para alertar sobre erros gerais
#alertas-postados – canal com feed do que publicamos recentemente
#alertas-redes – canal com feed do que publicamos recentemente em redes sociais
#alertas-revisoes – canal de revisores
#alertas-videos – canal do time de vídeos
#bate-papo – canal de conversas e dúvidas
#coordenacao – canal do time de coordenadores (fechado)
#cultura – canal sobre temas de cultura (filmes, séries, documentários, geek, etc)
#games – canal de games e consoles
#games-pc – canal de autores que jogam em PC
#games-playstation – canal de autores que jogam PlayStation
#games-xbox – canal de autores que jogam Xbox
#games-nintendo – canal de autores que jogam Nintendo
#projeto-podcast – canal do time de podcasts
#redes-sociais – canal do time de social mídia
#vagas – canal sobre RH, candidatos e entrevistas
#video-trio – canal do programa TRIO
Por favor, peçam para participar dos que tenham interesse, tá? (chamem o Bruno Martinez para incluir vocês).
Outros tipos de canais (que criamos e incluímos apenas os envolvidos no item):
#atualizar-xxx – atualização ou correção de posts
#evento-xxx – evento ou coletiva de imprensa
#game-xxx – post sobre games
#financeiro-xxxx – canal para falar com o time financeiro (dúvidas de pagamentos, etc)
#projeto-xxx – projetos (clientes) fixos do Showmetech
#publi-xxx – conteúdos criados para clientes
#review-xxx – canais de reviews (produtos, games, cultura)
#texto-xxx – criação de matéria nova
#video-xxx – criação de vídeo e matéria (se não tiver já sido criada)
Usando o WordPress
Escrever no WordPress do Showmetech é tão simples quanto criar documentos em um programa como o Microsoft Word. Para começar, acesse o Painel do Autor, usando sua conta do WordPress (que você criou seguindo os passos acima):
Para começar a escrever, passe o mouse sobre a opção “Posts” na barra à esquerda do painel. Logo em seguida, clique em “Novo”, depois em Post”, para acessar o editor de textos.
Editor em Blocos
O novo editor de texto do WordPress é baseado em “Blocos de conteúdo” que você insere, para criar seus textos. Eles facilitam muito o processo, pois você pode inserir blocos de texto, de imagem, de vídeo, de citação ou listas, com apenas alguns cliques (clique no botão “+” e veja quantos tipos de blocos existem, para que você saiba aproveitá-los.
Abaixo você vê a página de edição. Familiarize-se com ela, já que você precisará completar todos os campos até finalizar seu texto.
Para começar a escrever no campo de texto, basta clicar em “Comece a escrever ou digite / para escolher um bloco”. Os blocos mais usados aparecerão logo de cara, mas há dezenas de blocos para você experimentar no seu texto.
Como escrever no WordPress
Veja como escrever no WordPress, usando os blocos da ferramenta e aplicando técnicas atuais de SEO – Search Engine Optimization, ou seja, escrevendo de forma que os buscadores como o Google ou Bing encontrem e valorizem seu texto. Confira:
Campos de Configuração: se familiarize com os campos e botões dessa página (clique neles e veja o que fazem). Em especial, clique no botão “configurações de SEO”, que mostrará a área onde você inserirá sua palavra-chave (até 5 são permitidas) e verá instruções de como melhorar seus textos. Aproveite bem essas dicas!
Palavra-Chave ou Keyword (KW): você deve começar a escrever pensando nas palavras-chave do texto (até 5 termos). Pense “o que alguém escreveria no Google para encontrar meu texto especificamente?”. As respostas serão suas KWs.
Ex: Para um texto “Como recuperar a conta do Instagram roubada”, use as KWs “recuperar conta do Instagram, recuperar conta, conta roubada, Instagram roubado” (esses termos todos devem ficar verdes no plug-in de SEO).
Título (H1): faça um título criativo, chamativo, que faça o leitor se interessar em ler o seu texto (seja divertido!). Letra maiúscula apenas na primeira palavra ou em nomes próprios/marcas/localidade. O resto fica sempre com a inicial minúscula. Sugere-se incluir palavras-chave aqui e, sempre que possível, mais ao início do título. Tamanho recomendado: 60 caracteres.
