Runcible picture

Máquina do Tempo: Runcible, um smartwatch com jeito retro

Avatar de erico abdala
O Runcible é um gadget produzido pela startup Monohm em parceria com a Mozilla que une as funções de um smartphone e um smartwatch
Runcible-esquema-2
O Runcible mistura o passado e o futuro com seu design e tecnologia

A indústria de mobiles é marcada por uma intensa renovação e variedade em design e inovação. Para se ter uma ideia, a receita global de smartphones movimentou mais de 370 bilhões de dólares em 2014 e – mesmo a economia mundial não vivendo seus melhores dias – a previsão para 2015 é que as cifras ultrapassem os US$ 400 bilhões de dólares (aumento de 9%). Diante de um mercado tão volátil, os fabricantes precisam inovar e usar muita criatividade para conseguir cativar e conquistar o público.

Runcible-heirloom-capa

Sabendo disso, a startup norte-americana Monohm, em parceria com a Mozilla, apresentou na Mobile World Congress 2015, um dispositivo com ideias inovadoras e um design, no mínimo, curioso. O Runcible é um gadget que une as utilidades de um smartphone e um smartwatch. Seu formato é semelhante a um relógio de bolso (podendo ser preso em uma corrente) e seu acabamento (tampa traseira) é feito em madeira e é customizável.

Runcible-01

O Runcible tem formato circular, o que proporciona bastante conforto na pegada e no manuseio. O relógio inteligente conta com conexão com a internet via 3G e Wi-Fi, realiza chamada de voz, tem Bluetooth e uma pequena câmera traseira. A traseira de madeira pode ser substituída por outros materiais, como cerâmica, cobre, estanho e plástico reciclado. O sistema operacional do Runcible é o Firefox OS, com adaptações específicas para a tela arredondada.

Runcible-02

Além de ser capaz de realizar chamadas, o Runcible pode navegar na internet, mostrar notificações, enviar mensagens de texto, além de tirar fotos e fazer vídeos. A bateria (segundo informa os fabricantes) terá uma vida útil de 4 dias. A Monohm afirma que o gadget foi concebido para durar muitos anos nas mãos (ou nos bolsos) dos usuários, que poderá fazer a manutenção do seu dispositivo adquirindo novas peças internas caso desejem um upgrade.

Runciblephone

Ainda não há informações sobre o preço do aparelho, porém estima-se que seu preço deva ser apenas um pouco abaixo do valor de um smartphone top de linha. Ainda não há data oficial para o início das vendas, mas a empresa planeja que o Runcible chegue ao mercado mundial até o último trimestre de 2015. O portal The Verge testou o aparelho e produziu o hands-on que você confere abaixo:

Fontes: CNet / The Verge

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados