Conecte-se conosco
Mastercard cria cartão de crédito com sensor de impressão digital

Ciência e Tecnologia

Mastercard cria cartão de crédito com sensor de impressão digital

O mesmo cartão, só que com um sensor de impressão digital

mastercard payment card with fingerprint reader - Mastercard cria cartão de crédito com sensor de impressão digital

Novo cartão da Mastercard permite pagamo por sensor de impressão digital

Em tempos de Apple Pay e Samsung Pay, a Mastercard mostra que não está parada e acaba de anunciar um cartão de crédito com sensor de impressão digital integrado nele. A tecnologia por trás, de acordo com a empresa, não exige recarregamento e nem muda a estrutura que conhecemos do cartão, sendo tão fino quanto qualquer outro desses pedaços de plástico que guardamos no bolso.

A Mastercard disse em entrevista para a CNET que os cartões puxam a energia dos terminais existentes e que por isso não é preciso nenhuma modifição no hardware ou software para usar a tecnologia.

“Não precisa de um PIN, assinatura ou novo terminal de pagamento. Não é preciso bateria no cartão também, já que ele pega a energia de terminais existentes. Aliás, os novos cartões são tão finos quanto os cartões de plástico já existentes.”

Para o usuário ativar o sensor de impressão digital, ele precisa ir até um banco para cadastrar a sua digital na base de dados da agência para que a informação vá para o chip do cartão. Enquanto para alguns isso possa parecer ok, o Apple Pay, por exemplo, não precisa que você ceda a sua digital para um terceiro, pois fica tudo salvo e encriptografado no iOS.

O novo Mastercard é um passo para frente da empresa

A primeira versão dos cartões ainda precisará de contato entre ele e a máquina, ou seja, assim como um cartão normal, o usuário precisará colocá-lo no terminal. A Mastercard afirma que está trabalhando em uma versão que não precise de contato

A companhia terminou dois testes na África do Sul e em breve eles devem ser feito na Ásia e Europa. No começo do ano que vem, o cartão chega aos Estados Unidos.

Resta esperar para saber o que vem primeiro: Apple Pay no Brasil ou “Mastercard Pay”, porque a Samsung já cravou seu espaço no país.

Continue lendo
Advertisement

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Editor do Showmetech, editor de internet do Jornal da Globo e redator do Blog da Lu, do Magazine Luiza.

Comentários
Subir