Subtítulos (H2, H3, H4, etc): além do título principal, você deve popular seu texto com subtítulos. Eles devem ser usados e servem para organizar/distribuir melhor as informações apresentadas (lembre das aulas de redação, que ensinavam a separar seu texto em introdução, desenvolvimento/temas e conclusão). Pense em subtítulos que:
- Representem tópicos que precisam se abordados (em ordem lógica);
- Respondam dúvidas importantes do tema (as dúvidas pode se tornar subtítulos);
Índice automático: ao serem usados, subtítulos criam também um índice automático, que facilita o acesso do usuário à seção que ele mais precisa:
URL/LINK: também chamada de link ou “slug”, este é o endereço do seu texto no site. A URL deve ser uma cópia do título (ou versão reduzida dele), para não ultrapassar o limite de 75 caracteres.
Procure sempre utilizar URLs que já deixem claro sobre o que será o seu texto. Por exemplo:
Título: “Os 25 melhores complementos para o Google Chrome”
URL ou Slug: “melhores-complementos-para-google-chrome”
Resumo: use o resumo para complementar a informação apresentada no título, sem ser repetitivo. Considere que essa é a sua “chamada do texto”, convidando o leitor a se interessar. Faça só uma frase curta e com o uso de palavras-chave (máximo de 160 caracteres). Exemplo:
Título: Como contratar a Starlink no Brasil?
Resumo: Internet via satélite de Elon Musk permitirá que pessoas que morem longe das capitais tenham acesso com velocidades acima de 100 Mbps
Categoria: é forma de organização dos conteúdos do site em categorias ou temas principais. Então use apenas 1 ou 2 categorias que combinem com o seu texto. Evite exageros, pense na “principal”. Confira neste link as categorias disponíveis para uso.
Tag: são utilizadas para agrupar conteúdos semelhantes (temas que abordaremos novamente no futuro, como tipos de produtos ou nomes de empresa). Evitem utilizar tags genéricas ou que não serão repetidas futuramente.
Uma dica que usamos diariamente: ao começar a digitar a tag, o próprio WordPress sugerirá tags existentes, assim você evita o risco de poluir o sistema com tags que já foram registradas e ainda consegue encontrar aquela que você gostaria de utilizar. Use, no máximo, 3 tags.
Além disso, é útil usar esses “termos relevantes” para fazer links internos do site (quando você cria um link para uma tag do site). Por exemplo, ao colocar a tag “Google Chrome” em um texto que fala sobre o navegador, lembre de fazer links internos em outros conteúdos na palavra-chave “Google Chrome”. Dessa forma, o usuário é conduzido para uma página com vários conteúdos sobre o Google Chrome.
Imagem destacada: confira na lateral direita do post se foi selecionada uma imagem destacada para o post e lembre de completar os dados internos dela (título, legenda, descrição, texto alternativo). Ao escrever estes itens, inclua a palavra-chave em algum momento. Lembrando: ela tem que ser grande (alta resolução e retangular, acima de 1600 x 900), atual, bela, chamativa e minimalista.
Coloque a informação da imagem no centro dela, para ficar compatível com todas as formas que nosso tema recorta as imagens de posts, e prefira fundos coloridos e limpos (para não haver excesso de informação).
Imagens: escolha sempre imagens grandes, de alta resolução e retangulares — a imagem destacada deve ser na proporção 16:9, com tamanho mínimo de 1600 x 900 pixels. Valorizamos que elas sejam belas (mais limpas e minimalistas), atuais (sempre de aparelhos e informações recentes do ano), e interessantes (não-genéricas).
Lembre-se de completar os dados internos da imagem (título, legenda, descrição, texto alternativo). Ao escrever estes itens, inclua as palavras-chaves em algum momento deles. Acima de qualquer otimização de SEO, o texto alternativo (alt-text) serve como forma de acessibilidade ao conteúdo, para que deficientes visuais que utilizam leitores de tela se valham dessa informação para entender do que se trata a imagem. Portanto seja o mais descritivo possível e inclua a palavra-chave principal ou variações dela em cada imagem.
Exemplos:
Título: nome do produto.
Legenda: Informação complementar da imagem + créditos (que ficará visível).
Descrição: Descreva para um deficiente visual a informação.
Texto Alternativo: Repita a descrição.
Palavras e termos em destaque
Os textos do Showmetech são repletos de termos em língua estrangeira, além de nomes de produtos, pessoas e empresas, que devem ser destacados utilizando itálicos, negritos ou “aspas”. Veja abaixo como usar cada tipo de destaque:
Negrito
- O negrito deve ser usado no texto para destacar palavras, mas sem abusos;
- O nome do site: Showmetech;
- Nome de produtos e empresas: A Samsung lançou a nova linha Galaxy S23;
- Nome de eventos: Galaxy Unpacked, CES 2023;
- Apresentação de porta-vozes de empresas e seus cargos: Mario Sousa, novo Head da divisão de Consumer Electronics (CE). (apenas na apresentação, no restante do texto pode manter sem formatação);
- Títulos de aplicativos e sistemas operacionais: Instagram, macOS;
- Em listas de jogos e obras artísticas, usa-se o negrito para destacar os títulos recomendados (combinado com itálico, conforme regra na próxima seção): WandaVision, Watermelon Sugar.
Itálico
- Títulos de jogos: Mario Odyssey, Minecraft;
- Títulos de álbuns e músicas: Break My Soul, do álbum Renaissance;
- Nomes de obras artísticas em geral (filmes, vídeos, peças de teatro, painéis, quadros, esculturas, livros, programas de rádio e TV, podcasts, etc);
- Nomes de outras publicações citadas nas matérias: New York Times, Metrópoles;
- As palavras ou locuções estrangeiras que não são de uso corrente em tecnologia: in memoriam, best seller. (Palavras de uso corrente/que não precisam de itálico: download, internet, mouse, soundbar, PC, chip, Wi-Fi, display, Bluetooth, etc). Palavras e termos estrangeiros deverão, ainda, ter a tradução posicionada entre parênteses, exemplo: “palavra em outro idioma (tradução, em tradução livre)”.
Aspas
- Em citações, usa-se aspas na reprodução literal de período, oração, trecho de frase, palavra, lema ou slogan:
- “O mais constante na Samsung é a não-constância. O tempo todo você se reinventa”, diz Alexandre Magno, diretor sênior de produto de Mobile Experience da Samsung Brasil
- O presidente afirmou que a gravidade da crise política “não permite hesitações”.
- Ressaltar o valor de uma palavra ou expressão, ou para indicar seu uso fora de contexto habitual:
- realme C55 apresenta sua própria “Ilha Dinâmica”;
- O novo computador é a “Ferrari dos laptops”.
Adicione links internos: veja se existe alguma outra matéria no Showmetech que possa ser citada relacionada ao assunto que você está escrevendo, e inclua o link dela no post. Isso é super importante para SEO, mas lembre de fazer citações específicas nos termos relacionados:
Correto: veja o review do Galaxy S23 Ultra, da Samsung.
Errado: clique neste link e veja o review do Galaxy 23 Ultra.
Categorizando os links: todos os links inseridos devem ser categorizados de acordo com a sua função. Atualmente contamos com 5 categorias diferentes, sendo elas:
- Open in new tab: TODOS os links devem ter essa opção ligada. Serve para que o link inserido seja aberto em uma nova aba e não substitua a sua página atual;
- Set to nofollow: Não utilizamos essa opção na nossa categorização de links;
- Set to sponsored: Acione esta opção quando o link inserido se referir a alguma compra, como links patrocinados de parceiros comerciais. Exemplo: Magazine Luiza, Amazon, Casas Bahia e etc;
- Set to about: Links relacionados à matéria, como matérias do próprio Showmetech;
- Set to mentions: Links que façam referência ao assunto falado, como as fontes utilizadas.
Fontes de Referência: sempre insira no final do texto as fontes de referência usadas na sua pesquisa. Pelo menos 3 fontes, confiáveis e conhecidas. Isso é MUITO IMPORTANTE no Showmetech, ok? Ex:
“Fonte: Business Insider, The Verge.”
Incluir vídeos: para incluir um vídeo do YouTube no seu texto, basta copiar e colar o link dele na área de edição. Automaticamente, o WordPress compreende o link de vídeo e o transforma num bloco de vídeo:
Há também um campo especial, para transformar um vídeo em uma Imagem Destacada (thumbnail):
Caso seja um vídeo que o WordPress não consiga reconhecer, utilize o Bloco Vídeo, assim você consegue upar o vídeo que está salvo em seu dispositivo.
Recomendar links externos, apps, serviços e páginas de empresas: estas recomendações são permitidas, mas deixe-as para o final do texto, ok? Isso faz com que o leitor faça a leitura da nossa página, antes de sair dela.
Nota de SEO (mínimo 81/100): você percebeu que, a medida que vai escrevendo seu texto, a nota e informações do campo de SEO muda? Aproveite isso, pois esse menu funciona como uma espécie de “professor de criação de bons textos”, sempre indicando o que você precisa melhorar. Quanto mais completo for o seu texto, mais notas “verdes” você conseguirá. Exigimos que o autor consiga ao menos a nota 81/100, antes de encaminhar seu texto para revisão.
Publicação: não publique! Ao finalizar uma matéria, você deve salvá-la como “Revisão Pendente” (não é permitido publicar diretamente) e depois alertar os editores pelo Trello. Logo após, os revisores do site se encarregarão de revisar e publicar a sua matéria.
Lembre-se que o autor tem o dever de entregar o texto finalizado, completo e sem erros. A função do revisor não é complementar um trabalho mal realizado pelo autor, mas sim, de apenas detectar e corrigir erros que passaram despercebidos.
Fazendo um bom trabalho, você poupa os revisores e acelera a publicação, tá? Também, alertamos que textos mal escritos não serão remunerados.
Dever do Jornalista – Multa de Plágio
Como produtor de conteúdo do Showmetech (autor, roteirista, editor de vídeo, revisor), você tem um dever para com a veracidade das informações que publica. Isso significa que:
- A responsabilidade pela veracidade e originalidade do conteúdo (texto, imagem e vídeo) recai sobre você, produtor de conteúdo; não confie em dados de releases e pesquise por diversas fontes, para que seu texto fique bem embasado;
- Caso você esteja atualizando ou referenciando conteúdo existente do Showmetech, é seu dever conferir se a informação está correta e atualizada. Caso necessite de correções no conteúdo existente, você deve informar à coordenação para a devida atualização;
- Afirmações devem sempre ser comprovadas por testes, links e referências: um bom texto tem muitas fontes indicadas. Não afirme nada sem ter certeza e comprovar;
- O produtor de conteúdo deve verificar a veracidade de informações encaminhadas em releases ou vindas de links/sites da internet;
- As informações e dados técnicos dos conteúdos (texto, imagem, vídeo) devem estar atualizados;
- É terminantemente proibido o plágio de conteúdo de outros sites, releases e fontes. Isso inclui pequenas frases, trechos ou mesmo a ordem dos conteúdos apresentados.
- Usar informações inalteradas de releases e de serviços de tradução (como o Google Tradutor) também é considerado plágio.
- A violação da legislação que rege o direito autoral é uma questão séria e passível de multa de R$ 500 cobrada do produtor de conteúdo, caso fique provada a ocorrência;
- É terminantemente proibido usar imagens e vídeos com logomarcas de outros sites. Use apenas fontes públicas, bancos de imagens e conteúdo autorizado.
Sobre o que eu escrevo?
Todos os dias você deve procurar a equipe para receber textos para escrever. Temos quadros no Trello que são divididos pelos responsáveis de seus conteúdos — geralmente identificado pelo nome do respectivo coordenador, tudo isso na coluna do lado esquerdo.
Em cada um desses quadros há sugestões de produção de textos como o “Produzir (Site)“, no quadro “Geral & Hards” e nos demais quadros. A gente valoriza que autores encaminhem as próprias sugestões também. Entre em contato conosco pelo Slack e solicite!
E se um editor exagerar na revisão?
Isso não deve acontecer! A revisão não pode mudar o estilo de escrita do autor. Se você não concordar com a revisão, procure o nosso grupo ou fale direto com o revisor.
Como fazer uma citação corretamente?
O Editor em Blocos deixou mais destacado e fácil de inserir uma citação no seu texto. Para inserir uma citação, escolha o Bloco de citação no menu de blocos, como mostra a imagem abaixo:
Após selecionar, faça a tradução ou copie e cole o que a pessoa escreveu na parte destinada para escrita. Não use nenhuma formatação aqui, somente o texto. Embaixo da citação, coloque o responsável pela fala. É essencial colocar: Nome todo + cargo + veículo para quem deu a entrevista (se houver).
“Uma bela citação fica assim, por exemplo.”
Bruno Martinez, CEO do Showmetech.
IMPORTANTE: Nas designações das profissões ou ocupantes de cargos, sempre escrever com letra minúscula (diretor, gerente etc). Maiúscula fica nos setores que os ocupantes atuam. Ex: “Bruno Martinez, diretor (profissão) do Setor de Segurança na Internet do Google (setor)”.
Como utilizar o campo “Resumo”:
Antes de finalizar uma publicação, é muito importante localizar e completar o campo “Resumo”. Como ele nem sempre é encontrado pelos novos autores, seguem instruções:
1. Clique em “Configurações” (ícone como se fosse uma tela com uma coluna à direita), no canto superior direito. Clique em “Post”;
2. Em seguida, desça a tela e selecione a opção “Resumo”;
3. Pronto, agora veja que aparece um campo de resumo na tela de edição do post;
4. Use-o para escrever uma frase curta que resuma o texto, em tom de chamada atrativa, sempre lembrando de incluir a palavra-chave;
5. Dica: use o resumo para complementar uma informação do título. Assim, você não fica repetitivo e passa a informação completa (esse dado vai servir de “propaganda” do seu texto no Google).
6. IMPORTANTE: Resumo não leva ponto final.
Adicionando Imagens e Galerias:
- Clique no Bloco de imagem nas opções de blocos;
- Clique em Biblioteca de mídia e depois selecione a imagem desejada (upload);
- Selecione o alinhamento (recomendado: centro);
- Complete os campos de título, texto alternativo, legenda e descrição;
- Escolha o tamanho, se necessário: completo (evitar este com imagens grandes demais), grande, médio ou miniatura;
- Clique em “Inserir no post”.
Ferramentas Online
Abaixo listamos ferramentas de criação e edição de imagens, produção textual, produção de vídeo e outros recursos que podem facilitar o trabalho de autores, editores e coordenadores:
- Criar imagens com fundos divertidos (com emojis e ícones);
- Checklist de Revisão (use para revisar seu texto antes de finalizar);
- Palavra-Chave: como escolho?;
- Títulos: como montar?;
- Como fazer Hard-news?;
- Como fazer Listas de Produtos;
- Regras para Publieditoriais;
- Como fazer Reviews;
- Como fazer Dicas e Truques;
- Como fazer posts de Eventos;
- Como publicar Releases;
- Posts com Embargo;
- Imagens: como escolher e configurar;
- Post com erro após publicação: o que fazer?;
- Como criar Screenshots e Editar Imagens;
- Como criar Comparativos;
- Como usar e criar Links Patrocinados;
- Como incluir Links Internos e conteúdo relacionado;
- Ubbersuggest: teste de Palavra-Chave;
- Google Trends: tendências de notícias do Google;
- Language Tool: extensão de corretor ortográfico pro Chrome;
- Versus: comparador de Produtos;
- GSM ARena: comparador e catálogo de smartphones e tablets;
- Nimbus: captura de tela e edição instantânea (screenshots);
- Loom: captura de vídeo e edição instantânea (vídeo recorder);
- Flat Icon Patterns: editor com fundos personalizados;
- Screenshot Youtube: botão de captura de tela instantânea de YouTube;
- Pocket: colecionador de notícias;
- Editor do Office: extensão do Google pra ver e editar arquivos MS-Office.
Criando Imagens e Screenshots (prints de tela):
Muitas vezes você vai precisar criar imagens próprias para os seus textos. Elas são bem vindas e obrigatórias em tutoriais e dicas. Aqui vão algumas dicas para você criar imagens:
- As melhores alternativas gratuitas ao Adobe Photoshop;
- Pixlr, o Photoshop gratuito;
- Os 10 melhores editores de imagens para smartphone;
- Como capturar imagens de tela (screenshots) de computadores e smartphones;
- Extensão Nimbuzz para capturas de tela fácil;
- Extensão Screenshot YouTube.
Quando vocês precisarem tirar prints de vídeos no YouTube, usem a extensão Screenshot YouTube, pro Google Chrome. Ela tira a captura de tela limpa e já deixa pronta pra colar (ou salvar):
Adicionando posts de redes sociais:
Da mesma forma que os vídeos, dá para incorporar posts e tweets de redes sociais (há blocos para Twitter, Facebook, Instagram e outras redes). Use sempre essa função.
Compartilhe
Depois de publicar sua matéria, compartilhe em suas redes sociais. Isso ajuda muito! =)
Regras de Participação em Eventos
Eventos são uma parte legal e muito importante do Showmetech. Em geral, a gente convida os autores interessados através da lista de WhatsApp. Mas você pode sugerir um evento ou pedir convites para os administradores. As regras são essas:
- Prioridade: consegue o convite o primeiro autor que demonstrar interesse, ou o mais preparado para o assunto;
- Custos: estão inclusos no valor do item “Evento”;
- Rapidez: O autor participante deve preparar uma prévia do post, antes do evento, para que consiga finalizá-lo e publicá-lo durante ou logo após o término do evento (sim, é muito rápido, mas precisamos estar em linha com a concorrência); Leve sempre seu notebook para o evento;
- Redes Sociais: esteja pronto para criar e publicar posts em nossos canais (Instagram, LinkedIn, Twitter, Facebook, Threads), como uma forma de engajar leitores a participar do Showmetech durante os eventos. Isso é cada vez mais importante;
- Presentes e Produtos: caso o autor receba presentes ou produtos durante o evento, deve comunicar os administradores. Decidiremos em conjunto: 1) se será feito sorteio do presente; 2) quem será responsável por fazer o review; ou 3) escolher um autor para ganhá-lo.
Comunicação com Empresas e Assessorias
O contato com empresas e assessorias é feito exclusivamente pelos coordenadores do site. Não entre em contato diretamente e, caso receba e-mails direcionados ao Showmetech, encaminhe-os para o email [email protected].
*** Importante ****
O Showmetech é uma comunidade que garante ampla liberdade aos autores. Mesmo assim, lembramos que algumas regras devem ser seguidas:
- Todo conteúdo publicado no Showmetech torna-se propriedade do site e todo autor/coordenador/editor/revisor/creator deve concordar com esta condição antes de começar a colaborar com o Showmetech. Para alteração, exclusão ou publicação em outros sites e mídias, é necessário prévia autorização;
- Para evitarmos problemas com outros sites na internet, pedimos a todos os autores que comuniquem ao corpo administrativo do Showmetech sua participação atual ou futura em outros sites e mídias;
- Divulgar informações internas do site como notícias não publicadas ou processos de gerenciamento e funcionamento internos são proibidos;
****** Termos e Condições de Uso: ******
A última parte do Manual do Autor é também a mais importante! Conheça os seus direitos e deveres como participante do projeto Showmetech através dos nossos Termos e Condições de Uso. Leia ele atentamente e questione a administração se você tiver dúvidas, ok? Afinal, saiba que, ao participar do Showmetech, você está concordando com todas as regras nele descritas.
Dúvidas? Sugestões? Fale conosco através das nossas redes sociais!
Parabéns! Você chegou ao fim do nosso manual. Se tiver mais dúvidas e/ou sugestões, fale conosco! A turma toda é muito animada e prestativa. Pode contar com a gente!
Um grande abraço!
– Equipe Showmetech.